Luciano
tem 40 anos, mora em Fortaleza, já enviou 5 dicas

Minhas Dicas (5)

Noites em Lençois, dias aos passeios: parte 5 (conclusão) - Dicas: carro, passeios, comida, pernoitamento
Chapada Diamantina Esteve lá com a família em Julho/2015 e achou Excelente!

algumas dicas gerais sobre a nossa viagem:
- carro: o ideal seria alugar um carro em salvador, pois é bem menos caro do que lençois (cerca de 120 reais por dia em vez de 180). porém, cuidados que algumas trilhas, como aquela das ruinas de igatu, são bem pesada por um carro normal (não alto). mais dá para ir com carro normal em qualquer lugar que nos visitamos.
- passeios: o primeiro dia em lençois procuramos por várias agências e na associação de guias (acvl, me parece o nome).... o preço da guia (julho 2015) é 120 rs por passeio, e os roteiros de 1 dia com agência são numa faixa média de 150-200 rs por dia por pessoa tudo incluído (transporte, guia, refeição, gasto da entrada se tiver, etc...). se não tiver necessidade de carro (sossego, ribeirão do meio, serrano), sai mais em conta, mas neste caso contrate o guia direito. claro, nos roteiros de 2/3/4 dias tem que adicionar o pernoitamento etc... o preço sai bem mais caro. o preço do carro faz bastante diferença.
contratando direito com as guias da associação, vai sair mais em conta, más se, como nós, não tem carro, o preço pelo tudo incluído não é muito longe daquele da agência.
- dinheiro: tem o banco do brasil na praça principal, a maioria dos lugares em lençois passa cartão, porém para os passeios tem que levar dinheiro trocado.
- pernoitamento: fomos sempre em lençois, na pousada lua de cristal (excelente escolha! donna rosi é uma jóia de passõa). para quem quisesse viajar também por 2/3 dias, o ideal é se programar e pernoitar na cidade mais perto (capão-mucugê-ibicoara etc...). como que não é simples programar-se antes, data a grande quantidade de maravilhas na chapada, uma boa escolha poderia ser reservar 2/3 noites e se se organizar na hora. porém, se for alta temporada, não sei quanto rápido esgotam as reservas...
- comida: lençois é linda, e cheia de lugares legais. opções ótimas e baratas pelo almoço que a gente experimentou são:
1) fundo de quintal (comida a quilo excelente, cerca de 30 rs por quilo. a noite abre em comenda, pode se organizar com a dona para uma deliciosa galinha caipira... vai chegar muita comida!)
2) o bode grill (comida a quilo excelente, cerca de 35 rs por quilo. a noite faz somente rodízio de pizza a 20 reais.... ótimo preço e pizza razoável, más não pergunte um italiano (como na maioria de pizzarias no brasil)).
3) da zilda (ótima carne temperada, talvéz a melhor que a gente comeu em lençois, comida simples e gostosa.)
4) o lugar ao lado de da zilda: comida simples e bem feita.

pelo jantar, fomos nos
- quilombola (comida boa, moqueca ótima!)
- el jamiro (a gente comeu somente uma pizza, boa: ótimo lugar para aperitivos).
- namoranga (não fomos muito satisfeitos: comida razoável mas carne ruim. um pouco caro pelo nível que a gente comeu)
- bodega (bom para quem quer um jantar mais particular: lugar muito lindo, com música ao vivo. comida bastante boa, alguns pratos refinados. prove o sorvete de caffé com castanhas caramelizadas no final: é uma delicia!!)
- cozinha aberta (cozinha de alto nível mesmo, pratos refinados. massa caseira deliciosa. o preço é um pouco mais alto más a qualidade compensa de longe. altamente aconselhado como opção para um jantar especial).
- café são benedito (ótima opção para antes ou depois do jantar. lugar com atmosfera linda, sorvetes e tortas gostosas, café razoável más com algumas escolhas bem gostosas: o café são benedito, com canela entre outros temperos, é muito bom!)

para concluir. a chapada é um paraíso, lençois uma jóia. não tem como se arrepender...

37 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Noites em Lençois, dias aos passeios: parte 4 - Tudo Maravillhoso...
Chapada Diamantina Esteve lá com a família em Julho/2015 e achou Excelente!

O Último dia a gente foi pelo Passeio do Serrano, acima de Lençois (não precisa do carro): sempre com guia (sugiro, mas quem quiser pose evitar.... porém cuidados no salão de areias, que dai para se perder!), visitamos a Cachoeira da Primavera, Salão de areias, e a cachoeirinha. Passeio de 2 horas e meia, bem tranquilo. No começo, não colocamos esta trilha no plano, pois achavamos de ter visto coisas bem mais emocionantes. Fomos errados: sugiro muito este roteiro, pois tem lugares de paz (como a cachoeirinha) muito lindos.

Ah, no dia do Roteiro do Pai Inacio, a gente parou na casa dos Doces, no Povato de Campos de São João (Palmeiras). A dona da casa, super-gentil, prepara doces caseiros, liquores e geleias deliciosas: tamarindo, morango, etc.... . Os Doces d'Afra (o nome da mãe dela) são super, experimente o chocolate com Licorí!!!

9 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Noites em Lençois, dias aos passeios: parte 3 - Tudo Maravillhoso...
Chapada Diamantina Esteve lá com a família em Julho/2015 e achou Excelente!

