Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

15 de Outubro de 2019

Santuário Vale do Amor, em Petrópolis (RJ)

Muita paz em meio a lindos jardins e imagens sagradas

Altar de Buda dá as boas vindas aos visitantes Altar de Buda dá as boas vindas aos visitantes (foto: Divulgação)
Em busca de paz de espírito em um ambiente cercado de montanhas e belezas naturais, com direito a imagens sagradas de várias religiões e mensagens que tocam o coração, tudo em meio a lindos jardins orientais? 

O endereço é o Santuário Vale do Amor, no bairro da Fazenda Inglesa, escondido em meio à serra de Petrópolis (RJ). De fácil acesso e ainda pouco explorado, o santuário merece uma demorada visita, embora seja possível conhecer os espaços em cerca de 50 minutos. 

A dica, é seguir as placas: “ouça os pássaros”, “cuide do jardim”... E mais: aproveite para meditar ou rezar nos muitos bancos de pedra espalhados pela área verde, à beira dos lagos, ou no espaço dedicado a atividades como yoga, repleto de almofadões e futons.

Inaugurado em 2016, o santuário ocupa uma gigantesca área de mata Atlântica, no entorno da Reserva Biológica Estadual de Araras. 

De acordo com informações recebidas via whatsapp, “Vale do Amor é um local dedicado ao diálogo religioso, à medicina espiritual e à consciência ambiental. É para que todas as pessoas e, cada uma com a sua fé, se conectem com o divino. Acreditamos que existem diferentes caminhos para vivenciar o sagrado. Cada espaço é uma oportunidade de experimentar esses caminhos. O Vale também é um excelente local para meditar, orar, passear com os amigos, com a família ou com você mesmo”. Explicação perfeita. 

Espaço é perfeito para yoga e meditaçãoEspaço é perfeito para yoga e meditação (foto: Divulgação)

Namastê, Amém, Saravá...
O espaço é divido em áreas influenciadas pelo budismo, hinduísmo, taoísmo, cristianismo e umbanda. Tem altar de Ganesha, cachoeira de Aruanda com imagem de Yemanjá, altar de pedra do Buda, jardim com o símbolo do Yin-Yang e o cartão-postal: o Santuário de Francisco e Clara, uma capela a céu aberto, de frente para uma enorme montanha. 

Santuário de Francisco e Clara é encantadorSantuário de Francisco e Clara é encantador (foto: Gracie Croce)

O santuário abre todos os dias, das 8h às 17h, com entrada a R$ 10 (pagamento somente em dinheiro, menores de 7 anos têm entrada grátis – valor em outubro/19). O espaço oferece estacionamento gratuito, banheiros e cantina com lindos móveis rústicos, plantas e vista para os jardins.

Não pode
Subir nos altares
Subir nos bancos
Fumar
Fazer uso de bebida alcoólica 
Banho de cachoeira
Piquenique
Fotos para fins lucrativos 
Animais de estimação

Como chegar 
Endereço: Estrada Mata Cavalo, s/n, Fazenda Inglesa - Petrópolis – RJ
O GPS leva com precisão até o local.

Dicas: 
Para quem vem do Rio de Janeiro, sentido Itaipava (BR-040), retornar no KM 71 (Posto Brasão) e voltar sentido Rio. Vindo de Minas, é só seguir a BR-040 e ficar atento a partir do Posto Brasão.

A partir do Posto Brasão: Siga em frente. Após placa de velocidade de 70km, entrar à direita para Fazenda Inglesa. Descer estradinha de paralelepípedo até a Ponte (ponto final do ônibus Fazenda Inglesa).

Atravesse a ponte e mantenha-se à esquerda (rua asfaltada).
Após passar três pequenos quebra-molas, entrar na primeira à direita (Rua Frederico Guilherme Emmel - ver placa). Deste ponto em diante, é só seguir pela estradinha de terra até o final (Estrada Mata Cavalo).

Informações (somente via whastaspp):
(24) 9-8801-0310

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Petrópolis