Escondida no Vale do Itajaí e a apenas 30 quilômetros de Blumenau fica a cidade "mais alemã do Brasil". O título não foi conferido por acaso à Pomerode, levando-se em conta que o pequeno município é formado, em sua grande maioria, por descendentes dos imigrantes germânicos. Além da quantidade de pessoas louras, altas e de olhos azuis, o idioma complicado é ouvido com freqüência, tanto nas residências quanto nas ruas, lojas e bares.

Tradições: Música e dança animam a Festa Pomerana<br>
Tradições: Música e dança animam a Festa Pomerana
Foto: Noir Studio - Divulgação Santur

Rota do Enxaimel conduz a ateliês e confeitarias repletas de delícias

Outra característica típica que remete ao Velho Mundo é a arquitetura, formada por construções no estilo enxaimel. As casinhas de madeira dominam a paisagem de ruas de paralelepípedos e avenidas arborizadas. Boa parte se concentra no bairro Testo Alto, que faz parte da chamada Rota do Enxaimel. Algumas casas funcionam como ateliês e outras, como deliciosas confeitarias.

Hobbies e hábitos também foram preservados em Pomerode, onde o clima bucólico convida a um passeio pelos clubes de caça e de tiro ou a uma bela refeição à base de chucrute, marreco recheado, kochkase (queijo temperado) e muitas cucas para arrematar.

Para participar das tradições, visite a cidade em janeiro, quando acontece a Festa Pomerana. São dez dias de evento regados a muito chope, música, dança, comida típica e competições como o knüppelwerfe (arremesso de bastão) e o scheibenschiessen (tiro ao alvo). O ponto alto é o casamento - de verdade - em que noivos e convidados vestem roupas de época para reproduzir a colonização alemã no Brasil. Na quinta-feira anterior à cerimônia é celebrado o quebra-cacos, quando os casais quebram as louças para trazer sorte à união.

Por falar em louças, a compra de porcelanas é programa imperdível em Pomerode. Em muitas lojas, itens com pequenos defeitos são vendidos a preços baixíssimos. A regra vale também para os estabelecimentos especializados em utilitário de madeira, como tábuas de carne, saladeiras e bandejas. Para quem está com os pequenos, vale esticar o passeio até o Zoológico. Fundado em 1932, é o terceiro mais antigo do país e o maior de Santa Catarina, com mais de 1.200 animais de cerca de 200 espécies.

Mais informações sobre Pomerode

DDD 47

Informações turísticas
Portal Turístico Jorge Lacerda (Portal Sul)
R. XVde Novembro, 825
Tel: 3387-2627
Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege (Portal Norte)
R. Presidente Costa e Silva, s/n
Tel: 3387-3420

Distâncias
Florianópolis: 179 km - acesso pela BR-101 (até Itajaí), SC-470 (até Blumenau) e SC-418
Blumenau: 27 km - acesso pela SC-418

Endereço
Zoológico
R. Hermann Weege, 180
Tel: 3387-2659
http://www.pomerzoo.org.br

http://www.pomerode.sc.gov.br/turismo