Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

11 de Setembro de 2018

Sem exageros

Férias combinam, sim, com uma boa alimentação

Burrata de Puglia, rúcula e tomate seco - combinação imbatível! Burrata de Puglia, rúcula e tomate seco - combinação imbatível! (foto: Divulgação )
Viajar é sinônimo de comer, afinal, uma cultura se faz presente também através de sua cozinha. Mas para poder curtir as experiencias gastronômicas sem se sentir mal durante a viagem ou sofrer com a balança na volta para casa, seguir algumas dicas são essenciais, afinal, sempre vamos sair da rotina quando estamos de férias! 

Se pese
Antes de viajar, suba na balança. Na volta, faço o mesmo. Caso tenha engordado, comece uma dieta imediatamente. Deixar para depois vai ser sempre pior e ainda se corre o risco de chegar nas próximas férias com os pesos extras. 

Não exagere
Claro que ninguém merece fazer dieta durante uma viagem. Mas abusar só porque está de férias, não é necessário! Sem contar o risco de passar mal. Foque no bom senso em todas as refeições e na hora de petiscar.

Burrata de Puglia, rúcula e tomate seco - combinação imbatível!Burrata de Puglia, rúcula e tomate seco - combinação imbatível! (foto: Divulgação )

Faça caminhadas
City tour? Que nada! A melhor maneira de conhecer uma cidade – e de queimar as calorias do café da manhã caprichado – é caminhando, perdendo-se em meio a ruas, avenidas e vielas. Nada de preguiça! 

Evite beliscar 
Dê preferência às refeições como café da manhã, almoço e jantar. Claro que um lanchinho, um chopp ou um sorvete fazem parte do programa, mas evite andar sempre com a bolsa cheia de guloseimas. 

Receita combina frango, linguiça, palmito..Receita combina frango, linguiça, palmito.. (foto: Silvio Quirino - Goiás Turismo)

Aposte nos pratos típicos
Além de ser uma ótima maneira de conhecer melhor o local para onde estamos viajando, apreciar a comida típica pode ajudar a “maneirar”, uma vez que o uso de ingredientes diferentes para o nosso paladar nos faz ir com calma na degustação. Fuja dos fast foods sempre que possível.

Cuidado com o café da manhã de hotel
Caso as opções sejam fartas e imperdíveis, faça do café a refeição principal, pegando leve no almoço e no jantar. E se o café não oferecer nada de realmente diferente do que se está acostumado, aprecie com moderação para caprichar no almoço ou jantar. 

Cafés coloniais enchem os olhos dos visitantesCafés coloniais enchem os olhos dos visitantes (foto: Aníbal Tonelotto (Fotógrafo IFPO))

Seja educado no all-inclusive
Em cruzeiros e hotéis all-inclusive, todos querem aproveitar ao máximo, da piscina ao open bar, além do buffet que oferece de “um tudo”. Mas para evitar mal estar ou ressaca, tenha um mínimo de controle e selecione os itens que realmente valem a pena petiscar junto com os drinks. Precisa mesmo comer batata frita toda hora? Ou experimentar todos os coquetéis feitos com leite condensado? 

Também no almoço e no jantar, opte pelos pratos diferentes do seu dia a dia (evite misturar tudo e sempre tenha espaço para as saladas). Moderação é sinônimo de curtir todos os momentos e não perder um dia ou parte dele trancado na cabine ou no quarto.