Todas as dicas da Chapada Diamantina (117)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


Lençois na Chapada Diamantina - BA - Como aproveitar o máximo da Chapada
marize mendes
por marize mendes
Esteve lá com amigos em 2017 e achou Excelente!
Como é impossível encontrar os melhores lugares da Chapada sem um guia, deixo aqui o caminho das pedras: Contrate um guia prá chamar de seu. Não vá junto com todo mundo, entulhado num carro cheio e pagando até mais caro. É lógico que se você for muito jovem e atlético vai acompanhar sem esforço qualquer tipo de galera. 

Mas se tiver crianças, pessoas sem preparo físico, aqueles que gostam de parar prá descansar um pouquinho, pode atrapalhar o grupo porque cada um quer uma coisa diferente. Com ou sem carro próprio, você pode contratar um guia que vai fazer seu roteiro dentro das suas condições, todos podem conhecer bem a Chapada mesmo depois dos 60 anos , como eu. Indico o guia mais espetacular, paciente, que gosta de crianças e de idosos, forte, gentil e que principalmente é um ótimo fotógrafo o Dairone.  Melhores meses prá ir, agosto e setembro . Boa viagem. Marize.
27 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Outras dicas de passeios na Chapada Diamantina
Cachoeira da Fumaça - Preparo físico
Usuário sem foto
por MARIO FERNANDES ALVES
Esteve lá com amigos em Setembro/2018 e achou Excelente!
Cachoeira da Fumaça e o Poço lá embaixo... Cheia por causa das chuvas!
Cachoeira da Fumaça e o Poço lá embaixo... Cheia por causa das chuvas! Enviada por Natália
Fiz pela 3ª vez a trilha Fumaça por baixo e por cima/Capão. Aconselho quem pretende fazer por baixo que tenha um bom preparo físico, pois o caminho é somente de obstáculos e exige muito esforço.
Mas é simplesmente SHOW ! Vale a pena, e muito.
O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina - Um Espetáculo de Natureza
gladis francini
por gladis francini
Esteve lá a dois em 2017 e achou Excelente!
Gruta da Torrinha
Gruta da Torrinha
Enviada por gladis francini
Olá viajantes, assim como sempre pego dicas aqui no site para programar minhas viagens, gosto de compartilhar dicas dos lugares que visito de férias.
Estive na Chapada Diamantina com meu marido no período de 24/12/17 a 02/01/18 e nos hospedamos na pousada Piçarras em Lençois, ótima localização, local limpo, café simples e tudo fresco, dá pra ir em mercadinhos, bares, restaurantes tudo andando.

Alugamos um carro na Locar, um gol que nos serviu para fazer nossos passeios, se vc quiser locar um carro lá está na faixa de 150,00 a 200,00 a diária e a maioria dos lugares é tudo estrada de chão, então se vai com carro próprio ou 4x4 (tem passeios que só vai assim) entao vc vai ficar todo sujo de terra vermelha kkk.
Segue meu roteiro, gostaria de ir em mais lugares mais é tudo longe e tem lugar que é pouco explorado, nao tem guia e vc precisa de mais dias para ir.

25/12 - Fomos no Parque Serrano, Poço Halley, nao precisa de guia tem trilha fácil e bem demarcada, mas ficam varios meninos pedindo pra te levar de guia, é bem perto do centro de Lençois se quiser ir a pé.Poço do Diabo é muito lindo, dá pra nadar, é fundo, a trilha é razoavel mas tem muitas pedras, o Rio Mucugezinho(parece um piscinao de Ramos, nao gostamos) vc passa antes e se dá acesso por meio de uma lanchonete com loja de conveniencias, ela fica na estrada sentido Palmeiras.

26/12 - Em Ibicoara passamos o dia na Cachoeira do Buracao e Mirante do Campo Redondo nossa que lugar magnifico, a cachoeira mais intensa e linda da região, dá mais de 200km de Lençois entao tem que sair antes das 6hs da manha pois sao quase 3hrs para chegar em Ibicoara e 2hrs entre carro e caminhada razoavel até a cachoeira, precisa ter um preparo físico nesta pois vc anda muito e tem muita pedra.Guia é obrigatório da região ou contratado em agencia de turismo (que é muito caro, estava quase 300 por pessoa).Combinei com a Lilia da agencia Bicho do Mato e cheguei na hora lá e nao podia ir com nós ai indicou o Jeremias Guimaraes acho que foi muito melhor, que guia simpatico e prestativo conhece muito a região.Lá para entrar tem taxa de R$6,00.
27/12 - Em Andaraí fomos nas Cavernas da Torrinha sensacional, tem alguns trechos dificeis guia obrigatorio e eqptos já incluso no preço lá na hora, pagamos 130,00 casal mas cuidado com o Sr Eduardo (dono) ele cobra pela cara do turista e depois fomos na Lapa Doce, muito grande e bonita, fácil de caminhar e pagamos 60,00 casal, tem guia local.

28/12 - Fazenda Pratinha, nossa que lugar lindo, tem rio de agua calcaria transparente vários peixeis, nao fizemos a flutuação pq tinha muitos morcegos, cobravam 40,00 por pessoa, ótima estrutura de restaurante e lanchonete, na gruta da lagoa azul nao deu pra ver nada pois estava bem suja
29/12 - Cachoeira do Mosquito, muito linda, sem guia, vc pode ficar embaixo dela e onde vc pode encontrar cristais do tamanho de mosquitos, pq diamante é bem difícil kkk, nao precisa de guia, caminhada razoavel, tem escadas.Fomos no poço azul em Nova Redenção é lindo esse vc paga 15reias e tem eqptos para fazer flutuação, tem guias locais.
30/12 - Já em Palmeiras tem o Riachinho, muito bonito paga-se uma taxa de 6,00 por pessoa, cachoeira do gato é pequena só para se molhar kkk e depois o por do sol no Morro do Pai Inacio, paga-se 6,00 por pessoa, subida bem ingrime, mas vale a pena, que lugar sensacional, natureza perfeita, trilha fácil e boa.
31/12 - Poço Encantado é longe em Itaete,é indescritivel, magnifico, pagamos 25,00 por pessoa tem estacionamento e eqptos inclusos, mas só pode apreciar, proibido entrar na agua.
01/01 - Ribeirão do meio, sem guia, pode-se ir andando dá 1he30 proximo do centro de Lençois, tem lanchonete no caminho, trilha fácil e muito boa.Esse lugar sugiro ir cedo, é bom de nadar e tem um toboagua natural kkk, proximo do meio dia vai muita gente fazer churrasco, almoçar.
02/01 - Voltamos para casa energizados e já querendo voltar fazer outros passeios.

Algumas coisas a considerar: Comida em restaurantes, tem muita opção, até buffet simples e têm preço para todos os bolsos, mercadinhos nao tem muita opção de frutas e alguns produtos, leve bastante protetor e repelente, leve lanches, frutas e bastante agua pois tem lugares que nao tem estrutura para atender turista.Leve bastante roupas leves e tenis velho pois vc suja muito.

Espero ter ajudado vocês.
Abraços a todos
26 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Viagem inesquecivél a chapada diamantina
andreia nascimento
por andreia nascimento
Esteve lá a dois em 2013 e achou Excelente!
Pôr-do-sol - morro do pai inacio
Pôr-do-sol - morro do pai inacio
Enviada por andreia nascimento
Venho aqui deixar umas dicas para vcs que queirão viajar, gastando pouco e si divertindo muito.Passei o meu carnaval na chapada diamantina,fiz um roteiro bem legal para a nossa primeira vez,fomos no sabado e retornamos na quarta-feira,forão dias mais que inesqueciveis.

