Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

19 de Julho de 2018

Agitos de julho de Norte a Sul

Férias cheias de atividades em variados destinos do país

Passeios agitam o centro em julho Passeios agitam o centro em julho (foto: Mauricio Alexandre)
Por conta das férias escolares, atrativos variados Brasil afora estão com novidades - seja no horário de funcionamento, seja nas programações.

Em São Luís (MA), eventos gratuitos movimentam ainda mais o belo Centro Histórico. Entre eles, o “Conheça São Luís”, voltado para o re-descobrimento da história da capital do Maranhão.  Trata-se de um passeio conduzido por atores representando personagens clássicos de São Luís. 

O tour começa na Praça Benedito Leite segue para a Praça Dom Pedro II e espaços no entorno, que concentra prédios históricos como a Igreja da Sé, o Palácio de La Ravardière, o Palácio dos Leões e a Capitania dos Portos. O percurso continua pela Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua da Alfândega, sendo finalizando na Praça Nauro Machado.

Um guia acompanha o percurso, dando informações sobre o acervo arquitetônico, histórias que aconteceram em ruas e casarões e, também, sobre as peculiaridades da cidade. 

E ainda tem o “Roteiro Reggae”, que propõe um passeio pelas ruas do Centro Histórico que tenham identificação com o estilo musical que deu a São Luís o título de "Jamaica Brasileira". Um guia especializado conduz os visitantes a cenários representativos para a história do reggae, com direito a apresentação de dança durante o passeio. A concentração também é na Praça Benedito Leite.

Julho é o mês dos tubarões!Julho é o mês dos tubarões! (foto: Alexandre Macieira)

Tubarões no AquaRio
Já no Rio de Janeiro, o AquaRio dedica o mês de julho aos tubarões. Os animais são tema de exposição, debates, exibição de documentários e jogos educativos até o fim das férias. 

Para dar as boas vindas aos visitantes, cinco emblemáticos tubarões (baleia, branco, tigre, cabeça-chata e mako) têm suas imagens em tamanho real expostas ao longo do circuito de visitação. Só o tubarão-baleia tem 10 metros de comprimento. 

O AquaRio também faz um “varal de nadadeiras”, a fim de chamar atenção dos visitantes sobre o risco de extinção de inúmeras espécies de tubarões. Um dente fóssil de Megalodon, maior tubarão que já viveu na Terra, e uma réplica em tamanho original do tubarão Mangona  - a mesma espécie da Margarida, símbolo da atração que chega a 3 metros de comprimento - fazem parte da mostra “Evolução e diversidade dos tubarões”, com peças cedidas pelo Museu Histórico Nacional.

As crianças aprendem um pouco mais sobre os tubarões com brincadeiras educativas e, um dos pontos altos, vem sendo o mergulho de uma sereia no recinto dos bijupirás. Para os adultos, as atrações ficam por conta da exibição do premiado documentário “Sharkwater”, que denuncia o massacre dos tubarões; e da série “Tomando ciência”, um descontraído bate-papo regado a rodadas de chopp.

Drones e perfumes em São Paulo
Na capital paulista, o Museu Catavento também tem novidades no mês das férias, inspiradas nas ciências, tema do espaço. Na Arena Drone, os visitantes podem pilotar e aprender sobre a tecnologia desses equipamentos. Também divertem as sessões de mágica close-up, em que as apresentações são realizadas muito próximas ao público. Outra atração é a chance de virar perfumista por um dia - é possível inventar seu próprio perfume.

Outra novidade para este mês é o espaço de realidade aumentada, na qual uma plataforma permite misturar o mundo virtual com o mundo real, sempre por meio de dispositivos móveis. Tem conteúdo sobre o universo e a sociedade. O museu fica no Palácio das Indústrias - que já vale a visita! - no Parque Dom Pedro II.

Belíssimo visualBelíssimo visual (foto enviada por Daniella)

Uma hora a mais nas Cataratas!
Em Foz do Iguaçu (PR), o Parque Nacional está abrindo mais cedo. Até 29 de julho, os visitantes podem aproveitar um pouco mais das belezas das Cataratas – a reserva natural funciona das 8h às 17h, oferecendo uma hora a mais de passeios. E para quem quiser ganhar ainda mais tempo, uma boa opção é adquirir o ingresso on-line. Há guichê específico para atendimento das pessoas que adquirem o ingresso pelo site das Cataratas.