Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

10 de Outubro de 2018

48 horas em Piraí, no Vale do Café (RJ)

Por Juliana Castanheira

Farra garantida no banho de lago no Angico Farra garantida no banho de lago no Angico (foto: Divulgação)
Conhecido por sua tradição cafeeira, o Vale do Café, no estado Rio de Janeiro, dedica-se hoje a uma nobre vocação: o Turismo. Bem pertinho da capital, a cerca de 90 minutos de carro, é possível desbravar uma dezena de fazendas históricas e hotéis fazenda para todos os gostos e bolsos.

Viajando com uma criança de 3 anos, optamos por um roteiro dedicado ao contato com a natureza e à vivência com os animais. E foi assim que chegamos ao Angico Hotel Fazenda, em Piraí, um dos mais recentes empreendimentos da região a se voltar para a atividade turística, que vai completar seu segundo aniversário em dezembro. 

Sexta-feira 
Chegando ao centro de Piraí, o Magella’s Bar e Restaurante vale uma parada. Tem ambiente simples e despretensioso, mas é recomendado como um dos melhores lugares da região para comer peixe frito e seus acompanhamentos. Um dos destaques é a Tilápia, peixe típico da região, que reina no cardápio em várias receitas diferentes.  

Peixes são os carros-chefe em restaurantes da regiãoPeixes são os carros-chefe em restaurantes da região (foto: Pixabay)

No fim de tarde já estávamos no Angico e, assim como a maioria dos hóspedes, fomos recebidos pelo simpático Diego Moraes, proprietário do local, que deixou sua promissora carreira na engenharia civil para se dedicar ao empreendimento. Bom de papo, Diego conta que a proposta da casa é justamente oferecer um pouquinho da simplicidade da vida na fazenda aos visitantes.  
 
O espaço já funconou como um armazém no início do século passado e tabém foi residência dos músicos da banda Legião Urbana. 

Sábado
Sábado é dia pé descalço. Interação com os animais da fazenda, visitação à horta, banho de lago, pescaria, passeio de trator e charrete são apenas algumas das atrações do Angico. A brincadeira fica ainda mais divertida quando entra em cena a dupla de recreação – Tia Dê e Minhoca. Todas as atividades acontecem sob o olhar atento do fotógrafo Luiz Henrique, que registra os melhores momentos em família.

Programas reúnem toda a famíliaProgramas reúnem toda a família (foto: Divulgação)

Dois restaurantes, copinha de bebê, piscina adulta, infantil e coberta, salão de jogos, parquinho e um amplo espaço verde integram as instalações. Brindamos a noite com um bom vinho, música ao vivo e crianças brincando soltas pelo jardim. Dá para curtir junto com os pequenos e descansar, sem precisar despachar os pequenos para os monitores. Melhor impossível. 

Domingo
Dia de ir embora, mas não sem antes passar na horta o Baixinho, funcionário mais antigo da casa, para separar a nossa farta cesta de verduras fresquinhas, colhidas no mesmo dia. Por simbólicos R$20, o hotel oferece aos visitantes a oportunidade de levar para casa produtos orgânicos, ainda com cheirinho de terra fresca.  

Na volta, vale acrescentar alguns quilômetros no roteiro e prolongar a viagem até Valença para conhecer a proposta do restaurante Flor da Montanha. Se, assim como eu, você viaja com crianças pela região, é uma ótima pedida para passar um dia em família e ainda desfrutar de uma saborosa refeição. 

Almoço e lazer no restaurante Flor da MontanhaAlmoço e lazer no restaurante Flor da Montanha (foto: Divulgação)

O espaço oferece uma possibilidade de day use com atividades como colheita e ordenha manual, pesca esportiva, pedalinho, parquinho ao ar livre, caminhadas e até cavalgadas. Ótima maneira de fechar o fim de semana rural! 

Em tempo: Para quem quer curtir um pouquinho de nossa história, vale incluir no roteiro a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, que promove visitas guiadas nos fins de semana e também oferece hospedagem. Fiquei com vontade de conferir o “Gegê, um Sarau Musical”, que passeia pela história de Getúlio Vargas, inspirado nos programas de rádio da década de 50.  Fica para a próxima!

Belíssima construção na Fazenda Ponte AltaBelíssima construção na Fazenda Ponte Alta (foto: Divulgação)

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Piraí

Juliana Castanheira

Jornalista e Assessora de Imprensa com mais de dez anos dedicados a vivenciar e comunicar experiências de Turismo e Hotelaria.