Relatos de Viagem (65)

João Pessoa é um Paraíso!
Rafaela
Dica enviada por Rafaela
Esteve lá com a família em Fevereiro/2014 e achou Excelente!

Me chamo Rafaela e estive junto com meu marido e filho na Cidade de João Pessoa - PB durante todo o Carnaval. A cidade é simplesmente Maravilhosa, cheia de riquezas naturais e muitas opções de laser. Gostei tanto que vou voltar no feriado de tiradentes!
Chegamos a cidade na quinta feira dia 27/02 e fomos para o hotel onde já tínhamos reserva (hotel verde green excelente!). De lá nos informaram que havia um Centro de informações turísticas próximo e fomos até lá.
Fomos gentilmente atendidos por uma moça que nos deu mapas, guias comerciais, guias de bares e restaurantes e dicas de passeios e agencias que faziam os passeios de buggy, van e carros.
Depois de pesquisarmos encontramos um excelente guia de Turismo chamado Emanuel (Emmanuelvictor2004@gmail.com / (83) 9872 - 5811 (tim), um jovem guia cadastrado que para nossa surpresa fez um pacote incrível de passeios durante toda a semana em seu carro. Estivemos em algumas agencias de renome como a luck receptivo e mais brasil, mas com o guia economizamos quase 50 por cento e o passeio é bem mais agradável porque ele fica a nossa disposição.
Fomos ao litoral sul, que tem 7 praias incluindo coqueirinho (Magnífica praia), tambaba, uma praia de nudismo mas que tem a parte comum também e outras que não me recordo o nome mas estão inclusas no passeio. Esse passeio durou o dia inteiro, fomos no carro do guia e só custou R$ 150,00 pra mim, meu marido e nosso filho bernardo.
Fomos a ilha de areia vermelha e visitamos o forte de santa catarina e o belíssimo e incrível pôr do sol na praia do jacaré por um preço muito bom também. Esse passeio durou um dia inteiro.
Conhecemos todo o centro histórico no sábado e assistimos um evento de samba e chorinho gratuitamente no centro da cidade onde as se reúnem e foi fantástico. Tem bastante igreja e museu e arquitetura belíssima.
Visitamos o jardim zoológico também no mesmo dia.
Conhecemos ainda algumas praias do litoral norte como lucena e a barra do miriri, belíssima praia pro apenas R$ 100,00.
Além disso o guia sempre nos levava em ótimos restaurante a exemplo do Mangai (comidas típicas da região) e Nau (Frutos do mar).

Meu voô estava marcado pra terça de madrugada e o guia também fez o transfer por apenas R$50 do hotel até o aeroporto (taxistas cobram quase o dobro)
Enfim... João Pessoa me surpreendeu pela sua calmaria e vele muito a pena conhecer.Tanto que retornaremos sem falta em abril. Procurem sempre guias cadastrados é bem mais barato (economizamos mais da metade) que as agencias e a gente fica bem mais a vontade com todo conforto.

Esticada até João Pessoa - surpresa boa!
Jéssica DE Oliveira
Dica enviada por Jéssica DE Oliveira
Esteve lá a dois em Outubro/2013 e achou Muito bom
Curtindo a praia de Tambaú,bem tranquila.
Curtindo a praia de Tambaú,bem tranquila. Enviada por Jéssica DE Oliveira

Ficamos três dias em Pipa-RN e resolvemos dar uma esticada até João Pessoa,a BR é muito boa duplicada e asfalto novo,nós estavámos com carro alugado,achei a cidade linda ,a orla é muito bonita ,planejada,um ponto positivo é que os vendedores ambulantes não ficam te perseguindo como em Natal,eles passam na areia,se você quiser comprar os chama,em Natal é estressante,você não consegue curtir Ponta negra,de minuto em minuto tem ambulante e eles ficam em cima,bem chato.

Em João pessoa,ficamos na pousada Tambau ,não indico ,pelo valor que pagamos podia ter alugado uma pousada melhor,como fiquei apenas 2 dias,preferi ficar lá mesmo,mas sugiro que pesquisem porque essa pousada tem muitos quartos,mas são velhos(com problemas de vazamento,etc...) .Lá tem o mercado de artesanato na orla ,junto dele uma feira pra turistas com barracas com todos os tipos de comida,alimentação em João Pessoa é barato,me surpreendi com esse aspecto,a comida e serviço de atendimento bons,simpático.Geralmente em cidades que tem orla com barracas ,os preços são super caros,lá conseguimos comer porções e almoçar gastando menos que 40,00 por refeição(o casal),na orla tem muitas opções ,tem lugar chamado Empada barnabé é uma delicia a empada e o valor 2,80 qualquer uma,muito bom,tem também várias pizzarias com rodizio entre 14,99 a 20,99,pra quem gosta na orla também tem Subway,Habibs,Bobs.

