Um dos mais belos e estruturados parques estaduais do Paraná - o de Vila Velha - é o cartão-postal de Ponta Grossa. Formada por cavernas, grutas e lagoas, a reserva fica a 24 quilômetros do Centro da cidade e guarda, ainda, esculturas naturais de arenito moldadas ao longo de milhares de anos. A mais famosa das figuras, a que remete a uma taça, é o símbolo do parque.

Parque Estadual: Esculturas em arenito são as atrações <br>
Parque Estadual: Esculturas em arenito são as atrações
Foto: Débora

Cânion Buraco do Padre tem 50 metros de profundidade e uma bela cachoeira

Para facilitar o passeio e a apreciação das formações rochosas, uma passarela de 2.600 metros percorre os arenitos, enquanto monitores prestam informações em dois pontos da caminhada. Também as cavernas com lagos de lençol freático fazem arte das atrações de Vila velha. 

Três grutas são abertas para visitas e, na mais imponente, um elevador desativado funciona como um mirante para a garganta contornada por um paredão de 53 metros de profundidade. Já na Lagoa Dourada, que também é uma caverna, as escarpas são mais baixas, porém, o espelho-d'água é muito maior, com 320 metros de diâmetro.

Fora do parque também há muitas belezas naturais. Merece destaque o Buraco do Padre, um cânion em forma de cone com 50 metros de profundidade e uma bela cachoeira com cerca de 30 metros de queda e piscina natural. O acesso fácil é por trilha e a caminhada dura cerca de 20 minutos. Quem viaja com os pequenos não pode deixar de fora do roteiro uma visita ao Safari's Farm, uma fazenda de criação de antílopes e cervos que promove visitas aos cercados.

Ponta Grossa também tem badalação - e das mais concorridas! Durante a MünchenFest, a festa do chope escuro que acontece entre novembro e dezembro, há apresentações de bandinhas alemãs, barracas com comidas típicas e, claro, concursos de chope de metro. Depois de se acabar na folia, relaxe no Mosteiro da Ressurreição, instalado na zona rural. Diariamente, os monges se reúnem na capela para as orações em canto gregoriano, abertas ao público. O espaço oferece ainda hospedaria para retiros e lojinha com medalhas, velas, licores e pão de mel feitos no local.

Mais informações sobre Ponta Grossa

DDD 42

Distância de Curitiba
113 km - acesso pela BR-376

Informações turísticas
Centro de Informações Turísticas
Av. Visconde de Taunay - Rodoviária
Tel: 3220-1250

Endereços
Parque Estadual de Vila Velha
BR 376, Km 515
Tel: 3228-1539

Buraco do Padre
Fazenda Ponteio - acesso pela estrada para Itaiacoca

Safari?s Farm
BR-376, Km 474 (direção Londrina) - Tibagi
Tel: 3227-3797
http://www.safarisfarm.com.br

Mosteiro da Ressurreição
BR-376, Km 177,5 (direção Londrina)
Tel: 3228-0043
http://www.ressurreicao.org.br

http://www.pontagrossa.pr.gov.br