Capital paulista da aventura, Brotas é uma das pioneiras quando o assunto é esporte radical. Cercada por mais de 30 cachoeiras formadas pelo caudaloso rio Jacaré-Pepira, a cidadezinha rural recebe visitantes ávidos por praticar bóia-cross, rafting e canyoning. Fora d'água também tem emoção de sobra, como rapel em paredões, trekking, mountain-bike e off-road por trilhas de mata nativa, além de tirolesas gigantes que cortam belos vales.

Cachoeira da Água Branca forma piscina natural perfeita para banhos


Engana-se, porém, quem imagina que Brotas é destino apenas para viciados em adrenalina. Há atividades para todos os tipos de visitantes - dos que curtem apenas uma leve caminhada aos acostumados a praticar arvorismo em circuitos que exigem músculos de aço. 

Não é difícil observar, em meio às turmas de esportistas, famílias se divertindo na terra, na água e no ar.

Canyoning: Adrenalina garantida! -
Canyoning: Adrenalina garantida! - Enviada por bob
Muitos dos atrativos naturais e campos de aventura concentram-se em propriedades particulares nos arredores de Brotas. Para curti-los, é preciso pagar uma taxa de ingresso ou contratar os serviços das agências especializadas em passeios, instaladas no Centro. 

Não deixe de fora do roteiro algumas das cachoeiras mais bonitas da região, como Cassorova, com duas imensas quedas; Astor, procurada para a prática de canyoning; e Água Branca, a preferida para banhos em função da piscina natural.

Descobrindo Brotas Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida