Todas as dicas do Recife e Olinda (365)

Praia de Boa Viagem - Recife
Keily Santos
por Keily Santos
Esteve lá com amigos em 2016 e achou Excelente!
Um paraíso!
Enviada por Fernando Rodrigues
Ficamos 6 dias hospedado em Boa Viagem próximo a padaria Boa Viagem em um Flat eu,meu esposo e 2 amigos (melhor lugar para hospedagem) tranquilo para andar de dia e de noite na orla.Alugamos um carro (compensa MT se não for só o casal) Gastamos R$450,00 (locação e gasolina para os 4) na locadora FOCO. Em uma tarde fomos a Olinda (foi pouco,recomendo reservar um dia inteiro para ir) lindo,muita história e cultura para se conhecer, porém recomendo contratar um guia pois as ruas são confusas para quem não conhece,mta ladeira, rua estreita,os guias ficam logo na entrada da cidade oferecendo serviços e é barato,pagamos R$30 para o guia andar conosco a tarde toda no carro.Passamos um dia em Ipojuca (perfeito) recomendo o passeio de buggy para conhecer as praias,pagamos R$160,00 para as 4 pessoas fazerem o passeio para as 4 principais praias (Muro alto,Cupe,Maracaípe e Porto de Galinhas)Os bugueiros tbm ficam na entrada da cidade oferecendo os passeios.O passeio de jangada para conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas é indispensável e custou R$25 por pessoa.

A vila encantadora.O lugar mais barato para se comprar lembrancinhas foi na feirinha de Boa Viagem,tem todo dia a noite, fica próximo a uma igreja católica no bairro.Fomos a todos os lugares com o carro nos orientando apenas pelo GPS (inclusive para as cidades vizinhas),foi tranquilo,recomendo. O restaurante mexicano TEX-MEX é maravilhoso, com rodízio a R$38,90 qdo fomos,amei.Shopping RioMar melhor que o Shopping Recife. Praia de Boa Viagem tbm é mt gostosa para passar o dia.Espero ter ajudado.

Casa Museu - Fundação Gilberto Freyre
Raimundo Osvaldo Vieira
por Raimundo Osvaldo Vieira
Esteve lá com amigos em 2012 e achou Excelente!
Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre
Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre Enviada por Suellen Paixão
Acabo de chegar da cidade do Recife e nesta viagem tive o privilégio de visitar a Fundação Gilberto Freyre. A Casa onde viveu o maior sociólogo que o Brasil já viu permanece exatamente do jeito que ele deixou. A visita é uma grande aula e se tem contato com muitos detalhes da vida deste grande homem. Detalhes que não são contados em livros. Além disso, a fundação conta com um belo jardim. Um passeio que vale a pena. Recomendadíssimo.

Lugares inesquecíveis
por VIVA
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Eu e meu namorado passeamos por todo o litoral de Alagoas e parte de Pernambuco. Vou relatar o que de melhor aproveitamos desta viagem.

1ª dica antes de marcar a viagem, observem a lua, lua nova e lua cheia é sinônimo de maré baixa. Dica indispensavel pois as piscinas naturais só é possivel ver quando a maré esta baixa!

Vale a pena locar um carro, mais mobilidade e o preço vale a pena, pagamos R$55 por dia e R$250 para retirar o carro em Maceió e devolver em Recife -

