Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

17 de Julho de 2018

Pé na estrada!

Para quem curte viajar de carro nas férias, alguns cuidados são essenciais

Modelos Ferrari são os mais apreciados Modelos Ferrari são os mais apreciados (foto: Ernani Marques )
Julho é mês de férias e muita gente escolhe aproveitar os dias de folga para pegar a estrada e visitar atrações próximas às suas cidades... ou destinos bem longe! Independente da distância percorrida de carro, alguns cuidados são fundamentais para a segurança dos viajantes e também para preservar o automóvel.  

A manutenção preventiva é a regra número um antes de sair de férias. Ela é fundamental para que o veículo circule de acordo com as medidas exigidas pelos fabricantes e para prevenir o desgaste prematuro de peças e componentes vitais para o funcionamento do carro. 

Este cuidado se torna um grande aliado para evitar situações inesperadas durante a viagem e até uma forma de prevenção de pequenos acidentes. O procedimento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. Antes de uma viagem, porém, não custa nada dar uma geral!

Além de checar água e óleo do motor, os pneus também devem ser observados. Bem calibrados, ajudam até mesmo na economia de combustível, sem contar no aumento da vida útil dos mesmos. 

A desatenção com a calibragem significa prejuízo certo. Por exemplo, rodar com os pneus em baixa pressão, acarreta em maior atrito com o solo e ocasiona desgaste prematuro. Nessa situação, aumentam as chances de estourar um pneu ou até mesmo entortar o aro ao passar em um buraco, por exemplo.

Atente-se ainda para o balanceamento e o alinhamento – eles evitam o desgaste acentuado irregular de peças como rolamento, amortecedores e terminais de direção. A situação pode gerar ainda uma perda de tração e estabilidade do carro, sem contar que a instabilidade acarreta em um maior consumo de combustível.

Super Máquinas! 
E já que o assunto é carro, os apaixonados pelos possantes têm um destino certo: Gramado (RS). Por lá, funciona o Super Carros, que promete realizar aquele sonho de acelerar uma Ferrari! 

No espaço, além de ver de pertinho máquinas como Camaro SS, Lamborghini Gallardo, Porsche Cayman e Ferrari F360, é possível escolher entre pilotar ou dar uma voltinha de carona nos carrões. Os preços variam de acordo com o percurso e o carro escolhidos, além do banco a ser ocupado. Outra oportunidade para experimentar a sensação de dirigir um supercarro é o simulador de corridas. Aceleraaaaaa!!!!

E caso a paixão seja também por duas rodas, a dica é o Harley Motor Show, um misto de museu e pub que reúne cerca de vinte motos da clássica marca espalhadas em um salão. Entre um chopp e outro no balcão central, aprecie a moto idêntica à usada no filme Easy Rider, de 69; e o modelo Night Road, projetada em parceria com a Porsche. A viagem em duas rodas vai de 1926 a 2009. 

Fotos
Ernani Marques (Super Carros)
Divulgação / Boos Pneus (Manutenção)
Gracie Croce (Harley Motor Show)