Destino preferido dos cariocas quando chega o inverno, Petrópolis combina o charme das construções do período imperial com o friozinho da serra e a infraestrutura de qualidade - há hotéis confortáveis, bons restaurantes e comércio variado. A natureza exuberante também se faz presente através do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, repleto de trilhas, cachoeiras e mirantes naturais.

Museu Imperial: Prédio reúne beleza e muita história<br>
Museu Imperial: Prédio reúne beleza e muita história
Foto: Leandro Armando

Antiga residência de verão da família real, Museu Imperial guarda mobiliário e  jóias de membros da corte

A apenas 65 quilômetros da Cidade Maravilhosa, Petrópolis conserva muitas das construções da época em que Dom Pedro II passava longas temporadas no agradável destino. Muitos centros culturais funcionam em antigos palacetes e casarões do século 19 - é o caso do principal cartão-postal da cidade, o Museu Imperial. 

O palácio, erguido em 1845 para ser a residência de verão da família real, guarda documentos, mobiliário, jóias e objetos de membros da corte. Para circular pelos cômodos, os visitantes recebem pantufas para não arranhar o piso histórico. Os belos jardins da casa servem de cenário para o espetáculo Som e Luz, com relatos sobre o Segundo Reinado, apresentado nas noites de quinta a sábado.

Para visitar outras atrações no Centro de Petrópolis, como a bela Catedral de São Pedro de Alcântara e casas de personalidades como Santos Dumont, Rui Barbosa e princesa Isabel, vale apostar nos passeios de charrete - adaptados, os veículos ganharam ares de carruagens. 

Não deixe de conferir dois outros ícones da cidade: o Palácio de Cristal, com intensa programação musical; e o Palácio Quitandinha, antigo cassino com salões abertos à visitação. As boas compras também fazem a fama da região. Na Rua Teresa, paraíso dos sacoleiros, há roupas, casacos e acessórios para todos os gostos e bolsos.

Descobrindo Petrópolis Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida