Cabo de Santo Agostinho tem apenas nove praias, mas cada qual tem sua peculiaridade, fazendo da península um destino para todos os gostos. Ao longo da orla alternam-se enseadas movimentadas, como Gaibu e dos Corais, com trechos sossegados, como Itapuama, Pedra do Xaréu e praia do Paiva, praticamente deserta. A escondida e pequena Calhetas, protegida por vegetação e pedras, está entre as mais bonitas e concorridas da região. Acessível por estrada de terra, reúne surfistas, mergulhadores e a turma que só quer saber de badalar no Bar do Artur, especializado em alto-astral e frutos do mar.

Calhetas: Barquinhos de pescadores completam a paisagem<br>
Calhetas: Barquinhos de pescadores completam a paisagem
Foto: Kelen Gonçalves

Bela e pequenina, praia de Calhetas é uma das mais concorridas da região

Apesar da fama de Calhetas, os locais preferem a Pedra do Xaréu, com barracas simples e um belo recorte emoldurado por pedras que, na maré baixa, formam piscinas naturais de águas transparentes. O cenário se repete na enseada dos Corais. Já os surfistas marcam presença na preservada praia do Paiva, emoldurada por um imenso coqueiral. 

O movimento é mínimo, uma vez que não há quiosques no local e o acesso é por uma trilha em meio à mata Atlântica.

Também Itapuama reúne a turma das pranchas, que divide espaço com os pescadores. Para agitar, os destinos são Galhetas, repleta de barracas, bares e restaurantes com música ao vivo; e Paraíso, com quiosques sobre deques e bares rústicos em meio às pedras.

História e cultura também fazem parte das atrações da cidade e convidam a um passeio pela vila de Nazaré. Por lá estão a igreja de Nossa Senhora de Nazaré (1679), em estilo colonial; o Museu do Pescador, uma casa simples com mostra fotográfica, armadilhas e ingredientes da culinária local; e as ruínas do Convento Carmelita (1731) e do forte Castelo do Mar (1722). 

Mais informações sobre Cabo de S. Agostinho

DDD 81

Distâncias
Recife: 52 km - acesso pela BR-101
Porto de Galinhas: 51 km - acesso pela PE-060

http://www.cabo.pe.gov.br

Endereço
Museu do Pescador
Vila de Nazaré
Tel: 3512-7011