No 1° dia ficamos na vale do capão,fizemos a fumaça por cima i o riachinho, a noite conhecemos a vila do capão que é fantastica,pra quem gosta de comida vegetariana lá é o point.ficamos no camping sempre viva,otima qualidade e custa 10,00 por pessoa.

No 2° dia fizemos a gruta azul,gruta da pratinha,pratinha i no final da tarde fomos apreciar o por-do-sol no morro do pai inacio(lá tudo si paga para entrar,por isso vá com dinheiro trocado) a noite conhecemos a cidade de lenções,ficamos no camping lumiar, que custa 25,00 por pessoa o espaço é otimo mais a higienização dos banheiros é precária.

No 3° dia fomos para andarai,tentamos fazer a cachoeira do ramalho sem guia ,mais não deu certo pois é muito complicada a trilha,então pagamos o guia i fomos, forão 3 horas de caminhada ida i mais 3 horas volta em baixo de muito sol i muita subida,porém quando chegamos lá ficamos sem folego pois o lugar é increvelmente lindo,vale muito apena conhecer. Na volta fizemos a cahoeira da donana fica na estrada rumo a mucugê,muito linda também,saindo de lá no final da tarde fomos para mucugê,quando chegamos lá não tinha nenhuma estrutura para camping,então fomos procurar uma pousada ou hotel como era na segunda de carnaval a cidade estava lotada não achamos hospedagem,por isso retornamos para lençôes,infezlimente pois queriamos muito fazer a cachoeira do bruração no dia seguinte.

No 4° dia fizemos a cachoeira no riberão do meio e riberão de cima,pois já estavamos ezasltos.a noite ficamos em lenções mesmo,jantamos i fomos descansar para voltar para casa(salvador).ficamos no camping campestre que custa 15,00 por pessoa.

Galera a chapada é tuudo de bom,vale muito a pena conhecer,porém faça um roteiro bem legal i fique no minimo 4/5 dias,pois só assim vcs vão poder conhecer um pedaçinho daquele lugar. Vá com dinheiro,rodamos varias cidades e só tem banco do brasil i alguns caixas eletronicos do bradesco,si puder também vá de carro pois tudo lá é muito longe i os passeios pelas agencias são uma facada.

Leve muito aguá nas trilhas e lanche leve pois são bastantes longas e cansativas.Nunca faça passeios de cachoeira sem o guia pois corre muito risco de si perde as trilhas lá são muito parecidas.
Espero que tenha ajudado um pouco a vc que pensa ou vai viajar pra lá. Boa viagem para todos!
548 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira do Buracão: parada obrigatória na Chapada Diamantina!
Petrônio
por Petrônio
Esteve lá com a família em 2014 e achou Excelente!
Cachoeira do Buracão vista por cima e de frente
Cachoeira do Buracão vista por cima e de frente Enviada por Petrônio
Amigos viajantes,

Se forem à Chapada Diamantina, não deixem de fazer a trilha até a cachoeira do Buracão. O início da trilha é ao longo do leito do rio Espalhado. Rio de águas negras, como quase todos os rios da Chapada. A trilha é muito agradável, visual único. Ao longo do caminho, vegetação típica do cerrado e de caatinga, uma mistura que só vemos ali. Chegando perto do Buracão, alguns pequenos saltos belíssimos já fazem o aquecimento do que está por vir. Três quilômetros depois, dá para ver a cachoeira por cima. Mas não a veja ainda! Contenha a sua ansiedade, pois quem chegar nesse ponto estará prestes a ver um dos melhores atrativos da Chapada! Primeiro, temos que ver a cachoeira por baixo, e quem já foi sabe o que estou dizendo. Então, é preciso descer uma escadaria de madeira e pegar mais um trecho de trilha para ver a cachoeira por baixo. Chegando na parte baixa desta última trilha, antes mesmo de se deparar com a majestosa cachoeira do Buracão, mais uma surpresa da natureza: a cachoeira do Recanto Verde. Nossa, é uma pequena cachoeira que nasce no meio do imenso paredão de pedra que é a porta de entrada para o Buracão. Até ai, nos perguntamos: será que depois de ver tanta beleza, é possível ainda se surpreender com a cachoeira do Buracão? A resposta é sim! Já na parte baixa, temos que percorrer a nado ou escalando o paredão de pedra que dá acesso a cachoeira de frente! Finalmente, chegando de fato em frente a cachoeira, o sentimento é de felicidade e gratidão por estar naquele lugar! É difícil explicar, mas quem gosta de natureza, quando vê a cachoeira do Buracão, fica sem palavras... É preciso interagir com o lugar, sentir sua força. E que força! Após contemplar o espetáculo, hora de subir até a parte de cima da cachoeira novamente. Com muito cuidado, dá para chegar na beira do imenso penhasco circular, que dá o formato ao vale onde a cachoeira se forma. De preferência, vá com guia. Ele com certeza vai informar o melhor ponto para fotos, pois todo cuidado é pouco ao chegar na beira do penhasco. Nesse ponto, você entende o porquê da cachoeira do Buracão ter esse nome. Bom... tudo isso é um pouco cansativo, mas vale muito a pena! A cidade da cachoeira é Ibicoara. Como me hospedei em Lençóis, fiquei a três horas de viagem de lá. Sendo assim, Melhor se hospedar em Ibicoara. Andei em vários lugares do Brasil, mas este, é um que quero voltar. Recomendo muito este passeio. Agradeço muito a Deus a oportunidade de conhecer este lugar!
138 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lugar incrível
Usuário sem foto
por Tai­s Andrade
Esteve lá a dois em 2016 e achou Excelente!
Cachoeira do Mosquito
Cachoeira do Mosquito
Enviada por Tai­s Andrade
Gostaria de deixar meu relato de viagem porque muitos relatos aqui me ajudaram.
Ficamos 04 dias no mês de junho, São João. A cidade ficava cheia a noite, mas nada que atrapalhasse os passeios. Recomendo fazer passeio com agência se vc tiver pouco tempo porque dá pra visitar vários lugares no mesmo dia. 

No 1º dia, chegamos cansados de Salvador e só andamos pela cidade a tardinha. No 2ª dia fizemos passeio com a Zen Tur. Fechamos com eles na pracinha de Lencóis, recomendo eles, muito bons. Sprinter boa, com ar, cintos e mandam dois guias. Fomos pro Poço do Diabo com Mucugezinho, lugar incrível, vc faz uma trilha com muitas pedras pelo caminho e quando chega no destino é só agradecer. É um enorme poço com cachoeira, incrivel mesmo. Depois fomos pra Gruta Fumaça, formações impressionantes, super escuro, ambiente super diferente. Depois Pratinha e Gruta Azul. As duas ficam na mesma propriedade. A gruta Pratinha e Azul são lindas. A Azul só pode tirar fotos, é de um azul incrivel entrando na gruta e a Pratinha só pode fazer flutuação que custa 40 por pessoa e não fizemos. Ficamos tomando banho no lago Pratinha que tem uma visibilidade incrivel. Por último, fomos pro Pai Inácio, subida um pouco puxada, mas vc vai subindo devagar e apreciando a vista. Quando chega no topo é incrivel a vista, ficamos ate o por do sol que realmente é tudo que dizem. Fim do dia, super cansados.

2º dia fomos com um guia local que achamos na entrada do Serrano. Eles ficam por lá e oferecem os serviços. Fizemos um dia inteiro com ele. Serrano, Salão das Areias, Poço Halley, Cachoeirinha e Ribeirão do Meio. Fizemos o Ribeirão do Meio por outra trilha, menos usada, que vai pelo Ribeirão de Baixo. Visual incrivel! Esse mesmo guia nos recomendou passar na Cachoeira do Mosquito na volta pra casa, realmente foi uma ótima ideia. Impressionante quando vc chega la, uma cachoeira dentro de um cânion. Lindo demais!

