A pacata cidadezinha do Vale do Paraíba guarda - tanto no Centro quanto nos arredores - uma infinidade de atrativos naturais e culturais. Os cartões-postais ficam por conta das antigas fazendas de café que, preservadas, abrigam pousadas ou oferecem visitas guiadas com direito a uma viagem no tempo.

Fazenda da União: Visita pode incluir shows de dança afro<br>
Fazenda da União: Visita pode incluir shows de dança afro
Foto: Pousada Rio das Flores
É o caso da Fazenda União, de 1836. Os tours, que devem ser agendados com antecedência, apresentam o belo casarão e seus móveis e objetos de época. O passeio pode incluir ainda um almoço com delícias típicas da roça ou o "Jantar dos Barões", com direito a violinos e apresentações de dança afro.

"Jantar dos Barões" é acompanhado por violinos e apresentações de dança afro

Residência de uma família italiana, a fazenda Campos Elíseos, de 1851, é cenário para passeios, cafés coloniais e almoços preparados em fogão a lenha. Criação de animais, engenho, roda-d'água e uma extensa área verde dividem a atenção com a bela mobília.

Além das construções históricas, Rio das Flores abriga também diversas cachoeiras, trilhas e mirantes - o da Boa Vista está entre os mais concorridos por conta da vista panorâmica e do pôr do sol. No Centro, todos os caminhos levam à igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila, onde Santos Dumont e de sua irmã Sofia foram batizados. Apesar de inspirada no suntuoso estilo neogótico, a igreja tem interior bastante simples e aconchegante.

O passeio pela região deve incluir uma visita à vila de São José das Três Ilhas, a 35 quilômetros. O belo conjunto arquitetônico formado por uma igreja de pedra e dezenas de casarões do século 19 compensa a viagem por estrada de terra. No mês de julho, a festa do padroeiro movimenta o povoado com barraquinhas, quermesses e apresentações de corais e bandas da região.

No mesmo mês, as construções urbanas e rurais de Rio das Flores tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Mendes.

Mais informações sobre Rio das Flores

DDD 24

Informações turísticas
Secretaria de Turismo
Tel: 2458-0475

Distâncias
Rio de Janeiro: 180 km - Acesso pela Via Dutra (até entrada para Piraí) e RJ-145
Valença: 19 km - Acesso pela RJ-145
Juiz de Fora: 90 km - Acesso pela BR-040 (até saída 817) e RJ-151

Endereços
Igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila
Praça Presidente Manoel Duarte

Museu de História Regional
R. 31 de Março, s/n

Fazenda União
Estrada do Abarracamento, s/n
Tel: 2453-2940 / 2458-4102

Fazenda Campos Elíseos
Estrada do Guaritá, 2.800 - Sebastião de Lacerda
Tel: 2488-2014/2044

Festival Vale do Café
http://www.festivalvaledocafe.com.br

http://www.riodasflores-artur.com.br