Fundada em 1700, a pequena enseada de Mangaratiba é pontilhada por hotéis, resorts e condomínios. Com infraestrutura de primeira e variadas atividades de lazer, os empreendimentos se tornaram o grande atrativo da região.

A cidade, porém, oferece praia para todos os gostos. Entre elas estão Muriqui, urbanizada e com quiosques; praia Grande, com vegetação nativa; e a tranquila Ibicuí, com 600 metros de extensão contornados por casas de veraneio e águas mansas perfeitas para a prática de esportes náuticos.

Ibicuí: Águas calmas são perfeitas para esportes náuticos<br>
Ibicuí: Águas calmas são perfeitas para esportes náuticos
Foto: Euclydes de Souza

Ibicuí tem águas calmas e perfeitas para a prática de esportes


Do cais de Mangaratiba partem os barcos que levam às muitas ilhas da região, entre elas, a paradisíaca Ilha Grande.

Quem prefere manter os pés em terra firme encontra cachoeiras, picos e construções históricas que podem ser descobertas através de caminhadas por trilhas. Entre as mais bonitas estão as que cortam a serra do Piloto, com vistas panorâmicas, ruínas de fazendas de café, piscinas naturais e vilas de pescadores.

A cidade orgulha-se também dos prédios que guardam e contam a história da região. Merece destaque a matriz de Nossa Senhora da Guia, erguida no século 19 em estilo barroco e rococó e revestida com azulejos portugueses. Já o Solar do Barão de Sai, um casarão neoclássico do século 19, foi restaurado e transformado em espaço cultural. 

Descobrindo Mangaratiba Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida