Nenhuma outra cidade do mundo ostentaria com tanto charme o título de “Maravilhosa” como o Rio de Janeiro. Aos caprichos da natureza, que colocou mar e montanha lado a lado em perfeita harmonia, juntam-se o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Maracanã e o estilo de vida despojado e festeiro do carioca. Mais que um cartão-postal, o Rio é um estado de espírito, sempre alegre e de alto-astral. Também, pudera – a cidade tem cerca de 30 quilômetros de orla contornada por calçadões e ciclovias tomadas por gente o dia inteiro caminhando, pedalando, correndo ou apenas observando o movimento.

Bares e casas noturnas revelam as muitas facetas da boemia carioca


Além das praias – da democrática Copacabana à extensa Barra da Tijuca, passando pela neo-hippie Ipanema – tem ainda a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque do Flamengo e a Floresta Tijuca, emolduradas por belos cenários naturais e espaços de sobra para a prática de esportes ao ar livre. 

E desde a Olimpíada Rio 2016, tem mais: a nova Praça Mauá, na Zona Portuária, repleta de atrações como o Museu do Amanhã, o AquaRio, o Mural Etnias - com grafites do artista plástico Kobra - e a Orla Conde.  

Rio de Janeiro: Imagem é cartão-postal do país<br>
Rio de Janeiro: Imagem é cartão-postal do país
Foto: Pedro Kirilos - Riotur
O Rio, porém, também é da noite. No bairro da Lapa, ponto de encontro dos fãs do samba, também abre espaço para os mais diversos estilos musicais que invadem casas como o Circo Voador e a Fundição Progresso.

Pertinho da Lapa, a antiga capital do Império e da República guarda um belíssimo acervo arquitetônico dos séculos 19 e 20 que hoje abriga museus e espaços culturais. Reunidos no Centro da cidade, os prédios podem ser conhecidos em um passeio a pé pela Cinelândia, onde estão construções como o Theatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes; e arredores da Praça XV, contornada pelo Paço Imperial, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França-Brasil... 

Uma vez na região central, aproveite para aportar no bucólico bairro de Santa Teresa, com ruas estreitas e repletas de sobrados que funcionam como ateliês, bares e lojas. Os novos bondes começaram a circular no fim de julho em um pequeno trecho de 1,7 km, entre os largos da Carioca e Curvelo. Até outubro, o passeio é de graça e acontece de segunda a sábado, das 11h às 16h. As obras continuam até 2017, quando os bondes deverão estar circulando por toda a malha de 10,5 km de trilhos, levando ao Largo das Neves e ao Silvestre.    

Badalada por natureza – o Rio é sede de grandes eventos culturais e esportivos ao longo do ano -, a cidade fica ainda mais movimentada no verão, quando as duas principais festas do país atraem gente do mundo todo. No Réveillon, toneladas de fogos de artifício colorem os céus de Copacabana para saudar o Ano Novo, enquanto no Carnaval a folia toma conta das ruas, tendo sua apoteose no Sambódromo, cenário dos concorridos desfiles das escolas de samba. 

E por falar nas agremiações, assim como elas e os times de futebol, todo carioca tem seu boteco do coração. Programa obrigatório depois da praia, o chopp bem tirado conduz aos botequins – pés-sujos ou bem limpinhos - onde petiscos como caldinho de feijão, pastéis e sanduíches de pernil valem por uma refeição.

Descobrindo o Rio de Janeiro Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais