Por Editoria Férias Brasil

Trabalhos em cerâmica são destaques Trabalhos em cerâmica são destaques
Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu
Na argentina Puerto Iguazú, o centrinho é propício para compras, com lojas concentradas na Avenida Brasil. No Duty Free Shop Puerto Iguazú, entre as aduanas brasileira e argentina, os produtos são legítimos e os preços, baixos. Roupas, artigos esportivos e eletrônicos são vendidos sem impostos. Na hora de comprar é preciso apresentar RG, CNH ou passaporte originais. 

Chega-se a Puerto Iguazú de três maneiras: de táxi, com os ônibus das agências de turismo ou de carro (é obrigatório o porte da Carta Verde, documento que permite livre trânsito de veículos entre Brasil e Argentina – você pode comprá-la via agência de turismo ou pessoalmente nas seguradoras da cidade). 

Na paraguaia Ciudad del Este, do lado de lá da Ponte da Amizade, fuja dos camelôs para fazer compras mais seguras. Roupas, acessórios, perfumes e eletrônicos são encontrados ao lado da aduana paraguaia, no Shopping Del Leste. Na avenida principal, a San Blás, há duas galerias luxuosas, a Monalisa e a Alfonso I. Vá de táxi e atrevesse a ponte a pé – a travessia de 500 m é tranquila. Outra alternativa são os ônibus das agências, que atravessam a ponte. Evite cruzar a fronteira com veículo próprio – há risco de assaltos. 

O pior dia para visitar o Paraguai é sábado, com movimento intenso e trânsito no regresso ao Brasil. Nas lojas, atente para o preço do produto e o valor pago: compras efetuadas no cartão de crédito têm acréscimo de até 17%. Ao levar dinheiro vivo, cuidado com furtos. Para entrar no Paraguai não é preciso portar documentos originais (mas leve identificação). 

Em ambas as cidades, o limite de compras isento de impostos é de US$ 300 e, apesar dos valores estarem na moeda americana, todos os estabelecimentos aceitam real, peso argentino e guarani paraguaio

Mas nem só de produtos importados é feito o comércio da Tríplice Fronteira. O artesanato local, produzido por índios e artesãos dos três países, apresenta tapetes, bolsas, colares, roupas, chapéus, redes e instrumentos de caça e pesca. Os destaques são os vasos, apresentados nas mais diversas formas e cores. Os produtos podem ser encontrados em casas especializadas, feiras de rua e na Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná (Coart), com mais de 80 associados.




Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná (Coart)

#1 de 1 Lojas e Mercados em Foz do Iguaçu

A associação reúne mais de 80 artesãos que oferecem produtos típicos como acessórios e objetos de decoração. A cerâmica é o principal produto comercializado, sendo encontrada sob as mais variadas técnicas: vitrificados, decorados com durepox, pintados a frio, envelhecidos naturalmente... leia mais

Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná (Coart)
Artesãos capricham na produção
Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu

Mais atrações e informações de Foz do Iguaçu

Planeje sua ida