Espero que o relato ajude. Vão e curtam muito, lugar incrivel demais. Era minha 2ª vez e já planejo a volta.
138 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cachoeira do Mosquito, Morro do Pai Inácio, Gruta da Fumaça, Pratinha - Lugares paradisíacos
Usuário sem foto
por Alex Carvalho Souza
Esteve lá em 2018 e achou Excelente!
Estive recentemente na Chapada Diamantina a trabalho para a produção de um clipe de debutante e realmente o lugar é indescritivel, quem não conhece ainda, permita-se. 
O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina
Usuário sem foto
por Simone de Abreu
Esteve lá em 2018 e achou Excelente!
Muito bom, não contratei empresa de turismo, fui com a cara e coragem, optei por um guia da região, Madson, nota 1000.
3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

MiniIntro - Andaraí - A cidade mais bem localizada da Chapada Diamantina
Usuário sem foto
por Ana
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Casario de pedras é típico de Igatu
Casario de pedras é típico de Igatu Foto: Gracie Croce
Já conheci bastante coisa de Chapada Diamantina, mas me surpreendi com Andaraí. Você está bem perto de vários atrativos encantadores da Chapada como : Poço Azul (indescritível) , Gruta da Paixão (fantástica), Cachoeiras do Buração, do Roncador, da Garapa, da Donana, das 3 barras, do bocório; Praias do rio Paraguaçu, um outro Pantanal dos Marimbus. Foi aqui que descobri que o Pantanal é muito mais extenso do que eu conhecia. Ele é divido em três partes.

Marimbus de cima (Lençóis, onde começa , que é o leito do rio) Muito sem graça, diga-se de passagem; Marimbus do meio, em Andaraí. Fantástico! Uma rede de lagoas interligadas, com uma fauna e flora exuberante. Passeios que variam de 2 horas, 4 horas ou dia todo. Você pode descer o rio desde a cachoeira do Roncador até o Poço Azul, com paradas para acampar na beira do rio Santo Antonio ou para quem gosta de uma pescaria também é muito bom.

Pousada Sincorá quem opera esse passeio. Falando em pousada, essa pousada é super aconchegante, ambiente bem familiar, você se sente muito bem. Os proprietários me deram dicas valiosas e perfeitas, tudo deu muito certo. Você sai revigorado da pousada, não só pelo atendimento acolhedor, mas também pelo café da manhã que é um pecado. Sucos naturais, quitutes feitos na hora: pãezinhos de queijo, biscoitinhos, panquequinhas com xaropes naturais, pão integral, pão caseiro, muita fruta, cereais, queijos deliciosos...afffff!! Cozinheira de mão cheia, essa D. Ana. É isso ai gente, conheça Andaraí.
154 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina - Lugar incriiiivel
Aeska
por Aeska
Esteve lá a dois em 2015 e achou Excelente!
Morro do Pai Inácio
Morro do Pai Inácio
Enviada por Aeska
Fomos comemorar nosso aniversario de casamento e digo que foi em grande estilo, conhecemos lugares espetaculares, como, Cachoeira da Fumaça que tem 400 metros de altura, fizemos a trilha por cima, 6,5 km de trilha, onde cada esforço entre subida de decida foi recompensado pela bela vista da Cachoeira, Poços azul onde fizemos uma flutuaçao inesquecivel, Poço encantado, lindissimo, Fazenda Pratinha, onde tambem fizemos uma flutuaçao na gruta da Pratinha, Cachoeira do Diabo, Morro do Pai Inacio, onde podemos contemplar um lindo por-do-sol. Fizemos os passeios pela agencia Cirtur, que super recomendo, com os guias Julia e Josemar, super atenciosos e incriveis. Ficamos hospedados na pousada Roncador, que é da mesma proprietaria da Cirtur. Enfim, adoramos tuuudo! Cidadezinha aconchegante e com otimos restaurantes. Com certeza voltarei.
59 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Viste Igatu a cidade de Pedra
Urbino Brito dos Santos
por Urbino Brito dos Santos
Esteve lá sozinho em 2011 e achou Excelente!
Caros amigos estive em Igatu em setembro do ano passado e recomendo é uma maravilha lá se pode viver a história do Garimpo do Diamante, em Igatu no auge do Garimpo morava uma populacão 15 mil habitantes inclusive a vila era governada pelo Coronel Gondim que morreu de tristeza quando Orácio de Matos desarmou todos os coroneis da Chapada, são hoje pouco mais de 400 pessoas que moram por lá.
Também tive oportunidade de conhecer o Museu Vivo do Garimpo, no Projeto Sempre Viv e também fotografei ruinas de habitações de garimpeiros dentro do Projeto, que nunca havia sido fotografado por nenhum veículo de comunicação segundo me disse Edmundo o meu guia, ainda ao lado da cidade de Mucugê fotografei o local onde foi extraído o primeiro diamante na Chapada.

Outra dica muito boa também é conhecer o projeto da Cachaça Abaíra na cidade de Abaíra e a cada dois anos sempre no mês de setembro acontece o Festival da Cachaça, já fui lá 3 vezes e pretendo ir em setembro próximo.
A pousada Mucugê é muito boa tem uma café da manhã espetacular
Pra vocês terem idéia nos 3 dias que estive na pousada meu café da manhã foi: Coalhada com Melado de Cana, Yogurt, Banana caturra frita e fátias de Manga que é uma delicia.
17 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina
Usuário sem foto
por Simone de Abreu
Esteve lá em 2018 e achou Excelente!
Muito lindo vale a pena conhecer.
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Chapada Diamantina - Restaurantes da região da chapada
Jemima
por Jemima
Esteve lá com a família em 2013 e achou Muito bom
Ribeirão de Baixo
Ribeirão de Baixo
Enviada por Jemima
Estive pela primeira vez na chapada diamantina mas precisamente na cidade de Lençois,no feriado de 15 de novembro.Gostei muito da cidade principalmente por ser bem tranquila não vi nem um roubo ou briga etc,outra coisa importante e o contato que voce tem com a natureza.Para mim o ponto negativo da cidade e região da chapada e a falta de estrutura de alguns restaurante,afinal e uma região que recebe turistica o ano todo, voce chega com fome e quer uma comida rapida,ai voce faz o pedido, e pergunta se vai demorar muito tempo... E eles metem para querer manter voce no local ,e depois so chega de uma hora e meia,um verdadeiro absurdo(restaurante que tem em frente ao rio Mucugêzinho,e outros na cidade de Lençois) Pois bem para aquelas pessoas estiverem com fome e quiserem comer logo a dica que dou e ir nos restaurantes de comida a quilo,saciarão a fome e não vão perder muito tempo da viagem.
43 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Vale a pena cada centavo gastado na Chapada.
Paulo Doretto
por Paulo Doretto
Esteve lá com a família em 2012 e achou Excelente!
Se Quiser Receptivo de qualidade vão ate a Explorer Brasil. Procurem Kikiu. Cara nativo do lugar conhece tudo.alem de ser super atencioso e gente fina.

Há também vários restaurantes na cidade. uma dica legal é o Grisante e o restaurante da Dona Zilda. São comidas muito boas vale muito a pena.
Detalhe: nem todos aceitam cartão... Fiquem espertos com a isso.

Cachoeira da Fumaça. imperdível vale a pena os 12km ida e volta.é apreciar a paisagem e chorar.

Cachoeira do Mosquito. Caminhada leve e muito linda.

Poço do Diabo. Não deixem de ir.

Salão das Areias Colorias. Caminhada leve

Enfim o que puderem fazer, façam vale cada centavo ali deixado.
77 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lugares fantásticos
Miguel
por Miguel
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Sendo leitor deste site e sabendo que as dicas fornecidas aqui foram muito úteis, decidi colaborar: eu e minha esposa passamos quinze dias na Bahia, desses, oito na Chapada Diamantina. Alugamos um carro em Salvador e fomos para a Chapada.

Primeiro em Mucugê, cidadezinha ao sul, com cara de interior e que guarda um aspecto colonial. Ficamos hospedados na Pousada Monte Azul. Lugar muito bom, preço justo e ótimo atendimento. Nosso primeiro passeio foi à Cachoeira do Buracão, em Ibicoara (100km). Um dos lugares mais fantásticos que já vimos e, sem dúvida, o visual mais belo de toda a Chapada. Imperdível! O dono da pousada fez contato com um dos melhores guias da região (Joaab), que nos levou para fazer uma trilha pelo leito do rio Cumbuca, ver algumas inscrições rupestres e assistir ao pôr-do-sol no alto do Morro do Cruzeiro, tudo em Mucugê. Na cidade, ainda conhecemos o Cemitério Santa Isabel, em estilo bizantino.

No caminho para Lençóis, onde ficaríamos mais cinco dias, passamos por Igatu, cidade com várias casas construídas em pedras, pelos antigos garimpeiros. Fomos ao Poço Azul, em Nova Redenção. Um lago fantástico, numa gruta subterrânea. Em Lençóis, ficamos acomodados na Pousada da Fonte. Acomodações simples, mas com serviço e preço ótimo. Contratamos um guia (R$80,00 por dia) indicado pela proprietária, que nos acompanhou todos os dias a vários lugares.

Alguns passeios interessantes que fizemos: Gruta da Lapa Doce, Gruta do Lago Azul, Gruta da Pratinha, Morro do Pai Inácio (imperdível ao entardecer), Serra das Paridas e Cachoeira dos Mosquitos. O passeio ao Pantanal de Marimbus é muito cansativo. São várias horas mal acomodados em uma canoa e com uma paisagem monótona. Só o final, nas piscinas do rio Roncador, comer mangas que caem maduras no chão no meio da trilha e o almoço no bar da Dona Lourdes, na Vila Remanso, é que valem a pena.

Os passeios que são feitos próximos à cidade, no rio Serrano e no Ribeirão do Meio também não são muito atraentes. Deixamos de fazer dois passeios que dizem valer a pena: as cachoeiras da Fumaça e da Fumacinha, ambos os casos por estarem secas, devido à falta de chuvas no período. A noite em Lençóis é bem agitada. Bons restaurantes (jantamos várias vezes no La Bodega) e um comércio variado.

Lembre-se: se você pretende conhecer a Chapada, não esqueça que, na maioria dos passeios que fizer, vai se deslocar de carro (em estradas de chão) por dezenas de quilômetros, caminhar muito e, em alguns casos, por trilhas bem difíceis. É uma mistura de cansaço e satisfação. Esteja preparado fisicamente.
148 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Vá a Ibicoara, e veja a melhor versão do futuro da humanidade
Usuário sem foto
por fabiane boldrini
Esteve lá a dois em 2016 e achou Excelente!
A primeira vista Ibicoara parecia uma cidade qualquer do interior do Brasil, mas com o passar do tempo fomos vivendo uma experiência única neste lugar, nos fazendo ter a certeza de que é um lugar especial. Além das Cachoeiras mais lindas da Chapada, em Ibicoara encontramos alguns projetos e pequenas atitudes de encher o coração de esperança! 
3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

1 2 3 4 5 >
Mostrando 1 a 15 de 117 dicas sobre Chapada Diamantina

Mais dicas da Chapada Diamantina

Planeje sua ida