Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

24 de Janeiro de 2018

Só com a bagagem de mão

Em tempos de cobrança de taxa para despachar malas, economize na bagagem e no bolso

Desde 2017, as companhias aéreas que operam no Brasil passaram a cobrar tarifas para despacho de bagagens em voos nacionais e internacionais. A promessa era de que, assim, os preços das passagens ficariam mais baixos. 

Como não houve grandes alterações nas cifras, o único jeito de economizar – ou gastar menos - é reduzindo a bagagem para apenas uma mala de mão de até 10 kg e medidas determinadas por cada companhia aérea (vale ressaltar que nos voos internacionais, ao menos uma bagagem, em média de 23 kg, ainda pode ser despachada gratuitamente. Mas lembre-se que essa regra não vale para companhias low cost do exterior!). 

Só o essencial
Para quem estava acostumado a despachar (de graça) uma mala de até 23 kg em voos nacionais e duas de 32 kg em voos internacionais, damos algumas dicas que podem ajudar na hora de selecionar o essencial para uma viagem, sem exageros e taxas extras. E para estimular, apresentamos as vantagens de se viajar apenas com a bagagem de mão! 

Vamos começar pelos itens de higiene pessoal – nada de potes enormes de cremes (até porque, em viagens internacionais, os itens devem conter no máximo 100 ml). É hora de usar as “amostras grátis” ou investir em versões mini de sabonete, shampoo, condicionador, hidratante, desodorante, pasta e escova de dentes, fio dental e produtos para barbear. Se preferir, compre os itens na cidade de destino.

No quesito roupas, aproveite o próprio corpo para levar as maiores peças. No caso de destinos de inverno, use o sobretudo ou jaqueta, as botas e a calça mais grossa no avião. Independente da temperatura local (quente ou fria), aposte sempre em peças básicas e de tons neutros – as chamadas “coringas” - que possam ser misturadas entre si, sem necessidade de “combinar”. Lembre-se que os excessos vão acarretar em taxas extras.

Viagem curta
É possível fazer uma viagem curta na meia estação levando camisetas (uma para cada dia, de mangas curtas e longas), uma calça jeans (além da que está no corpo), dois shorts ou bermudas, duas roupas de banho, três pares de meia, três pares de peças íntimas (ou um par por dia) e um chapéu/boné e uma jaqueta (também usada no avião). 

Para os pés, um chinelo ou sandália, um sapato ou tênis (que pode ser o da viagem). Mulheres podem incluir, ainda, dois vestidinhos leves. Tenha em mente que se algo faltar e for realmente necessário, pode ser comprado no destino. 

Esqueça itens como secador de cabelos, ferro de passar roupa e peças extras para “variar” o modelito. Para facilitar, faça uma lista com as roupas que mais usa no dia a dia ou as que mais fizeram sucesso nas últimas viagens. Invista nelas!

Agora, as vantagens de viajar somente com a bagagem de mão: o check-in pode ser feito rapidamente, em totens; a chance de extravio da mala é quase nula; não é preciso perder tempo no desembarque esperando na esteira; circular por aeroportos, ruas, trens e metrôs somente com uma bagagem é muito mais simples. Foco na praticidade e boa viagem! 

Fotos
Infraero / Divulgação
Vinícius Costa - Pressphoto (Gramado/RS)
Embratur (Trancoso/BA)