Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

26 de Abril de 2018

Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG)

Cachoeiras, mirante e observação de pássaros estão entre as atrações

Cachoeira de Santo Antônio Cachoeira de Santo Antônio (foto: Robson de Oliveira)
Um dos mais novos parques nacionais do Brasil, o Parque Nacional da Serra do Gandarela, criado em 2014, junta-se à vasta gama de atrações de Minas Gerais, já repleta de belezas naturais.

A 30 km de Belo Horizonte, a reserva tem acesso por oito cidades: Nova Lima, Raposos, CaetéItabiritoSanta BárbaraOuro PretoMariana e Rio Acima, onde fica a sede do parque, que tem entrada gratuita.

A Estrada Real atravessa o parque entre os municípios de Nova Lima e Raposos. No trecho inserido na reserva, o visitante pode observar ruínas referentes ao período colonial. O percurso de 10 km é feito por trilha de dificuldade média.

A observação de aves é outra atração do Garandela. O parque abriga 311 espécies de aves registradas – dez delas encontram-se ameaçadas de extinção. Cachoeiras, poços e mirantes também chamam a atenção:

. Cachoeira do Índio: no município de Rio Acima, é formada por quatro grandes quedas com mais de 200 metros de altura. O percurso de cerca de 10 km pode ser feito de carro, bicicleta ou a pé. 

. Cachoeira do Viana: também em Rio Acima, tem cerca de quatro poços, sendo dois de fácil acesso.

. Cachoeira Santo Antônio: na divisa entre Caeté e Raposos, tem tons azulados contrastantes com os paredões rochosos avermelhados. O acesso é possível apenas de carro a partir de Caeté (12 km de estrada de terra) ou Raposos (18 km de estrada de terra).
 
. Mirante da Serra do Gandarela: em Rio Acima, apresenta um belo ponto de observação da paisagem, descortinando o Ribeirão do Prata e trechos da Estrada Real. Em dias de maior visibilidade, é possível identificar pontos muito além dos limites do parque, como o pico do Itabirito. Partindo de Rio Acima, são 18km em estrada de terra.

Parque Nacional da Serra do Gandarela pode ser visitado o ano todo e a entrada é gratuita. 
Telefone: (31) 3545-1883

Fotos
Robson de Oliveira 
Tarcisio Nunes 


Descubra mais e planeje aqui suas férias em Nova Lima