Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

21 de Março de 2018

Viajando na gravidez

Dicas e cuidados para relaxar e curtir longe de casa

Ensaio em Genipabu Ensaio em Genipabu (foto enviada por Fernanda Colla Borrero)

Motivos não faltam para curtir uma viagem. Hoje em dia, até a gravidez é um deles! Seja para comprar o enxoval, fazer um álbum de fotos em um cenário especial, descansar antes da chegada do bebê ou apostar em uma segunda lua-de-mel.

Exceto no caso de uma gestação de risco, quando o repouso é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do filho, vale a pena dar um passeio para relaxar. Muitos casais acabam optando por destinos mais românticos, que nem tão cedo serão visitados com os pequenos. Foi o que fizeram Fernanda Colla Borrero e o marido, que curtiram Natal (RN) durante a gestação.

Antes de definir o tipo de viagem, porém, é preciso conversar com o obstetra e colocar o pré-natal em dia. Estando tudo ok, a prioridade na escolha do local e do roteiro é da grávida, que deve respeitar o seu ritmo e também ficar atenta ao tempo de gestação que ela estará durante a viagem.

De olho no calendário

Até os três meses de gravidez, quando acontecem os enjoos e o sono excessivo – além de ser maior a probabilidade dos abortos espontâneos – a dica é viajar de carro e para locais próximos.

Já o segundo trimestre é o período mais seguro e tranquilo para curtir fora de casa. A disposição aumenta e os riscos da gestação diminuem. A barriga já pode estar crescidinha, mas nada que atrapalhe os movimentos - a hora é essa para escolher uma viagem um pouquinho mais longa!

Não há restrição para viajar de avião (as companhias aéreas costumam pedir uma declaração de responsabilidade ou atestado somente a partir da 28ª semana de gestação). E as próprias companhias aconselham que a gestante reserve um assento próximo da asa, onde a estabilidade durante o voo é maior, e no corredor, o que facilita as frequentes idas ao banheiro.

Outras dicas: levantar-se a cada duas ou três horas para caminhar, usar meias compressoras para evitar inchaço e fazer pequenos exercícios de alongamento durante o voo.

Para os últimos três meses, voltam as recomendações iniciais de escolher destinos próximos e viagens de carro. Dessa vez, por conta do cansaço, do desconforto do peso, da azia, da mobilidade reduzida... Escolha horários com menos trânsito. E a partir do oitavo mês, é hora de ficar em casa.

Partiu praia?

O litoral é um sempre um bom destino na hora de relaxar. Mas alguns cuidados são fundamentais para garantir uma viagem tranquila. Entre eles, caprichar no filtro solar e no repelente (há alguns indicados para grávidas).

Hidratação é fundamental, logo, tomar muito líquido e ficar na sombra é o mais recomendável. Na hora do mergulho, caso a barriga já esteja crescidinha, vale ficar no raso para não correr riscos de quedas ou “caixotes”. Outra recomendação é evitar ficar com o biquini molhado por muito tempo, uma vez que grávidas estão mais suscetíveis a infecções urinárias e candidíase.

Foto

Studio Kinsley Santos (Natal/RN)

Lucio Silva - Setur/Garopaba (SC)