Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

14 de Novembro de 2017

Como tirar boas fotos de si mesmo ao viajar sozinho?

As selfies vieram para ficar, mas há outros recursos que garantem belas imagens de quem viaja sem companhia

Pessoas de todo o mundo podem participar Pessoas de todo o mundo podem participar (foto: Divulgação Selfie & Serve)
Quem nunca - viajando sozinho - daria tudo para ter alguém para tirar fotos suas? Atualmente, com tanta tecnologia, ficou fácil fazer lindos registros de si mesmo ao explorar o mundo sem companhia e, o melhor: sem cara de selfie. Use e abuse do timer do celular, do disparador em sequência, do “pau de selfie”, da GoPro... Abaixo, reunimos algumas dicas de recursos e equipamentos – além de truques - que serão úteis na hora dos clicks reunindo viajantes solitários e belas paisagens!

Temporizador

A função "timer", disponível em quase todos os celulares ou câmeras hoje em dia, é uma das melhores maneiras de tirar foto sozinho. Ela irá permitir posicionar o equipamento em um tripé ou um pau de selfie, escolher o intervalo (que pode ser de até 10 segundos) e fazer fotos que realçam a paisagem ao fundo. No caso de câmera, tenha o cuidado de não apoiá-la em falso para evitar quedas ao apertar o botão. Uma alternativa ao temporizador, no caso do celular e da GoPro, é o controle remoto – ele ajuda a controlar a câmera sem ter que tocar no equipamento.

Disparo contínuo

O disparo contínuo, encontrado em muitos celulares e câmeras, permitem tirar várias fotos em sequência, garantindo fotos em movimento e mais naturais. Uma das câmeras mais indicadas para esse tipo de imagem é a GoPro, uma vez que é pequena, à prova d´agua e costuma vir com suportes que ajudam na hora de apoiar a câmera em algum lugar. Assim, fica mais fácil captar diversas fotos de uma ação como caminhar, nadar, andar de bicicleta, contemplar uma paisagem...

Pau de selfie & Tripé

O acessório, que caiu no gosto de viajantes solitários ou não, costuma ser uma mão na roda. No caso de ser usado com celular, antes da compra, é preciso ficar atento à estabilidade - dependendo do peso do aparelho, ele pode cair. Para os adeptos da GoPro, a dica é o bastão flutuante, que além de flutuar e garantir ótimas imagens subaquáticas, tem boa extensão para selfies. Outra opção é o tripé – há vários modelos no mercado e alguns são bem pequenos, maleáveis e grudam em qualquer superfície.

GoPro

Pequena, à prova d´agua e com um campo de visão maior que equipamentos comuns, a câmera é ideal para quem viaja sozinho – em especial, para os ecoturistas. Os muitos acessórios garantem fazer ótimas selfies. O adesivo, por exemplo, é perfeito para imagens a partir de um capacete, de uma bicicleta, de uma prancha de surf ou do interior de um carro. Por não ter flash, não é indicada para fotos à noite.

Ângulos diferentes & Enquadramento

Pesquise perfis de fotógrafos profissionais nas redes sociais para ter mais ideias e variar suas fotos. Uma vez no cenário escolhido, analise o que quer captar e calcule o lugar onde a câmera ficará apoiada. É importante escolher o melhor recorte para aquela paisagem ou atração: se a foto for, por exemplo, do Cristo Redentor, não dá para deixá-lo faltando um pedaço!

Vídeos & Frames

Gravar vídeos também é uma ótima maneira de tirar fotos quando se viaja sozinho. Escolha um momento da gravação e tire um frame. No caso da GoPro, ela oferece o modo vídeo + foto, tirando fotografias de 5 em 5 segundos, sem parar o vídeo.

De olho na luz

De manhã e à tardinha são os horários que oferecem as melhores luzes para fotografar. No caso de o sol já estar alto, lembre-se sempre de ter a luz contra você. Prefira sempre a luz natural (o flash pode “estourar” a imagem) e evite sombras no seu rosto.

Cartão de memória

Fotos em modo contínuo e vídeos costumam ser pesados e enchem rapidamente a memória do celular. Aposte em um cartão de memória grande para usar na máquina e na GoPro. Isso evita imprevistos e também ter que descarregar a câmera várias vezes durante a viagem.

Peça ajuda para outros viajantes

Ofereça para tirar fotos de casais ou viajantes solitários. Certamente, eles irão retribuir a gentileza. 

Edição

Na hora de editar a fotos, use e abuse do editor do Canva! O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Ele permite editar, redimensionar ou aplicar filtros às fotos em instantes. O uso é ilimitado e sem marcas d’água. 

Fotos
Divulgação / Selfie & Serve (selfie)
João Ramos / Bahiatursa (mirante/pedra)
Daniel Monteiro (stand up paddle)