Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

02 de Julho de 2020

Isolamento garantido no alto da serra ou na beira do mar

Destinos de natureza pouco movimentados proporcionam distanciamento e lazer

Rio, mar, coqueiros e farol, em Porto de Pedras AL) Rio, mar, coqueiros e farol, em Porto de Pedras AL) (foto: Luis Eduardo Vaz)
Destinos de natureza perto de casa - seja praia ou montanha -, acessíveis de carro, mais isolados e com espaços de sobra prometem ser os mais buscados quando as viagens de lazer voltarem a ser realizadas. Passear fora de feriados ou da "alta temporada" na região pode ser garantia de encontrar as atrações só para você e sua família.

Que tal começar a pesquisar o que tem aí pertinho da sua cidade e que merece uma escapulida quando for possível? Para ajudar selecionamos algumas opções em vários estados do Brasil.  
A pacata cidadezinha mineira é a porta de entrada para o Vale do Matutu, a 17 km morro acima. Por lá, o isolamento social é garantido. Na rústica vila, os destaques são as cachoeiras, entre elas, a das Fadas, de fácil acesso e boa para banhos; e a do Fundo, a maior de Aiuruoca, com 130 metros e acessível depois de duas horas de caminhada. Evite as quedas que atraem moradores e visitantes, gerando aglomeração, como a dos Garcia. Confira hotéis e pousadas em Aiuruoca.
Acesso é por estrada de terra, com trechos íngremesAcesso é por estrada de terra, com trechos íngremes (foto: Frederico Barros)

Entre a capitais Maceió (AL) e Recife (PE), a pequena cidade guarda tesouros em forma de quilômetros de areias brancas, coqueirais a perder de vista e águas cristalinas. Por lá estão as praias do Patacho e da Lage, que permitem caminhar por horas sem cruzar com ninguém! Distanciamento perfeito, com toques paradisíacos! Confira hotéis e pousadas em Porto de Pedras.
A cerca de 50 km de Vitória, a cidade reúne heranças dos imigrantes italianos e alemães. Que tal montar um farnel com delícia dos dois países e partir para uma caminhada em meio às trilhas do Parque da Pedra Azul? O piquenique já está garantido e, certamente, repleto de queijos, salames, geleias cucas e pães artesanais! Piscinas naturais e cachoeiras podem ser o pano de fundo na hora do saboroso lanche. Confira hotéis e pousadas em Domingos Martins.
Piscinas naturais pedem um banho!Piscinas naturais pedem um banho! (foto: Prefeitura de Domingos Martins)

A apenas cerca de 100 km de Natal e com praias tomadas por dunas, a vila permite total isolamento. Para relaxar a Ponta do Santo Cristo, é perfeita, com direito a uma imensa piscina natural de águas mornas e transparentes. E para exercitar, caminhe por dois quilômetros até à bela praia de Tourinhos, com águas claras, recifes, dunas petrificadas e pôr do sol encantador. Confira hotéis e pousadas em São Miguel do Gostoso
Tourinhos, praia deserta!Tourinhos, praia deserta! (foto: Umberto Montalto )

A apenas 69 km da capital Cuiabá, a Chapada impressiona pela imensidão formada por paredões de arenito vermelho-alaranjado. Com 33 mil hectares, oferece espaço de sobra em meio a cânions, cachoeiras, vegetação típica do cerrado e pinturas rupestres. As muitas trilhas, desbravadas a pé ou de bike, levam a mirantes naturais – muitos deles estão espalhados pela “Cidade de Pedra”, repleta de rochas pontiagudas que remetem a castelos medievais. Confira hotéis e pousadas em Chapada dos Guimarães.
Lagoa Azul e sua água incrívelLagoa Azul e sua água incrível (foto: Chico Valdiner - GECOM MT)

No litoral catarinense, a pedida é manter o distanciamento praticando mergulho autônomo. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, formada pelas ilhas de Arvoredo, Galés, Deserta e Macuco, é considerada um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, com águas transparentes, exuberante vida marinha e naufrágios. O melhor: fica a 11 km da costa, esparrama-se por 17.800 hectares e tem acesso controlado. Confira hotéis e pousadas em Bombinhas.