É bem fácil andar na cidade,tem muitas placas indicativas ,visitei a lagoa Solon de Lucena a noite,bem bonita,fica no centro ,visitei também o centro histórico,é perto da lagoa subindo a mesma rua,achei bem abandonado os prédios históricos e por fim visitei o farol de Cabo branco.Quanto as praias sossego total,muito boas de tomar banho e lá tem uma lei ambiental que proíbe barracas de alimentação e quiosques a beira-mar ,ou seja tem uma faixa extensa de areia ,a noite são ligadas luzes e as pessoas podem fazer esportes na areia ,bem legal.Pra quem quer férias tranquilas é o lugar indicado,com certeza voltarei.

A Paraíba é cheia de talentos e lugares surpreendentes (além da praia de nudismo
Dica enviada por Daniela
Esteve lá com a família em Maio/2013 e achou Muito bom
Paraíba sim senhor!!
Enviada por Daniela

O meu eu já elegi, alias, qualquer piscina daquelas tá bom para mim. Linda, fácil de transitar e seguro. Boa dica para passear com a família (filhos) ou com o amor....
Ilha da areia vermelha (piscina no meio do mar), Tambaba praia dos pelados heheh, Coqueirinho, Picãozinho entre outros. Dica fique hospedado na praia do Cabo Branco, perto de tudo e com uma praia calma e do lado e outra praia agitada huheuehu. Divirta-se.

Dica, cuidado com os restaurantes com preços absurdos....

João Pessoa
Dica enviada por Catia Mira
Esteve lá com a família em Janeiro/2013 e achou Excelente!

Estive em João Pessoa com meu marido no dia 22/01/2013, foi maravilhoso. Pegamos as dicas pela internet e entrei em contato com o bugueiro Sávio antes da viagem e já agendei os passeios. Ele mesmo indicou um taxista o Sr Roberto que nos pegou no aeroporto por um preço melhor e depois nos acompanhou em outros passeios também. Como o Sávio não estava disponível indicou outros bugueiros, o Roberto Sika, e o Sr. João Bosco uma figura, ele tem 64 anos trabalha de bugueiro durante o dia e a noite sai para dançar um forró, gente finissima). Sem palavras os dois dias que passamos em companhia deles, conhecemos as praias do norte num dia e no outro dia as prais do sul, cada uma com sua beleza única. todas lindas , não deixem de conhecer todas. o passeio para areia vermelha é maravilhoso, dá vontade de fazer de novo. o bugueiro te pega no hotel as 8 horas da manhã e só termina o passeio quando você quiser, eles não tem pressa alguma.

Fomos muito bem recebidos no hotel litoral, na praia de cabo branco. Não deixem de conhecer o restaurante mangai, é maravilhoso, várias opções de comida e o preço muito barato. com certeza voltaremos outra vez , pois o povo é muito acolhedor, muito educado e ainda temos mais coisas para conhecer. vale muito a pena ir para João Pessoa.

JPA para experts =)
Dica enviada por Bruna M.
Esteve lá com a família em Janeiro/2012 e achou Excelente!

Sou de JPA, então me torno suspeita para falar.  Mas minha família está sempre recebendo parentes que vem de outros Estados para nos visitar, o que nos torna experts em dicas para os visitantes de primeira viagem.  A melhor época pra vir pra JPA é janeiro. mas se vc quer dias de sol, sem risco de chuva, novembro, dezembro e março são os seus meses.

Vida Noturna:

Em primeiro lugar, JPA não é cidade de baladas, como Recife, Natal, Fortaleza, conforme já foi relatado.
Nosso forte é a culinária, tanto que já virou bordão dizer que aqui só se sai para comer.
Mas se você quer sair, durante todo o ano há programação do Chopp Time, no Bessa, (quartas, quintas e sábados), com música sertaneja, pagode, ao vivo. Geralmente as melhores bandas da região, que valem a pena conhecer e se divertir, tocam lá como Forró das Minas e Alaursa (esta última toca axé e pagode). Público mais jovem.
No Felini, há o forró do Turista. Confesso que nunca fui lá, desde que se tornou bar, mas é movimentado o ano todo, fica na orla do Cabo Branco e o público (pelo menos durante o ano) é mais maduro.

No mais, John People (musica ao vivo), Bessa Grill (música ao vivo), além do já mencionado Chopp Time são as opções mais frequentes dos nativos.
Durante o mês de Janeiro, há o Fest Verão com bandas da bahia (asa, chiclete, ivete) e outros generos, sendo pago (ingresso de 40 - pista - a 100 reais - camarote); a Estação Verão (shows na praia e no centro nos fds. só pra mencionar, em janeiro de 2012, tivemos shows de: Monobloco, frejat, lulu santos, lenine, jorge aragão... tudo isso gratuitamente!!).

Pontos turisticos

em JPA:

1. Centro:
vale a pena conhecer a praça joao pessoa
a igreja sao francisco (que, reza a lenda, possui um tunel ligando ao forte de cabedelo)
o pôr do sol no hotel globo
a lagoa (à noite, de fato, é mais bonita)
a praça antenor navarro

2. Praias urbanas

Tambaú: muitos restaurantes, feirinha, calçadão, quiosques, hotéis novos na praia fazem dela o ponto mais procurado. De fato, aqui, diferentemente do RN e CE, o Ministerio Publico é atuante e proíbe que as barracas se instalem em terreno de marinha e destruam a mata nativa. por isso, vcs nao encontrarão barracas a beira mar.
De lá, não deixe de pegar o passeio pra picaozinho.

Cabo Branco: a linda praia do cabo branco possui calçadao, pista de ciclismo, restaurantes e lanchonetes excelentes. Não deixe de visitar a empadinha barnabé (se tiver crianças ou adolescentes), é ponto deles no verão.

Manaíra: Geração Saúde de JPA se encontra lá, sobretudo no V2 (quiosque onde fica uma escola de windsurf), além de gente bonita, os pastéis e os sucos (apesar de serem da polpa, são deliciosos). Tem vários outros quiosques de gente sarada nesse mesmo estilo ao longo da praia. no final da orla, vc ainda encontra o Mag Shopping, onde vale a pena visitar o Real Botequim, à noite, pelos petiscos.

O Mangai fica neste bairro também. é um restaurante famoso pela culinaria regional e variada (tem mais do que cuscuz e tapioca, alias, pra comer tapioca ou escondidinho de macaxeira, melhor deixar pra feirinha em frente ao hotel tambau)

Bessa: é onde funciona a vida noturna pessoense. barzinhos da moda estao lá. a cachaçaria dona branca merece uma visita, apesar do atendimento deixar a desejar as vezes. das 16h as 20hs (salvo engano), há o happy hour, com descontos de 20% a 50%. petiscos, pizza, bebida, td lá é mt bom. e no verão fica lotado de domingo a domingo.

Em todas essas praias, das 05 as 08h da manhã, a pista (duas faixas ou apenas uma) fica fechada para carros e os pedestres e ciclistas comandam.
devo ressaltar que é nisso que JPA se destaca frente a Natal, Recife, as duas mais próximas.
Tem-se praias urbanas limpas, com mar calmo e calçadão livre a beira-mar.
Maceió e Aracaju também ostentam as mesmas características e sao lindíssimas!

2. Litoral Norte

Cabedelo:

Camboinha: é a jurere da PB. a praia é calma e vale o passeio pra areia vermelha (banco de areia que aparece quando a maré baixa) e de lá seguir pra prainha e forte velho.
Pôr do sol na Praia do Jacaré: tem que irrrrrrr e chegar cedo! pra andar na feirinha que tem mts artigos legais (mais do que em tambaú) e ainda rola um forrózinho ao vivo.

Muitos turistas fazem o passeio que vai de areia vermelha direto pro pôr do sol, descendo num dos bares que fica no estuario. o ruim é que quando desce, já tá escurecendo e vc n vai aproveitar tanto da feirinha local. fora que camboinha e areia vermelha merecem 1 dia todo, se n quiser passar o dia em alto mar, tem o bar do marujo e o mão branca (famoso pelo caranguejo). nessa praia, os barzinhos, ainda, nao foram removidos.

Forte de Cabedelo: é uma construção histórica que vale a pena conferir. sugiro que saia do hotel as 15hs, passe no forte e de lá vá pra por do sol na praia do jacaré.

