Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

05 de Junho de 2018

Comprar coisas? Prefiro viajar!

Cair na estrada é o verdadeiro sinônimo de felicidade para muita gente. E para você?

Praia do Sancho Praia do Sancho (foto enviada por Maira Franco cortezan)
O que te faz feliz? A pergunta norteou uma pesquisa feita com 17 mil pessoas, em 17 países. O resultado? Quase a metade (49%) respondeu: “sair de  férias”!  

Um número expressivo (77%) informou que sempre que sente necessidade de se animar, procura marcar as férias para ficar mais alegre, ao invés de esvaziar a carteira no shopping. Para a maioria dos entrevistados (70%), experiências de viagem - desde um mochilão às tradicionais férias em família - trazem felicidade mais duradoura do que quando gastam dinheiro em compras de bens materiais. 

Mesmo quando as opções são roupas, joias e outros sonhos de consumo, 56% ainda preferem investir tempo e dinheiro em passagens, reserva de hotel e passeios. Por falar em reservas, o efeito positivo das férias não se limita ao momento em que se está viajando. De acordo com a pesquisa, a fase de planejamento também gera felicidade para 72% das pessoas.

Produtos x Experiências 
A pesquisa vai de encontro às descobertas de Thomas Gilovich, professor de psicologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que estuda a questão do dinheiro e da felicidade há mais de duas décadas. 

Ele afirma que compramos coisas para nos fazer felizes e conseguimos. Mas só por um tempo. Novas coisas são excitantes para nós no começo, mas depois nos adaptamos a elas. Sendo assim, Gilovich sugere que as pessoas são mais felizes quando gastam dinheiro em experiências, como viagens.

O professor explica, ainda, que experiências compartilhadas nos conectam mais a outras pessoas do que ao consumo compartilhado. É muito mais provável que você se sinta conectado a alguém com quem tirou férias em Fernando de Noronha do que a alguém que também tenha comprado um iphone, por exemplo. 

Lembrando daquela famosa frase - "viajar é a única coisa que você compra que te deixa mais rico"... que tal marcar as férias e começar a se sentir mais feliz?
 
Fotos 
Maira Franco Cortezan (Fernando de Noronha)
Rejane Ávila (Canoa Quebrada)
Chico Valdiner - GECOM/MT (Chapada dos Guimarães)