Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

13 de Maio de 2020

Hotéis e algumas atrações reabrem no Sul do Brasil

Foz do Iguaçu (PR), Gramado e Canela (RS) divulgam regras de funcionamento. Beto Carrero também abre as portas

Lago Negro, em Gramado Lago Negro, em Gramado (foto enviada por Rivaldo Jose de Oliveira Junior)
Três concorridos destinos do sul do Brasil – Foz do IguaçuGramado e Canela, estão reabrindo aos poucos hotéis e alguns atrativos turísticos. Entretanto, uma série de orientações e restrições deve ser observada pelos visitantes. O Beto Carrero World, em Penha (SC), também anuncia a retomada das atividades. Também é preciso atentar para as mudanças nas regras, que pdoem ser feitas de uma semana para a outra. Antes de programar viagens ou passeios, confira o que está funcionando ou não com as prefeituras e atrativos. 

Gramado e Canela (RS)
 
Os hotéis e pousadas em Gramado podem funcionar somente com 40% da capacidade permitida. No caso de hospedagens compartilhadas, como hostels e albergues, fica proibido o uso de beliches ou triliches, respeitando a distância de três metros entre uma cama e outra. 

As áreas sociais e de lazer (como piscinas, academias, saunas, sala de jogos entre outros de uso compartilhado) não podem funcionar. Outra mudança é que será proibido servir café da manhã no sistema buffet. Os hóspedes poderão receber a alimentação no quarto ou em sistema à la carte no salão.

Manter álcool em gel na entrada do estabelecimento para utilização de hóspedes e funcionários e o uso de máscara em elevadores e outras áreas de circulação será obrigatório. As locações por temporada e os campings permanecem proibidos na cidade.

No caso de parques e museus, as atividades em Gramado e Canela chegaram a reabrir em maio, porém em meados de junho acabaram sendo novamente fechadas. Fique atento às notícias sobre o funcionamento das atrações que podem mudar de uma semana para outra.  A ideia é que, quando reabrirem, terão até 50% da capacidade de visitantes permitidos no local. Deve ser respeitada a distância mínima de dois metros com outros visitantes, sendo que para ingresso do público as filas devem ser organizadas com espaçamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas. 

Foz do Iguaçu (PR)
Desde o dia 10 de maio, hotéis e pousadas em Foz do Iguaçu, além de algumas atividades relativas ao Turismo, como restaurantes, bares e atrativos turísticos estão autorizados a reabrir - o Parque Nacional do Iguaçu e a Hidrelétrica de Itaipu reabriram em meados de junho, mas foram fechados em 01 de julho. Os meios de transportes turísticos, que estavam suspensos, também voltaram a operar. 

É preciso, porém, ficar atento às regras. Para os turistas, as reservas ficaram disponíveis somente a partir de 10 de junho. E, desde etnão, funcionários e hóspedes devem usar máscaras, e os hotéis são obrigados a disponibilizar álcool gel nas áreas sociais e para os hóspedes.

O transporte turístico está funcionando, porém, com uso obrigatório de máscara para todos e rigorosa higienização dos veículos. Os mesmos procedimentos estão sendo adotados em bares e restaurantes, além da distância social entre as mesas e a manutenção dos ambientes bem ventilados.

Cataratas maravilhosasCataratas maravilhosas (foto enviada por leila santos)
 Marco das Três FronteirasDreamland, Vale dos DinossaurosIce Bar e outras atrações reabertas no dia 10 de junho.

Beto Carrero World - Penha (SC)
O parque temático, um dos mais visitados do Brasil, reabriu na sexta-feira, 12 de junho. E de um jeito diferente: com capacidade reduzida em 50% e um túnel de desinfecção, por onde devem passar funcionários e visitantes.

A retomada do funcionamento seguirá as orientações do Governo de Santa Catarina. Além da redução do público, todos os visitantes deverão a usar máscara, ter a temperatura medida logo na entrada e garantir o distanciamento social em todas as áreas do parque. Na hora de hospedar, uma boa pedida é pesquisar hoteis e pousadas em Balneário Camboriú, bela cidade vizinha. Mas querendo ficar bem perto de Beto Carrero, opte por hoteis e pousadas em Penha mesmo.