Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

15 de Maio de 2019

O que fazer e onde ficar em Ubatuba (SP)

Praias e trilhas são as grandes atrações

Boas ondas sempre presentes em Itamambuca Boas ondas sempre presentes em Itamambuca (foto: Miguel Schincariol - FCVB-SP)
Para os fãs da natureza, Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, é o destino certo: verde é a cor dominante por lá, seja nas amplas áreas de Mata Atlântica, seja no mar.

Com quase 100 km de praias - e mais de 100 praias! - atrai famílias, surfistas e quem quer sossego - fora da temporada, há esconderijos quase desertos, como a bela praia do Cedro. O acesso difícil, 40 minutos de trilha a partir da praia do Bonete Grande, leva a um paraíso de águas calmas, em tons azul esverdeado e repleto de piscinas naturais.

Ilhas & Agito
E ainda tem as muitas ilhas ideais para a prática doo mergulho: Vitória, das Couves, Mar Virado, Rapada, Anchieta e Ilhote do Sul, todas próximas da costa. Para que curte passeios de escuna, a pedida é embarcar rumo à Ilha do Prumirim, também um ótimo ponto para mergulhar.

Boas ondas sempre presentes em ItamambucaBoas ondas sempre presentes em Itamambuca (foto: Miguel Schincariol - FCVB-SP)

Mas o destino também reserva points badalados, caso das praias do Félix e Itamambuca, repletas de jovens e surfistas; Grande, que lota nos feriados e férias; e da Almada, com mar calmo e transparente. 

Cachoeira & Relax
Para quem viaja com a família e crianças, a dica é seguir para as tranquilas praias do Lázaro e de Domingas Dias, ambas de fácil acesso. Já a praia de Puruba, com uma extensa faixa de areia e vegetação preservada, não é acessível por terra: para chegar lá, é preciso fazer uma travessia com barqueiros da prefeitura (grátis) ou particulares (que cobram uma pequena taxa).

Quer um banho de água doce? Que tal curtir a cachoeira Água Branca, com 120 metros de queda? São seis horas de caminhada, recompensados com um revigorante banho. No caminho, outras quedas surgem e aliviam o cansaço. Por toda a cidade há diversas cachus espalhadas e várias têm acesso bem masi fácil! 

Cachoeira Prumirim tem fácil acesso!Cachoeira Prumirim tem fácil acesso! (foto enviada por marcelo)

O que fazer & Onde ficar
As chuvas são frequentes na região por conta da proximidade com a Serra do Mar.  Aproveite um dia nublado para passear em Paraty (a uma hora do centro) ou curtir a base do Projeto Tamare o Aquário de Ubatuba. Ou, ainda, bater perna pelo centro, repleto de lojinhas e restaurantes. 

Tartarugas dão show no Projeto TamarTartarugas dão show no Projeto Tamar (foto enviada por Nane)

Um dos pontos mais movimentados da cidade, praia Grande reúne uma grande oferta de hotéis e pousadas. Entre elas, a aconchegante pousada Morada da Praia; e o hotel Coquille, com restaurante, piscina aquecida e indicada para famílias – a Cozinha da Mamãe é equipada com fogão e microondas.

Por lá está o Praia Grande Hotel, de frente para o mar e a apenas 40 metros da praia. Também pertinho da areia, as pousadas Peixes do Mar e Canto do Mar ficam a 50 metros da orla. A Villa Peixes do Mar e a Pérola de Ubatuba ficam a cerca de 200 metros da praia.  

Pé na areia, Centro & Arredores
Na praia das Toninhas, perfeita para famílias com crianças, a pedida é o hotel Pouso 54, rústico e contemporâneo, a uma curta distância do mar. Na praia da Enseada, as dicas são o Mar e Praia Hotel, com os pés na areia e piscina de frente para o mar; e a pousada Seachegue, também à beira mar, e com estrutura para a prática de mergulho autônomo. 

Águas verdes são características marcantes da praia da EnseadaÁguas verdes são características marcantes da praia da Enseada (foto: Markito - Embratur)

Já no Centro, a pousada Manobra, oferece apartamentos e também chalés para até quatro pessoas, além das “Casinhas da Almada”, de frente para o mar. Na praia de Itaguá, as pousadas VivamarTrilha do SolEstrela do Mar e Farol do Itaguá ficam próxima da praia e do shopping, além do Projeto Tamar e do Aquário de Ubatuba. Já em Perequê-Açu, a pousada do Marcão fica a 100 metros da praia e a 800 metros do Centro.

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Ubatuba