Uma das portas de entrada para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - Petar -, a pequena Apiaí guarda as cavernas mais preservadas da bela reserva. A cidade abriga também o Parque Municipal Morro do Ouro, com trilhas e minas desativadas, ainda pouco exploradas pelo turismo.

Artesanato: Argila é matéria-prima para belos trabalhos<br>
Artesanato: Argila é matéria-prima para belos trabalhos
Foto: Miguel Schincariol - FCVB-SP

Parque Municipal Morro do Ouro tem trilhas e minas desativadas 

Além da natureza exuberante, Apiaí é famosa por sua rica tradição em artesanato de argila. Por conta do isolamento geográfico da região, no passado, a população local necessitava produzir peças e utensílios de cozinha para uso próprio. O costume cruzou gerações e alguns objetos, como a moringa tri, viraram símbolo da cidade.

Os trabalhos podem ser apreciados na Casa do Artesão, onde há esculturas, panelas, travessas, cuias para água, tudo feito em argila pelos artistas da Associação Alto Vale do Ribeira

O espaço reúne, ainda, peças em madeira, palha, taquara, taboa, bucha vegetal e material reciclado. Em uma das salas funciona o Museu da Cerâmica, com obras antigas produzidas na região. No Núcleo do Artesão, no bairro Encapoeirado, é possível acompanhar a confecção dos objetos e colocar a mão na massa.

Mais informações sobre Apiaí

DDD 15

Distâncias
São Paulo: 323 km - acesso pela SP-250 e SP-280
Curitiba: 174 km - acesso pela BR-476

Informações turísticas
Rodovia SP-250, Km 320
Tel: 3552-1717

Casa do Artesão
Praça Jonas Dias Batista, 9
Tel: 3552-4139

http://www.apiai.sp.gov.br