Visitamos as seguintes cidades:
Penedo - cidade antiga sim, mais turística não.
Foz do Rio São Chico - vale a pena ir ate a Foz com o barquinho da associação R$80, vão mais longe e com menos gente.
Praia do gunga: maravilhosa, otima estrutura para turista, praia linda e as falésias mais lindas ainda. Vá de quadríciclo até as falésias, mais adrenalina =)
Praia do Francês: muito bonita mas tem bastante ambulantes, e dá pra ir caminhando até as piscinas, não precisa pagar jangada.
Maceió City: quem for tem que conhecer o restaurante Bodega do Sertão, é um bule gigante (sério) é o melhor ponto turístico desta cidade, a noite um forró delicia no Lampião.
Praia Ipioca: bar e restaurante Hibisco imperdivel! Praia linda, limpa, reservada, o restaurante Hibisco é tudo de bom, parece o Caribe, não tem palavras que descreve a beleza deste lugar!
Praia do Carro Quebrado e Ilha da Crôa: muito bonito, mas tem que pegar um guia, que custa R$10-15.
Praia Patacho: praia deserta, lindas fotos, umas das praias mais belas, sempre que der saia do vilarejo e vá pelo meio dos coqueiras beirando as praias.
Maragogi: mergulho inesquecível nas piscinas naturais, outra vez aconselho ir com o barquinho da associcao R$80, fomos em 4 e ficamos mto mais tempo que os catamarã. Tem que fazer o mergulho de cilindro e comprar as fotos, pagamos R$140 o casal com as fotos.
Praia de Carneiros: lindo e lindo, curtimos no restaurante Arikindá custo $00 para entrar (ao lado do Borabora R$50) passeio de barquinho $50, muito bem aproveitado, visita na igrejinha, banho de lama, piscinas naturais.
Porto de Galinhas: quem vem de Maceió atenção para nao entrar na 1ª placa que indica Porto de Galinhas- via Serrabibi(é um atalho que nao vale a pena, no meio do canavial) cidade muito receptiva, local certo para comprar suvenirs, na beira mar tem mais ambulantes do que turistas, até incomoda! Para as piscinas naturais também dá pra ir a pé, sem pagar jangada, é rasinho. Não vale a pena fazer o passeio de buggy R$70 este passeio se faz com seu próprio carro, é só seguir um deles pois não andam pela praia só pelas estradas(Praia do Cupe, Muro Alto, Maracaípe, nesta tem jangadas que levam para ver o cavalo marinho, de verdade).
Recife: não gostamos, cidade muito grande, muito suja, muito pobre e muito mal sinaizada.
Olinda: muito legal, receptiva e linda, a dica é ir de carro até o alto da sé e la pegar um guia, em 1:20 hora se faz todo o roteiro da cidade caminhando, tudo tem uma historia. Atrás da praça da Sé tem um restaurante com uma vista inesquecível e a comida muito boa. Cidadezinha linda!

Dica final ... sempre, sempre chorem desconto, é incrivel como abaixam os preços!

Nossa viagem foi inesquecível, aconselho a todos pesquisar e programar seus roteiros!

Recife - A cidade que descobri
por Carlos
Esteve lá com a família em 2009 e achou Muito bom
Estivemos recentemente (março/2009) em Natal. Nessa mesma ocasião, após o nosso retorno, surgiu uma nova oportunidade de mais uma viagem. Eu tinha a intenção de ir para Florianópolis, mas a pedido da esposa acabamos indo para Recife. Em Porto de Galinhas não havia hotel disponível, por força de um congresso naquela cidade. Hospedamos-nos, então, em Recife, que estive em outras oportunidades a serviço e achei que conhecia. Mas descobri cidades tão belas que confesso gostei mais do que de Natal. Fizemos o passeio por Olinda e Recife. Fomos a Porto de Galinhas e a Carneiros são passeios belíssimos. Fiquei surpreso com a beleza de Maracaípe, Muro Alto, Gamboa e da praia de Carneiros. Da fabulosa história de Itamaracá.

O restaurante Parraxaxá é muito bom e merece ser visitado, ao lado existe uma pizzaria também muito boa. Ficamos hospedados no Marante Plaza Hotel, de início levamos um susto, pois em Natal as dependências do Delphia Terrazzo eram bem melhores, tanto em tamanho, quanto em conforto, por se tratar de um hotel mais novo. Mas com o tempo essa má impressão acabou. O hotel é bem limpo e os funcionários são educados e corteses. O café da manhã é ótimo.

A única coisa que faria seria ficar hospedado próximo a Praça da Boa viagem, não somente pela praia ser melhor, mas o local é mais movimentado. Aconselho uma visita a Casa de Cultura, que é uma antiga unidade prisional e desaconselho o Boteco, que é um bar bem movimentado, mas que é caro e as refeições mal servidas.

Alto da Sé - Ótimo Restaurante - simples
por Luiz Andrade
Esteve lá com a família em 2014 e achou Muito bom
Estive em Olinda-PE, bem recente. Fui ao Alto da Sé. Lá tem uma feirinha de artesanato interessante, além do elevador panoramico (gratuito) e o convento. Ao fundo da prça, atrás da ferinha, tem um restaurante - não me recordo o nome. Voce desce uma pequena escada externa para entrar nele. A comida é espetacular e tem um vista fantástica de Olinda. O aimpim ou macacheira frito parece um bolinho (delícia), o feijão de corda é fantástico, a carne de sol é divina... Já em Recife, estive na pizzaria Ilha da Kosta em Boa Viagem. Tudo muito caro e a pizza deixa a desejar. Ao final, o garçom nos ofereceu um cafezinho, pensei q era cortesia. Cobrou R$ 4,90 por cafezinho, afora os seus 10%. Achei uma falta de consideração, mas não quis encrencar. Não deixe de ir a Porto de Galinhas, 60 km de Recife. Apesar dos preços altos da comida e da bebida, vale a pena. No aeroporto voce encontra onibus e taxi pra lá.

Recife e Porto de Galinhas - Viagem Maravilhosa
Raquel Olivo
por Raquel Olivo
Esteve lá com a família em 2016 e achou Excelente!
Quero deixar aqui meu relato, pois antes de minha viagem acontecer eu pesquisei os comentários de quem já passou pelo passeio. Entre os dias 18 e 26 de agosto de 2016 eu mais um grupo de 9 pessoas fomos conhecer recife e porto de galinhas. ainda no paraná entrei em contato com a equipe do adelmo tur, que desde o inicio foram extremamente prestativos e não cobraram nada antecipado, gente, que escolha acertada, eles foram ótimos, fizemos os melhores passeios sem pressa, podendo apreciar todos os encantos que os lugares nos tinham para oferecer.

Recife é linda, com certeza quero voltar logo. E também é claro, elogiar demais a equipe PJ Turismo que com a parceria adelmo tur nos fizeram os turistas mais felizes do mundo. Pitecley é otimo guia e motorista, o melhor que conheci até hoje. Quem ainda não foi para recife, coloque esse destino na agenda.

Alto da Sé - Visão privilegiada de Olinda e Recife - Vá de dia!!!
por Sandro
Esteve lá com a família em 2012 e achou Muito bom
Estive com uma amiga no Alto da Sé de Olinda. É a segunda vez que fui lá. Da primeira fui à noite e não gostei. Achei Olinda meio tenebrosa e com uma vida noturna mais concentrada nuns bares alternativos que não me agradam muito, mas aqui é uma questão de gosto. Nesta segunda oportunidade aproveitamos um sábado ensolarado e fomos pra lá. Ao final do passeio disse pra minha amiga: Olinda é como uma obra de arte colorida: precisa de luz pra ser bem apreciada. De fato gostei muito.

Estive no convento de São Francisco e no alto da Sé propriamente dito onde há uma espécie de varanda que se tornou um mirante do qual temos uma linda visão da orla e das cidades de Olinda e Recife. Ao lado da Igreja da Sé há uma caixa d'água sobre a qual se construiu um terraço do qual a vista é ainda mais bela e completa, inclusive do Farol de Olinda cantado por Alceu Valença. Há uma feirinha, e também o Museu de Arte Sacra que não visitei mas que é bem avaliado.

Termine seu passeio indo ao Restaurante Casa de Noca especializado em Carne de Sol acompanhada de macaxeira (mandioca) e queijo coalho. É o único prato do cardápio mas se você aprecia estes itens vai se deliciar com certeza. Alto da Sé de Olinda (DE DIA!!! rs...) ótimo passeio!

Hospitalidade nota: 10!
Marcos Machado
por Marcos Machado
Esteve lá a dois em 2012 e achou Muito bom
Um dia voltarei!!!
Enviada por Marcos Machado
Após organizar todos meus 17 dias de férias (Noronha / Recife / Porto de Galinhas) por esta beleza de site, segue minha contribuição:

Ao planejar sua viagem para recife, tenha como primeira tarefa, efetuar sua reserva na pousada casuarinas (patrícia: (81) 3325-4708). Ótimo custo-benefício, perto de tudo (praia de boa viagem). a patrícia só faltava nos levar nos passeios. Uma pessoa fantástica! conseguimos rodar tudo de ônibus, graças às dicas que ela nos dava. pousada limpa, café da manhã farto, tapioca feita na hora. Se um dia retornar a recife, não hesitarei em ficar lá novamente.

Restaurantes: entre amigos e parraxaxá = maravilhosos! passeios: olinda, catamaran (aos domingos, às 10:00), ilha de itamaracá, shopping recife, tour recife, marco zero, casa da cultura, oficina Ricardo Brennand, Instituto Ricardo Brennand (castelo lindíssimo!).

Olinda - Ótimo Passeio
por Josineide
Esteve lá em 2015 e achou Excelente!
Um dia inesquecível
Enviada por Josineide
Estive em Olinda com um grupo de estudantes e amigos e ficamos encantados com receptividade.Fomos recebidos pelo guia turístico senhor Severino Gonçalves, onde o mesmo nos conduziu pela cidade e nos mostrou lugares maravilhosos desde de igrejas a antigos casarões.Tudo foi perfeito!!

Parraxaxá - Buffet Regional Maravilhoso
por Amanda
Esteve lá com a família em 2011 e achou Excelente!
Dentro do Restaurante , a Decoração é muito Interessante !
Dentro do Restaurante , a Decoração é muito Interessante ! Enviada por Marcos
O restaurante Parraxaxá é um deslumbre para quem gosta de comer, e comer bem. O que voce pensar em comida regional tem lá, e tudo muito gostoso, com uma decoração agradável e muito alegre, incluindo o uniforme dos funcionários.
É um restaurante imperdível para quem for a Recife.

