Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

27 de Março de 2018

De Minas ao Rio de trem

Viagem entrará em operação ainda em 2018

Viagem em meio às montanhas leva à charmosa Tiradentes Viagem em meio às montanhas leva à charmosa Tiradentes (foto: Beni Jr)
Para os fãs de viagens de trem, uma ótima notícia: um novo trem turístico ligará Cataguases (MG) a Três Rios (RJ). O percurso, de 160 km de extensão, passará ainda pelas cidades mineiras de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, além de Sapucaia, no Rio.

De acordo com o do Ministério do Turismo, a operação começa a partir do segundo semestre de 2018. As viagens, que devem durar de seis horas, vão acontecer aos sábados, domingos e feriados, nos dois sentidos da ferrovia. 

Os trens partirão simultaneamente de Cataguases e Três Rios, permitindo que os passageiros façam o trajeto completo ou voltem à origem trocando de trem no meio do percurso.
Os trens estão sendo renovados pela OSCIP Amigos do Trem, que coordena o projeto. Cada composição contará com nove vagões, que poderão transportar até 850 passageiros por dia, em ambos os sentidos. O valor da viagem deverá ser de R$ 100. 

Outras viagens
Além do novo trem turístico, diversos passeios ferroviários podem ser feitos no país, revelando lindos cenários. Entre os mais bonitos está Curitiba x Morretes (PR), que corta a Serra do Mar. O passeio de três horas passa por 30 pontes, 14 túneis e belas paisagens cobertas de mata Atlântica. 

Já a viagem mais animada, com certeza, é Bento Gonçalves x Garibaldi x Carlos Barbosa (RS), com direito a degustação de vinhos e apresentações de grupos folclóricos que capricham na tarantella. Para curtir o clima histórico e os cenários típicos de Minas, vale embarcar na maria-fumaça que a linha São João del Rei x Tiradentes (MG). 

O trecho de ferrovia mais elevado do país, o Alto do Lageado, a 1.743 metros de altitude, é a principal atração da rota Campos do Jordão x Santo Antônio do Pinhal (SP). Já a viagem Vitória (ES) x Belo Horizonte (MG) é uma das mais longas do país, somando 664 km. O ponto alto da viagem é o trecho que corta as belas montanhas capixabas. Boa viagem! 

Fotos
Carlos Rento Fernandes (Curitiba x Morretes)
Denis Ferreira Neto / Div. Serra Verde Express (Curitiba x Morretes)
Divulgação Serra Verde Express (Estação Araguaya)
Beni Jr (Tiradentes)