Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

02 de Maio de 2018

Museu do Futebol na Área

Exposição itinerante leva acervo paulista para três capitais

Telões garantem a emoção Telões garantem a emoção (foto: Divulgação)
Para comemorar os 10 anos de fundação do Museu do Futebol de São Paulo, uma mostra especial extrapola os limites de Sampa e leva a história do esporte - que é a paixão nacional – para outras capitais do país. A exposição fica em cartaz durante um mês em cada destino e a entrada é gratuita em todos eles.

Recife (PE) foi a primeira cidade a receber o projeto, que pode ser conferido até 20 de maio, no Centro Cultural Cais do Sertão. A exposição seguirá depois para o Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Na capital carioca, a mostra fica em cartaz de 08 de junho a 30 de julho; e na mineira, de 15 de agosto a 15 de outubro, em locais a serem divulgados.

A exposição, de 440 m², é composta por conteúdos interativos, imagens, curiosidades, ídolos dos clubes e personagens da história do futebol de cada estado da mostra, além de um espaço voltado para as Copas do Mundo. 

A Sala das Origens, por exemplo, tem um vídeo e cerca de 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.  Já a Sala Números e Curiosidades, composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, recebe nessa edição do projeto uma vitrine especial para expor objetos e narrar fatos marcantes do futebol em cada uma das cidades. Ídolos dos clubes, bem como personalidades da literatura e música estarão representados na exposição a partir das suas relações com o futebol. 

A Sala das Copas do Mundo reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período.  A Sala dos Gols e do Rádio relembra dezenas de gols e locuções que marcaram época. Interativa, o visitante escolhe o narrador ou o radialista e assiste a vídeos presentes nas salas de mesmo nome no Museu do Futebol. 

A exposição ainda conta com uma instalação chamada Versus, criada especialmente para esse projeto. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo. 

Em “Museu do Futebol na Área”, o público também tem a chance de experimentar algumas atrações interativas como mesas de futebol de botão, totó (pebolim) e um campo com uma bola virtual.

Armazéns do Porto
Uma vez na capital pernambucana, explore as outras atrações do Museu Cais do Sertão - o espaço homenageia Luiz Gonzaga e a cultura sertaneja. Interativo, tem karaokê com clássicos do forró, exposições temáticas, salas de projeção multimídia e estúdios de música. O centro cultural ocupa um dos Armazéns do Porto, instalados no Centro Histórico, a poucos passos do Marco Zero. 

Turista e moradores fazem a festa na área revitalizada, repleta de restaurantes, bares, museus e lojas de artesanato, além de uma intensa programação cultural. Sem contar a vista, que descortina o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, com obras instaladas em arrecifes. A área abriga ainda o Museu Paço do Frevo e o Centro de Artesanato de Pernambuco

Fotos
Divulgação
Hugo Acioly /Setur-PE (Marco Zero)