Instituto Ricardo Brennand - Imperdível!
por Lucy Iecker dos santos
Esteve lá em 2016 e achou Excelente!
Animais
Enviada por narinha
Imperdível, muito organizado, limpo. Um acervo enorme, entre armas, objetos pessoais, armaduras, louças, pinturas, móveis, livros e esculturas. E ainda os prédios em forma de castelo, TD lindo demais, atração pra família inteira, valeu!

Recife - Lugar Espetácular...
por Fabi
Esteve lá com a família em 2013 e achou Excelente!
Entardecer na praia de Boa Viagem
Enviada por Fabi
Estive em Recife no início do mês com meu pai e foi uma excelente escolha... Conhecemos o Camarada Camarão, Parraxaxa que são maravilhosos restaurantes, boa comida, muitas opções, ambiente e funcionários muito atenciosos... Adorei o lugar e recomendo!

Olinda é mágico, a cidade histórica, as igrejas, feirinhas por lá e a visão que se tem de cima da ladeira é sensacional... Foi um passeio inesquecível e encantador.
Fizemos os passeios pela agência Eloim, mais barato que os outros, os guias muito bem preparados e muito prestativo... Não gostei da recepção da agência Luck, com o guia: Álvaro, péssimo guia, não deveria nem ter este cargo, mas enfim... só quero lembrar dos momentos bons.

Ficamos hospedados no hotel Marante em frente a Orla de Boa Viagem, linda praia, porém não pode entrar no mar, por conta dos tubarões, que existem de verdade.
Recomendo todos os passeios: Porto de Galinhas, Praias do Cabo, Carneiros, Olinda, Catamarã de noite...

Praia de Boa Viagem - Mercado de São José
por Francisco Tomaz
Esteve lá com a família em 2013 e achou Excelente!
Entardecer na praia de Boa Viagem
Enviada por Nelmar
Saía do seu hotel em direção ao centro de Recife de preferência com sua câmara a mão. A dica é registrar alguns aspectos sociais, históricos e culturais do povo na cidade, especialmente no Mercado de São José que fica localizado no bairro de mesmo nome.

Lá você terá a oportunidade de conhecer o artesanato local, muito variado por sinal, com destaque para rendas artesanais em tecido e produtos típicos da região como couro e madeira. Muito bom também apreciar a culinária das imediações, onde o feijão com arroz tradicional disputa lugar com variados tipos de carnes (de sol, bode, galinha, peixe) e frutas frescas regionais com destaque especial para o coco (água de coco).

Quanto à arquitetura merece atenção a linha holandesa dos casarios da Boa Vista (Ponte sobre o Rio Capibaribe) e igrejas centenárias, como a de Sant´Ana (Na Rua Velha) a do Santíssimo Sacramento na Rua da Imperatriz, assim como também no centenário e não menos importante bairro de Santo Antônio. Você pode aproveitar para dar uma passada no Cais do Porto (Marco Zero) e apreciar o artesanato local no Centro de Artesanato do Recife.

Centro Turístico - Imperdível! e cuidado com os guias!!!!!
por ALEX S B
Esteve lá com a família em 2017 e achou Excelente!
Logo na entrada de Olinda um guia me ofereceu o serviço por R$100,00 (casal e 2 crianças). Diante da minha negativa, insistiu dizendo que o guia isentaria todas entradas nos locais de visitação que custaria em torno de R$200,00 e o percurso levaria 2h. Assim achei que seria vantajoso. Porém, com exceção da visita aos bonecos gigantes, nenhum outro local cobra ingresso e o percurso não levou 1 hora, e mais, descobri depois que o o preço de tabela é R$25 por adulto e criança não paga. Fui enganado, assim recorri aos órgãos de fiscalização que nada fizeram. Inclusive enviei email a secretaria de turismo que nem ao menos respondeu.
Vergonhoso!!!
É bem fácil fazer o percurso por conta própria e se usar guia, que até é interessante, mas por um preço justo e sem enganação! E sim Olinda vale a pena!

Passeio de Catamarã - Aula de cultura sobre a cidade
por Amanda
Esteve lá com a família em 2011 e achou Excelente!
Avistando Recife
Enviada por Amanda
Eu, meu marido e meu filho de 2 anos fizemos o passeio de catamarã pelos rios que cortam Recife no mesmo dia em que chegamos a cidade. O passeio acontece diariamente as 16:00 e sai dos Cais das 5 pontas-região central da cidade-facilmente encontrado.

É uma aula de história, onde a guia nos fala sobre a fundação de Recife, sua colonização em parte portuguesa, em parte holandesa e a herança cultural que esses dois povos deixaram naquele lugar.  É imperdível. Nós recomendamos.