Um dos destinos mais concorridos do litoral catarinense quando o verão chega para valer, Garopaba oferece de tudo um pouco, reunindo os variados estilos de turistas. Por lá, as famílias encontram infraestrutura e serviços essenciais que garantem conforto e comodidade, enquanto os surfistas deliram com as excelentes ondas da selvagem praia do Silveira. Já a turma jovem marca presença na praia da Ferrugem - bonita e badalada, reúne dunas, mar cristalino, bares e quiosques que lotam dia e noite. Nem mesmo o acesso precário por ruas de terra desanima a galera.

À Beira Mar: Casario açoriano enfeita a paisagem<br>
À Beira Mar: Casario açoriano enfeita a paisagem
Foto: Renata Hinnig - Santur

Praia da Ferrugem tem dunas, mar cristalino, jovens e muito agito

A antiga vila de pescadores, descoberta pelos hippies e surfistas nos anos 70, deixou boa parte do bucolismo para trás, mas preserva ainda algumas ruas de chão batido, a pitoresca igrejinha branca na orla da praia central - sempre tomada por coloridos barquinhos - e o ambiente rústico da praia do Ouvidor.

Também intactas estão as gigantescas dunas de Siriú - um deleite para os adeptos do sandboard -, e as trilhas que conduzem a mirantes naturais emoldurados por cenários intocados. Um dos caminhos, com seis horas de duração, leva à charmosa Praia do Rosa, escolhida pelas baleias-francas para procriar e amamentar seus filhotes entre os meses de junho e novembro.   

O estilo do mundo do surf predomina no comércio de Garopaba. Palco de campeonatos nacionais e internacionais, a cidade conta com diversas casas especializadas em sucos, produtos naturais, pranchas e acessórios, além de uma imensa loja da grife Mormaii, referência quando o assunto é o esporte das pranchas.

Quem não faz parte da tribo, encanta-se com os tapetes artesanais produzidos na região ou, ainda, com os objetos de decoração importados da Indonésia.

Descobrindo Garopaba e Ferrugem Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida