Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

31 de Março de 2020

Visitas virtuais levam a concorridos museus!

Museu de Arte de São Paulo e Museu Nacional do Rio de Janeiro podem ser explorados sem sair de casa

Arquitetura chama atenção no Museu Nacional Arquitetura chama atenção no Museu Nacional (foto: Raphael Czamanski Pizzino - CoordCOM UFRJ)
Enquanto o Covid-19 nos impede de passear e viajar, que tal fazer um tour pelos corredores de alguns dos mais lindos e imensos museus do mundo? 

Importantes espaços culturais - fechados por conta do isolamento social em boa parte do planeta - disponibilizam em seus sites tours virtuais. Assim, todos podem aproveitar a quarentena para saber mais sobre arte e cultura sem sair do sofá. Na lista, duas riquezas do Brasil: o Masp, em São Paulo; e o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

MASP - São Paulo (SP)
Dono de um acervo fixo com nomes como Portinari, Di Cavalcanti, Van Gogh, Monet e Picasso, o MASP disponibiliza exposições online no Google Arts & Culture. 

São mais de mil peças virtuais, que o usuário pode dar zoom e ler mais sobre a história da obra, do autor e do contexto artístico da época – uma ótima aula. Acesse aqui. Confira hotéis e poudadas em São Paulo.

Masp é repleto de cores e curiosidadesMasp é repleto de cores e curiosidades (foto: Divulgação)

Museu Nacional - Rio de Janeiro (RJ)
Mesmo depois do trágico incêndio que destruiu o museu em 2018, quem não teve a chance de conhecê-lo pessoalmente pode fazer uma visita guiada por suas principais salas e coleções. 

Tudo graças ao Street View do Google, feito antes do incidente. Descubra os destaques do acervo, como o crânio de Luzia (fóssil humano mais antigo do Brasil), acompanhado de áudios explicativos dos pesquisadores do museu. Acesse aqui. Confira hotéis e poudadas no Rio de Janeiro.

Confira outros museus ao redor do mundo:

Pinacoteca di Brera – Milão (Itália)

Galleria degli Uffizi – Florença (Itália) 

Museu do Vaticano – Roma (Itália) 

Museo Archeologico – Atenas (Grécia) 

Museu do Prado – Madrid (Espanha) 

Museu do Louvre – Paris (França)

British Museum – Londres (Inglaterra)

Metropolitan Museum – Nova York (Estados Unidos)

Hermitage – São Petersburgo (Rússia) 

National Gallery of Art - Washington (Estados Unidos)