Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

19 de Fevereiro de 2018

Quem viaja não adoece!

Pesquisas científicas reforçam a importância das férias e do lazer

Alegria Alegria (foto enviada por Vanessa Larissa)

Não há dúvidas que tirar férias e viajar é um santo remédio para o corpo e a cabeça! A “receita”, porém, foi comprovada cientificamente. Um motivo a mais para dar um tempo nas horas extras e ficar de olho no calendário, agendar os dias de folga e planejar uma viagem a dois, com família, com os amigos ou até mesmo sozinho.

De acordo com várias pesquisas – que abordaram homens e mulheres -  períodos de descanso e lazer são essenciais para não adoecer (os problemas cardíacos são os mais comuns) ou sofrer de stress (que pode levar a depressão).

Um estudo feito apenas com homens apontou que aqueles que trabalhavam durante longas jornadas longas, que excedem dez horas por dia, tinham 80% mais chances de desenvolver doenças cardíacas por conta da pressão profissional e da falta de tempo para atividades esportivas ou de lazer.

Já uma pesquisa chamada Framingham acompanhou as mulheres. Foram 20 anos de acompanhamento, cruzando os dados de saúde de todas elas, levando em conta a frequência com que tiravam férias. As que viajavam ou descansavam durante dois períodos ou mais por ano, tinham duas vezes menos incidências de problemas cardiovasculares que aquelas que acumulavam os dias de descanso e chegavam a ficar até seis anos trabalhando sem parar.

Para completar, um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, confirmou que o excesso de tarefas diminui a capacidade criativa das pessoas. E apontou que todos os trabalhadores têm uma melhora significativa após alguns dias de folga e descanso.

Que tal seguir para o RH agora e marcar as próximas férias?

Fotos

Vanessa Larissa (salto em Genipabu/RN)

Cacio Murilo (praia de Coqueirinho/PB)

Gláucia Ferreira (asa delta/RJ)

Ilka Oliveira (mirante / PB)