Por Editoria Férias Brasil

Manter a forma em Floripa não é nada difícil. Da geografia às intervenções urbanísticas, a ilha é perfeita para a prática de esportes dentro e fora d´água. 

Para quem não tem experiência, as escolinhas incentivam os primeiros passos com aulas para iniciantes – tem instrutores de surf em Barra da Lagoa e de wind, kitesurf e stand up paddle na Lagoa da Conceição. E mais: “batismo” em mergulho nas ilhas do Arvoredo, de Mata Fome e das Aranhas, além da praia dos Ingleses, onde há um navio do século 19 naufragado.

Na praia da Joaquina, o aluguel de equipamentos incentiva a prática do sandboard. Dos morros da região partem os voos duplos de parapente, enquanto as trilhas conduzem à praias selvagens e acessíveis apenas para quem enfrenta, a pé, subidas e descidas em meio a terra e muitas pedras. Para pedalar, aposte nos caminhos que levam às praias do Sul, as trilhas são mais lights, há estradas rurais e o tráfego é menor.

Surf

#1 de 6 Atividades ao Ar Livre em Florianópolis

Nas praias do Leste e do Sul as boas formações atraem os surfistas, sendo Joaquina e Mole as preferidas para a realização de campeonatos nacionais e internacionais.

Surf
Surfistas fazem a festa nas boas ondas da Joaquina Foto: Christian Knepper (Embratur)

Sandboard

#2 de 6 Atividades ao Ar Livre em Florianópolis

O surf em dunas de areia é famoso em Joaquina. Na praia há aluguel de pranchas de madeira para a prática do esporte.

Sandboard
Sandboard é praticado ans dunas da praia da Joaquina Foto: Beto Westphal (Santur)

Trekking

#3 de 6 Atividades ao Ar Livre em Florianópolis

Belas trilhas contornam a ilha e levam a mirantes que descortinam ângulos únicos das praias.   Considerado um dos mais bonitos trekkings de Floripa, a Trilha da Lagoinha do Leste leva à intocada praia que dá nome ao caminho, passando  por mirantes magníficos, margeando costões. São cerca de três horas de caminhada em meio à Mata Atlântica,... leia mais

Lagoinha do Leste
Lagoinha pela trilha do Pantano do Sul, após 2,5 km de caminhada no morro! Foto: Ana

Windsurf e kitesurf

#4 de 6 Atividades ao Ar Livre em Florianópolis

As águas calmas da Lagoa da Conceição são as preferidas dos adeptos do wind e do kitesurfe, que também marcam presença nas praias do litoral Norte, em especial em Ponta das Canas e Jurerê. leia mais

Windsurf e kitesurf
Galera aproveitando um dia de sol e vento na Lagoa Enviada por Rod

Mergulho

#5 de 6 Atividades ao Ar Livre em Florianópolis

Os melhores pontos para mergulho de garrafa ficam na cidade vizinha de Bombinhas, que abriga o Parque Nacional Marinho da Ilha do Arvoredo, com naufrágios e rica vida marinha. Há atividades para mergulhadores experientes e também para quem nunca mergulhou. A viagem de barco dura cerca de uma hora. Também é possível praticar atividade nas... leia mais

Ilha do Campeche
Chegada de barco na Ilha do Campeche Enviada por Mary Andreassa

Parapente

#6 de 6 Atividades ao Ar Livre em Florianópolis

Dos morros que circundam as praias Mole e Brava e a Lagoa da Conceição partem os vôos duplos de parapente. A aterrissagem acontece em meio ao burburinho da praia Mole.  

Mais atrações e informações de Florianópolis

Planeje sua ida