As lembranças dos tempos áureos do café estão preservadas nos arredores de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba. Muitas fazendas do século 19 estão abertas à visitação, guardam mobiliário original e promovem saraus e chás nas tardes de sábado que remetem à época dos barões. É o caso das históricas Ponte Alta (1830) e Arvoredo (1854), que também recebem hóspedes e oferecem excelente estrutura de lazer para quem viaja com os pequenos.

Detalhes remetem aos tempos áureos dos barões do café 

Na fazenda Ponte Alta, o passeio começa com uma visita pela propriedade que ainda mantém a senzala e as rodas d'água. Em seguida, um espetáculo com atores vestidos de barão e baronesa apresentam danças do tempo do Império, como polca, minueto e valsa. A festa termina com um farto jantar e muitos casais bailando.

Fazenda Ponte Alta: Visita termina com um grande baile!<br>
Fazenda Ponte Alta: Visita termina com um grande baile!
Foto: Maria Irene de Freitas


Já na Arvoredo, o Chá Imperial tem como atrações as boas-vindas da baronesa e suas mucamas e o café colonial repleto de guloseimas. Também merecem uma visita as fazendas São João da Prosperidade (1830) e a Taquara, do início do século 19 e que ainda continua produzindo o apreciado fruto.

Os fãs da natureza fazem a festa na cachoeira de Ipiabas. Formada por duas quedas, uma de 3,5 metros e outra de cinco metros, oferece deliciosas duchas e piscina natural. A vegetação ao redor é repleta de árvores e cipós e plantas, formando uma bela mata fechada. O acesso é pela estrada Dr. Luiz Novaes.

No mês de julho, as construções tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Valença, Vassouras, Piraí e Mendes. Aproveite para visitar o distrito de Ibiapas, com bons restaurantes e lojinhas de artesanato.

Mais informações sobre Barra do Piraí

DDD 24

Informações turísticas
Tel: 2443-2566

Distâncias
Rio de Janeiro: 130 km
Piraí: 30 km
Volta Redonda: 52 km - Rodovia BR-393

Telefones
Fazenda Ponte Alta
Tel: 2443-5159

Fazenda do Arvoredo
Tel: 2447-2001

Fazenda São João da Prosperidade
Tel: 2442-3194

Fazenda Taquara
Tel: 2443-1221

Festival Vale do Café
http://www.festivalvaledocafe.com.br