OSWALDO
tem 68 anos, mora em RIO DE JANEIRO, já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Natal de Luz em Gramado
Gramado Esteve lá com a família em Dezembro/2015 e achou Excelente!

Estive lá com a família no período de 14 a 20 de dezembro de 2015.
seguem algumas dicas que considero importante para um melhor aproveitamento do passeio.

A cidade: pra quem vai pela primeira vez é uma cidade muito bonita, bem cuidada e funcional. não há flanelinhas, pedintes ou camelôs nas ruas. não há faróis de trânsito. os cruzamentos principais são feitos através de rotatórias. há várias faixas de pedestres onde basta colocar os pés na faixa, que os carros param. a arquitetura dos imóveis é diferenciada. o trânsito é muito bom, mesmo nesta época em que a cidade está superlotada. piora um pouco entre sexta e domingo quando vários carros de porto alegre sobem a serra para o final-de-semana.
não há caixas eletrônicos na cidade. A sensação é de estarmos fora do brasil.

Temperatura: imprevisível, um dia estava 36 graus e no dia seguinte 14 graus. apesar do verão a noite sempre esfria um pouco. leve alguns agasalhos.

Passeios/atrações: há muita coisa o que fazer na cidade, com atividades bem diversificadas, restaurantes, parques, museus, exposições, eventos noturnos, entre outros. alguns ficam no centro e outros um pouco mais distantes.

Transporte: gramado é uma cidade pequena e o centro pode ser percorrido totalmente a pé, contudo você vai precisar de transporte para alguns deslocamentos. vejam algumas opções:

* bustour - ônibus de turismo com 2 andares, aberto na parte de cima oferecido pela brocker turismo ao preço de r$ 59,00, que passa por várias atrações de gramado e canela. utilizei e não recomendo. os horários são mais ou menos respeitados, mas ele é muito lento e você perde muito tempo com o trajeto a lugares que você não deseja ir.

* taxi - são poucos na cidade cerca de 35 no total. aumentando um pouco a frota neste período, mas insuficiente para a demanda. se o seu hotel fica um pouco afastado do centro você vai precisar de um. evite utilizá-los nos horários que antecedem e após o término dos espetáculos noturnos (nativitaten, grande desfile de natal e korvatunturi). você pode ficar muito tempo aguardando. para pegar um taxi somente nos pontos fixos em algumas esquinas do centro, através de telefones fornecidos em cartões pelos próprios taxistas ou ainda solicitando a recepção do seu hotel.

* aluguel de carro - entendo esta ser a melhor opção para gramado, pelo menos para os dias com as atrações fora do centro. notadamente se estiver com família. fica mais em conta que o bustour e permite uma melhor mobilidade. atenção: não alugue por quilometragem livre. dificilmente você irá percorrer mais de 40 km por dia ( a não ser que pretenda ir a lugares mais distantes como nova petrópolis, bento gonçalves e outros).

*onibus urbano - não utilizei

alimentação: a grande maioria dos restaurantes fica no centro da cidade, com várias opções de cardápio e preços. muitos deles te pegam e levam de volta para o hotel. fui em alguns e o que mais gostei e gostaria recomendar não foi nem o mais caro nem o mais bonito. chama-se empório canela e fica próxima a igreja de pedra em canela, na rua felisberto soares 258. comida deliciosa e preço justo.
caso optem pelo famoso café colonial uma dica é ir com bastante apetite. a variedade e quantidade é absurda. o preço é em torno de r$ 80,00. neste caso recomendo o bela vista.

algumas atrações: a maioria dos parques funciona entre 9 e 17 horas. consulte.

* -snowland- imperdível, notadamente para quem tem crianças e adolescentes. vai ser difícil tirá-los de lá. há várias opções de preços dependendo de que você vai utilizar. para acesso ao vilarejo (pista de patinação e lojas) não há necessidade de muito agasalho (+ - 16 graus) e para o mirante a temperatura é bem agradável sem necessidade de agasalho. neste local há um espaço kids, muito bom para menores e 4 anos que não podem fazer nenhum esporte no parque e um grande restaurante com visão para a montanha de neve.
reserve algumas horas para esta atração. vá o mais cedo possível. evite filas. o local enche muito.

* parque florybal- crianças e adultos se divertem muito. reserve de 2 a 3 horas para a visita. o parque é muito grande. prepare as pernas. há algumas subidas e descidas. recomendo.

* parque caracol e bondinho - muito bonito, vale a pena conhecer. lindos visuais para belas fotos.

* mini mundo - também muito interessante. foco nos detalhes. incrível. evite dia de sol intenso. local totalmente aberto sem proteção. se possível vá logo cedo ou no fim da tarde.

* lago negro - um belo lugar para conhecer e para belas fotos.

lojas de chocolates: lojas grandes são encontradas na via entre gramado e canela. no centro de gramado também encontramos várias lojas com grandes variedades de tipos, tamanhos e preços. particularmente gostei da florybal.

tour de vinhedo: gostei mas não foi o que eu esperava. fiz pela brocker turismo, com visita as fábricas de malharias em nova petrópolis (preços caros) vinícula miolo (visita muito rápida, ênfase comercial), show room da tramontina (muito longo, meramente comercial, preços não compensam), ótimo almoço, trem maria fumaça muito divertido).

espero ter ajudado.
oswaldo.

175 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil