O título de Jardim da Serra Gaúcha é perfeito para Nova Petrópolis. Em cada recanto da tranquila cidadezinha colonizada pelos alemães há espaços floridos. Não é à toa que a Praça da República, no coração da cidade, é chamada de Praça das Flores, tamanha a variedade de cores e de espécies. A paisagem bucólica é reforçada ainda pelas casas de madeira, com arquitetura enxaimel.

Ninho das Águias: Poin reúne adeptos do voo livre<br>
Ninho das Águias: Poin reúne adeptos do voo livre
Foto: Márcio Link
Outra característica marcante de Nova Petrópolis é a gastronomia. A terra do café colonial reúne os restaurantes mais estrelados do país quando o assunto gira em torno das típicas receitas caseiras italianas e alemãs. Nas mesas, os fartos banquetes vão além de cucas, pães, geléias e folhados.

Entre os estabelecimentos mais concorridos estão os tradicionais Colina Verde, famoso pela variedade; e o Opa's Kaffeehaus, que produz quase todos os 45 itens servidos aos clientes. Caso a consciência pese mais que o estômago, aproveite para fazer boas caminhadas pela Avenida 15 de Novembro, repleta de lojas de malhas e de artefatos em lã e couro.

Ninho das Águias tem rampas para voo livre e vista panorâmica

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da região, faça um tour rural. O passeio Caminhos de um Povo, percorre propriedades de imigrantes, incluindo degustação de chás e apresentações de música e dança típicas.

Já para apreciar a beleza natural da região, que tem como cartão-postal o Vale do Caí, suba ao Ninho das Águias, um mirante a 720 metros de altura com rampas para a prática de paraglider.

Descobrindo Nova Petrópolis Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais