Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

24 de Maio de 2019

Junho chega trazendo festejos a São João!

Festas animam o Nordeste com muita música, comidas típicas e animação

Festa em Capina Grande (PB) é considerada uma das mais animadas do Nordeste Festa em Capina Grande (PB) é considerada uma das mais animadas do Nordeste (foto: Cacio Murilo)
Contagem regressiva para as festas de São João, que agitam o Nordeste durante todo o mês de junho!

Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) disputam o título e maior São João do Brasil, porém, outras cidades também têm festas arretadas! É o caso de Salvador e boa parte do interior da Bahia, além de São Luís (MA). 

Caruaru se enfeita toda entre os dias 01 e 30! Tudo por conta dos festejos de São João, que resgatam vários elementos da cultura local como as bandas de pífanos, os mamulengos, a literatura de cordel e as quadrilhas. 

O forró come solto e, na programação, artistas como Elba Ramalho, que abre festa, garantem a animação a noite toda. As comemorações acontecem no Parque Luiz Gonzaga, uma área especialmente montada e decorada para o festerê. No Polo Alto da Moura, o forró pé-de-serra dita o ritmo e não deixa ninguém parado! 

Paraíba arretada!
Já na Paraíba, Campina Grande exibe o título de maior São João do Mundo, com festividades no Parque do Povo entre os dias 07 de junho e 07 de julho. Os concursos de centenas de quadrilhas e os artistas consagrados garantem o movimento, que chega a um milhão de pessoas! Para celebrar os quase 40 anos de festa, tem Ivete Sangalo, Alceu Valença, Elba Ramalho e convidados... 

E dá-lhe atrações: o Sítio São João, pertinho da praça, é uma vila cenográfica que reúne restaurantes de comida regional e shows de trios de forró e repentistas. Para os forrozeiros, a dica é embarcar no Trem do Forró, que segue para o município de Galante. 

Trajes típicos e muitas cores nas festas de São LuísTrajes típicos e muitas cores nas festas de São Luís (foto: Secretaria de Turismo do Maranhão)

Além das cores e do charme das roupas, enfeites e danças, o São João de São Luís (MA) tem ainda a beleza dos cenários, emoldurados pelos belos prédios históricos cheios de azulejos. 

Principal ponto de encontro das manifestações folclóricas e culturais, a praça Maria Aragão ganha bandeirinhas e muitas barracas de comidas típicas. Por lá, a abertura da festa acontece dia 19 de junho, show de Alceu Valença!  Os festejos seguem até o dia 30, espalhados por outros pontos da capital.

São João com axé! 
Em Salvador, o cenário da festa não poderia ser outro: Pelourinho! De 20 a 24 de junho, bandeirinhas, barraquinhas, quadrilhas e shows movimentam o Centro Histórico. Os pontos altos são os shows de grandes nomes do forró e do Nordeste, como Elba Ramalho, que sobe ao palco dia 23. O São João no Pelô acontece nos largos do Pelourinho, Tereza Batista, Quintas Berro d´Água, Pedro Arcanjo e do Cruzeiro de São Francisco. 
[FBFOTO:448969257]