Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

10 de Maio de 2018

Viajando com drone

Equipamento permite fotos de ângulos surpreendentes

Belezas por todos os lados Belezas por todos os lados (foto: Priscila Forone)
Celulares e câmeras Go Pro já contam com um concorrente de peso – ou melhor, de altura! Os drones são os novos desejos de consumo dos viajantes, cada vez mais em busca de ângulos inusitados e incomuns na hora de registrar suas viagens. Com modelos versáteis e compactos, as engenhocas vêm conquistando os consumidores.
 
Mas antes de viajar com o novo xodó é preciso se informar sobre a legislação do país para onde o equipamento será levado. Por conta do risco dos drones se envolverem em acidentes com aviões, alguns destinos estão criando leis de regulamentação. 

É preciso saber se há alguma permissão específica para a entrada de drones. Caso haja, quem burlar tais regras corre o risco de ter o equipamento confiscado no aeroporto, pagar multas altas e até ser preso. Uma vez que a entrada de drones é permitida e as exigências podem ser cumpridas, é preciso se informar sobre os detalhes – se há limite de altura de voos e locais permitidos ou proibidos para captação de imagens, por exemplo. 

De olho nos detalhes
Na hora de embarcar com o drone, vale chegar cedo ao aeroporto – o companheiro de viagem e seus acessórios como baterias, carregadores, carregador de memória - irão passar por um processo de inspeção e é bom que se tenha tempo de sobra. Importante também é se informar antecipadamente com a companhia área sobre o transporte do equipamento e seus acessórios. Em geral, objetos de valor devem seguir como bagagem de mão. 

E fique atento também às documentações, mesmo se a viagem for dentro do Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é a reguladora do uso de drones no país. Ela exige que os equipamentos com mais de 250g sejam cadastrados, além de estipular regras relativas a altura e distâncias. Já os modelos que transmitam radiofrequência devem ser homologados para evitar interferências em outros serviços. 

Fotos
Priscila Forone (Ilha do Mel/PR)
José Inácio Parenete (Ceará)
Orlando Ribeiro Montefusco (Alto Paraíso/GO)