No cenário do vilarejo estão a Casa do Papai Noel, fábricas de chocolate e muitas araucárias. Mas não estamos nos referindo a nenhum destino nórdico e sim ao simpático distrito de Penedo, aos pés da Serra da Mantiqueira. Colonizada pelos finlandeses na década de 20, a região ainda mantém os costumes e a cultura de seus fundadores com direito à vigorosa gastronomia típica - que aqui ganhou a companhia das trutas -, construções em madeira e cercadas por jardins floridos e bailes à moda da Finlândia que colocam todo mundo para dançar.

Recantos: Banho de cachoeira também fazem parte do roteiro<br>
Recantos: Banho de cachoeira também fazem parte do roteiro
Foto: Kardec

Na Serrinha do Alambari, trutários oferecem delícias fresquinhas à base do saboroso peixe


Procurada por casais, Penedo oferece charmosas opções de hospedagem, restaurantes variados e lojas de artesanato com trabalhos em tear. As famílias, porém, também se divertem no destino. O Shopping Pequena Finlândia, além das lojinhas e praça de alimentação, abriga a casa de verão do Papai Noel.

O Bom Velhinho recebe crianças de todas as idades em seu chalé e também na fábrica de brinquedos, onde são produzidos os presentes natalinos. Antes ou depois da visita, deliciar-se com os sorvetes artesanais finlandeses ou com os chocolates e doces caseiros é tarefa obrigatória.

A natureza preservada que emoldura o distrito também faz parte dos atrativos. Trilhas em meio a pinheiros e araucárias são exploradas a partir de cavalgadas e caminhadas que descortinam, ao longo dos percursos, cachoeiras e corredeiras de águas limpas.

Na região da Serrinha do Alambari os destaques são os trutários que, além da pesca, oferecem uma saborosa atividade: degustar os patês e as casquinhas à base do peixe.

Descobrindo Penedo Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida