Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

20 de Junho de 2018

Inverno na serra, na fazenda e na praia!

Festivais no estado do Rio reúnem taças, gastronomia e atividades culturais

Festa do colono nos cartões-postais Festa do colono nos cartões-postais (foto: Divulgação)
O inverno é repleto de festivais no estado do Rio de Janeiro, reunindo cultura, boa mesa, vinho e cerveja. E os cenários não ficam restritos aos da serra fluminense – em especial, Petrópolis e arredores. Tem diversão também nas fazendas do Vale do Café e à beira-mar, tendo as praias de Búzios como cenário de fundo!

A programação na Cidade Imperial tem início no dia 22 de junho, com a Bauernfest, a festa do colono alemão. Entre as atrações, danças folclóricas, shows musicais, comidas típicas, chopp e cerveja artesanal, apreciados em meio a cartões-postais do Centro Histórico, como o Palácio de Cristal e Praça da Liberdade, até 01/07. Este ano, porém, a festa extrapola os limites de Petrópolis e acontece também no Parque de Exposições do charmoso distrito de Itaipava, de 05 e 08/07. 

Ainda no distrito, o suntuoso Castelo de Itaipava também tem atrações no período, com Festa Alemã, Queijos & Vinhos, Noite de Fondue e Arraiá. A programação especial – com eventos para curtir a dois, com a família ou com os amigos - começa dia 22 de junho e se estende até 12 de agosto.

De volta a Petrópolis, o vinho é o grande anfitrião entre os dias 05 e 15 de julho, quando acontece o Serra Wine Week. Na programação, as degustações podem ser feitas durante a Wine Tasting, uma feira onde a bebida é oferecida a preços promocionais; e no Wine Tour, um passeio no Centro Histórico. E mais: cerca de 30 restaurantes da região capricham nos menus harmonizados, combinando receitas e ingredientes perfeitos para o clima frio da serra.

No mesmo período (06 a 15/07), acontece o Festival de Inverno de Petrópolis, produzido pelo Instituto Dell’Arte, com concertos, ópera, música popular e instrumental, shows e atividades infantis - tudo gratuito. Os espetáculos têm como palco a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e o Palácio Barão do Rio Negro, entre outros belos prédios.

À  beira-mar
Em Búzios, as lindas praias do balneário dividem as atenções com a boa mesa durante o Festival Gastronômico, que acontece durante dois finais de semana (06 a 08 e 13 a 15/07), reunindo 80 restaurantes. Os frutos do mar, que costumam ser as estrelas dos cardápios, dessa vez, terão concorrentes: os pratos vegetarianos, veganos e funcionais. 

O formato da festa continua o mesmo: restaurantes da cidade montam mesas nas calçadas e oferecem receitas em porções de degustação a preços convidativos, com entradas e sobremesas a R$ 15, e pratos principais a R$ 22. As delicias podem ser degustadas na Rua das Pedras, na Orla Bardot e na Rua Manoel Turíbio de Farias (Centro), além do Porto da Barra (Maguinhos). Nesses pontos, as degustações acontecem sextas e sábados, das 19h à meia-noite. 

E tome novidades! A praça e a lagoa dos Ossos também entram na festa, recebendo um espaço perfeito para as famílias, com programação infantil e comidinhas para todos os gostos. Por lá, o festival rola aos sábados e domingos, das 14h às 21h.

Cheirinho de café
Fechando o calendário, o Festival Vale do Café acontece entre 20 a 29 de julho. A festa se espalha por cidades como VassourasValençaBarra do PiraíRio das Flores e Engenheiro Paulo de Frontin. Na programação, cursos gratuitos de música e uma extensa programação cultural pelas praças e igrejas das cidades, além das belíssimas fazendas de café. Entre elas, as fazendas Florença, Alliança, São Luiz da Boa Sorte, Ponte Alta, União, Paraizo, Vista Alegre e São João da Prosperidade.

Fotos 
Divulgação (Bauernfest - Palácio de Cristal)
Bruno Britto (Castelo de Itaipava)
Fábio Rossi (Festival Gastronômico de Búzios)
Divulgação / Dell´Arte (Canarinhos de Petrópolis)