- Em seguida, a gente foi fazer um roteiro de 2 dias:
Primeiro dia: Cachoeira das orquídeas, do Recanto verde e do Buracão.
Fomos de manha cedo (6:30), de carro, com a nossa guia Nildo, de Lençois até depois de Ibicoara (demora, se não lembro errado, perto de 3 horas). Daí começamos, junto com um guia local (Joelder Dourado, muito atencioso), uma trilha bastante tranquila de 1 hora passando pelas primeiras duas cachoeiras (o recanto verde é uma jóia!!), até chegar num ponto aonde passava o Rio. Aí começou o show mesmo: mergulho na agua do Rio com colete, subida do canyon (lindissimo!!!) nadando, até a boca da Cachoeira do Buracão. A vista é chocante, pois a cachoeira é muito, muito poderosa. Um espectáculo indescritível, e dá para ir abaixo dela encostando-la!!!! A volta, fomos pernoitar em Mucugê, cidade linda. Tempo permitindo, dê uma olhada ao cemitério Bizantino... fomos hospedados na Pousada Pé de Serra (aconselhada!), e comemos ótima picanha num restaurante na praça principal (o nome tem picanha...)... mais especifique mal passada!
Segundo dia: Ruinas de Igatu, poço Azul e Encantado.
De Mucugê, fomos por uma trilha até a cidade de Ruinas de Igatu (cuidados: para quem usasse seu próprio carro, dai para ir más as ruas de terra aí são horríveis!!). Posto tranquillo com aura encantada, gostamos muito, embora não tinha nenhuma maravillha para ser vista. Daí, fomos pelo Poço encantado: uma descida dentro da gruta por 5 minutos nos levou por um espectáculo que nos deixou sem palavras. Só contemplação (P.S.: criança pode entrar somente acima de 11 anos). As inúmera fotos do poço pela Internet explicam, porém somente em parte, o que vai ver. Sensações imperdíveis. Concluindo, fomos pelo Poço Azul: aí é permitido mergulhar, e o comentário é muito parecido ao do Poço encantado: chocante! Porém, cuidados que é bem diferente do primeiro: tem que ver os dois!!

10 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Noites em Lençois, dias aos passeios: parte 2 - Tudo Maravillhoso
Chapada Diamantina Esteve lá com a família em Julho/2015 e achou Excelente!

- Fizemos o chamado Roteiro 1: Mucugezinho e Poco do Diabo, Gruta da Lapa Doce, Gruta Azul e Pratinha, e Morro do Pai Inacio.
Este roteiro é muito bom, super tranquilo, e é o ideal para quem tem pouco tempo. Pode ser feito sem guia, porém cuidados com os tempos, é muitas coisa para ver e os lugares não são super perto. Prepare-se bem sobre as ruas!
Mucugezinho e o poço do Diabo, são lugares bonitos, o segundo sendo uma cachoeira aonde, se quiser, dai par fazer tirolesa ou rapel (a parte). Dai para chegar de baixo da cachoeira nadando, muito lindo!
A Lapa doce é uma gruta grande e escura aonde passeamos, capacete e pilha na cabeça, por uma hora admirando lindos estalactites e estalagmites.
A gruta azul e a gruta da pratinha são parte de uma propriedade particular chamada de fazenda da Pratinha, portanto se paga o ingresso (20 RS). A gruta azul é uma pequena gruta com agua cristal, que fica de cor azul quando os raios de sol vão clarear. Só contemplação. É uma versão baby dos poços azul e encantado: linda!
A pratinha é uma linda gruta onde pessoas podem mergulhar, mascara a respirador, entre os peixes (a parte, 20 RS, aconselho), e tem ao lado uma linda lagoizinha de agua clara, morna e superlimpa, aonde, se quiser, dai para fazer tirolesa (mais tranquila: para quem tem vontade, sugiro aquela no Poço do Diabo).
O caminho acaba com o Morro do Pai Inacio, onde com uma subida tranquila de 20 minutos se admira uma vista de 360 grau. Lindo, especialmente pelo Pôr-do-Sol.

33 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Noites em Lençois, dias aos passeios - Tudo Maravillhoso...
Chapada Diamantina Esteve lá com a família em Julho/2015 e achou Excelente!

Fomos eu, minha noiva e nossos dois filhos de 7 e 13 anos: a Chapada Diamantina é incrível! Fiquemos 8 dias em Lençois (uma jóia no meio da Bahia, lindissima!) , e fizemos vários passeios com o auxilio de um guia. Em quase todo os passeios, nos tomemos contacto com um guia nota 10, Nildo: foi super-prestativo, muito gentil e atencioso, especialmente nos ajudou muito com nosso filho menor, que o adorou! Deixo o tel. dele: (75) 99661998... super gente boa!

Todos os passeios foram maravilhoso: cada um tem a sua unicidade e não dai para dizer o que foi que a gente gostou mais. Fizemos

- Cachoeira da Fumaça por cima. Sugiro muito levar um guia. Trilha de 7km (ida), Subida pesadinha na primeira hora, mais dai para fazer, depois passeio tranquilo em plano por outra hora. A Fumaça é lindíssima, espetáculo chocante ver o vento que levanta a maioria da água da cachoeira! Paradinha para ver o poço abaixo da cachoeira (384 metros de caida) deitados numa pedra... não recomendado para quem sofre de vertigem! Na volta, parada na cachoeira do Riachinho. Linda, com agua amarelada e.... fria. Ideal para descansar após da trilha.

- Cachoeira do Sossego. Sugiro muito levar um guia. Rapaz, esta trilha (6 km ida) é não trivial. Choveu na noite, e o Rio estava bem cheio, em condições ao limite para ir (com diz o guia, Joel). Tivemos que fazer 5-6 travessias do leito do Rio, descalços sobre as pedras molhadas, e alguns delicados passagens nas pedras ao lado do Rio. Ma valeu a pena! A Cachoeira é lindíssima, bem poderosa, mergulhar nas suas aguas bastante frias foi show depois do cansaço. Na volta, passagem para Ribeirão do meio (ladeira lisa aonde escorre agua, e poças de agua escura entre elas). Muito legal e tranquilo para relaxar.

14 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil