As praias de Tamandaré e Carneiros são as mais desertas do litoral sul de Pernambuco. A característica, que já valeria a viagem, é incrementada ainda por belos cenários contornados por mar calmo e transparente, recifes que formam gigantescas piscinas naturais de águas quentes, areias brancas e coqueiros envergados típicos do Caribe.

48 horas em Porto de Galinhas: Igrejinha à beira mar é cartão-postal! -
48 horas em Porto de Galinhas: Igrejinha à beira mar é cartão-postal! - Foto: Fernanda Lisboa

Barracas de praia capricham no menu de atrações como passeios a cavalo e de jangada

Tamandaré é a sede do município, com áreas urbanizadas, casas de veraneio e barracas que recebem turistas nos finais de semana e na alta temporada. 

Já Carneiros, acessível por estrada (dez quilômetros, sendo cinco de terra) ou pela praia (cerca de 40 minutos de caminhada), é rústica na medida certa. São oito quilômetros de orla, o que evita tumulto mesmo na alta temporada.

Além das particularidades descritas acima, tem ainda um rio de águas verdes que se mistura com o mar na maré alta. E para fechar a paisagem bucólica com chave de ouro, uma igreja branquinha, dedicada a São Benedito, é cercada por coqueirais e ocupa lugar de destaque na areia.

Quem vai para Carneiros de carro só chega à praia através das estradinhas de terra que levam aos quiosques e restaurantes à beira-mar (chamados de apoio), sendo cobrado estacionamento ou consumação nas barracas. Para quem não quer gastar, a dica é deixar o carro na praia de Tamandaré e caminhar pela areia. 

Uma das novidades gastronômicas da região foi a chegada do restaurante Beijupirá. Famosa em Porto de Galinhas e Olinda, a casa capricha nas receitas que combinam peixes frescos e ingredientes locais como banana, caju, coco... As redes convidam a uma bela soneca depois do almoço. Também concorridos são o Bora Bora e o Arikindá. E para quem quer mais que sombra e água de coco fresca, a dica é curtir os passeios a cavalo, de stand up paddle, de caiaque e de jangada, além dos de catamarã e de lancha rumo às piscinas naturais. 

O tour que leva aos recifes dura uma hora e meia e faz outras três paradas: na praia de Guadalupe (onde rolam banhos de argila); no estuário, onde o mar encontra o Rio Formoso; e na Igreja de São Benedito. 

Partindo de Tamandaré, as rotas variam de acordo com as estações do ano. No verão, os mais procurados são os que seguem para Carneiros ou para a ilha do Coqueiro. O rio Formoso e as áreas de mangue fazem parte dos roteiros da baixa temporada.

Mais informações sobre Tamandaré e Carneiros

DDD 81

Informações úteis
Tel: 3676-3676-1155 / 1156

Distância de Recife
113 km - acesso pela BR-101 (Sul), PE-060, PE-072 e PE-009

http://www.tamandare.pe.gov.br/