Litoral norte:
Em lucena, peça pra ir mais ao norte, onde fica o condominio Victory, lá o mais é mais limpo, tem bancos de areia. Mais ao norte, há o encontro do mar com o rio miriri. A igreja da guia, ao sul do ponto acima mencionado, é ponto histórico da comunidade que merece ser visitado.

Litoral sul:

Tire um dia durante a semana pra ir pra Pousada Aruanã, na praia de Carapibus, eles cobram 20 reais por pessoa a entrada, podendo usufruir da piscina. parece besteira, mas quando chegar lá e ver a vista e a pousada, corre o risco de querer se hospedar e não voltar.

Vale a pena ir em Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. Mais do que isso, o passeio pode se estender demais (com volta beirando a noite. lembre-se que em JPA, as 18hs, já escurece).

toda essa programação é feita no prazo de 5 a 7 dias. se ficar mais, estenda a visita a Pipa(RN) ou Olinda (PE), fizemos isso com nossos parentes e eles amaram.
Bom, era isso que eu tinha pra falar da minha cidade.
tem muito mais coisa pra ver e conhecer, mas aí só escrevendo um guia, que não é minha especialidade.
haa, sim. e se quiser provar o melhor rocambole de chocolate, procure a casa do sertão, que fica no bairro dos Estados. vale a pena comprar um pedaço, levar pra casa e ficar lembrando como foi bom visitar JPA.

Adoramos
Dica enviada por Marialva Oliveira
Esteve lá a dois em Maio/2012 e achou Excelente!

Escolhemos João Pessoa por acaso. Estivemos lá há 20 e poucos anos e a cidade cresceu bastante. Vindo do Rio(que é bem agitada), quando cheguei pensei que não ia ter o que fazer por 6 dias, mas é só entrar no ritmo local. Vá a praia, é morna, calma, o vento alivia o calor, se a maré estiver cheia, melhor. As praias do sul são lindas, alugamos um carro para isso. Sai mais em conta e é fácil. Para o norte é mais complicado.

É melhor se hospedar em Tambaú que concentra as atrações. Tem as feiras de artesanato, tem o calçadão para onde vai muita gente á noite. É animado.
Tem comida para todo gosto. Além dos típicos restaurantes, ótimas pizzas, sorvetes, além dos fast-food.

Dicas: Café Euro (expressos), crepe Leon, pizzaria Sapore de Italia, sorvete Delicias do Cerrado e Amore di Latte(no shopping Manaíra)
O clima é previsível, não se preocupe com guarda- chuva ou casacos, só não saia sem protetor solar.

Joao Pessoa Tudo de Bom
Dica enviada por walter
Esteve lá a dois em Novembro/2013 e achou Excelente!

Acabei de chegar de João Pessoa,foi um passeio maravilhoso surpreendente, não esperava tanto.

Fiquei no Costa do Atlântico um hotel muito bem localizado,com otimos servicos,fizemos varios passeios o destque fica por conta do litoral sul,realmente e muito bonito o destaque e a prais de coqueirirnho que fica ao lado de tambaba que tamben e muito bonito mas eu prefiro coqueirinho,que prais linda,joao pessoa quando vc vai fazer pesquisas para viajar dizem que e uma cidade pequena rustica,e verdade o turismo ainda nao decolou em jp,quem trabalha com o turismo diz que no maximo em 10 anos a cidade vai virar um point do nordeste,a cidade ainda tem muito a cresce,uma coisa boa para quem viaja sao os precos,servicos hoteis e restaurante tem bons precos,vc fica ate desconfiado do restaurante ou servico pois o preco e legal,um bom almoco para dois fica em torno de 60 reais sem bebidas,comida muito boa,o transito fui bem nao tem o transito pesado das grandes cidades,a orla e enorme as praias urbanas bessa e cabo branco,so a segunda tem estrutura,bessa nao tem nada nenhum quisque,portanto e ruim ficar por la, as prais sao limpas areias escuras,os quisoques tem otimas estruturas,nao gostei do sistema de aluguel de guarda sol foi a unica coisa cara,eles estao cobrando 20 reais e nao sao dos quisoques,mesmo vc consumindo vc vai ter que pagar pelo uso ,vale a pena incluir jp no seu proximo passeio garanto que nao vao se decepcionar,nao deixem de fazer o passeio pelo litoral sul, sai do hotel as 8h e retorna as 16h, muito protetor solar, pois o passeio e de bugre toma sol o tempo inteiro e o sol castiga mesmo nao estrague seu passeio,fica a dica muito protetor solar, resumo jp e um paraiso que merece ser visitado, vcs vão se surpreender positivaamente com JP.

Cabo Branco - Uma cidade diferente
Dica enviada por Mauricio
Esteve lá com a família em Outubro/2011 e achou Muito bom
Anoitecendo antes das 17:00. Um lugar lindo!
Anoitecendo antes das 17:00. Um lugar lindo! Enviada por Josiel

Fui a J. Pessoa em outubro. Fiquei hospedado na praia do Cabo Branco, eis minhas impressões:

1 - Achei muito interessante que eles fecham a principal avenida da praia para caminhada das pessoas, entre 05 às 08 da manhã, é uma multidão caminhando, pedalando ou correndo.

2- Os preços são justos, o que se cobra nas práias é o mesmo valor dos bairros.

3 - O transito flui muito bem, mesmo nas horas do rush.

4 - O Mercado de Artesanato de Tambaú em mais de 100 lojas, é organizado, limpo e com uma variedade incrível de artesanatos.

5 - Não vale a pena pegar a balsa para as praias de Costinha, é sem graça.

6 - Visiitem as praias de Jacumã (Coquirinho, Carapibus e Tambaba) muito bonitas, meio selvagens mas de fácil acesso.

7 - É uma cidade diferente, tranquila, sem as badalaçõess ou agitos de Natal, Recife ou Fortaleza. Quero voltas pra conhecer mais e melhor.

Num restaurante conheci um pessoas daqui de Brasilia q resolveram moras em JP depois da 3a visita e me falaram q tem dezenas de pessoas como ele lá.

Um otimo local pra uma aposentadoria tranquila.

Espero q as dicas tenham sido úteis.

Breve relato
Fátima
Dica enviada por Fátima
Esteve lá sozinho em Março/2009 e achou Excelente!

Simplesmente sou apaixonada por João Pessoa, vou todos os anos e não vejo a hora de me mudar de vez pra lá.

O passeio pelo litoral sul é deslumbrante, praias paradisíacas, águas mornas, límpidas com suas piscinas naturais. As falésias são outra das muitas atrações que se vê por lá.

Você pode chegar em Tambaú e combinar o passeio de bugre, não fica caro se for com 4 pessoas, vale mesmo a pena, pois os bugueiros são muito atenciosos e te dão dicas de onde é melhor ficar por mais tempo, onde comer, etc. O passeio dura um dia inteiro, por isso aconselho o uso de protetor solar, boné, óculos escuros e muita água. Água de coco não falta por lá e os bares nos arredores são muito atrativos.

Com destaque na Praia de Coqueirinho...O passeio Começa em Tambaú, o bugre você contrata na pracinha,bem em frente ao Tambaú Hotel que é outro atrativo.

Em Cabo Branco, a orla desde bem cedo já fica repleta de gente caminhando e o trânsito fica bloqueado até às 08:00 para isso, e ainda conta com orientação de professores de educação física, ao menos até março de 2009 estava assim.

Em Tambaú também tem saída para Picãozinho, onde você anda pelos recifes, com piscinas naturais e tira fotos mergulhando com os peixinhos, tem profissional para isso, o barco tem bar a bordo. Tudo é muito lindo!

Cabedelo, onde tem o porto, dali, sai uma balsa em direção à Lucena, litoral norte, muitas praias selvagens na proximidade da Baía da Traição, divisa com RN, o litoral sul tem divisa com PE, ou seja, Paraíba está entre um dos lugares que eu mais amo no nordeste. Em Cabedelo tem passeio para Areia Vermelha, mas antes veja a tábua das marés, pois tem que estar com maré no máximo 0.3

As embarcações saem da Praia do poço. Cabedelo conta com praias muito bonitas também, como Poço, Camboinhas, Intermares, Bessa. A simplicidade do povo, a tranquilidade, tudo muito bom.

O Parque Solon de Lucena, no Centro, tem de tudo em matéria de comércio, vale pena também conhecer por alí os pontos turístico históricos, como as igrejas. Falaria de JP por horas a fio, mas para se ter uma idéia só mesmo vendo. Sem contar com áreas de mata Atlântica. Vai do simples ao sofisticado, para todos os gostos.  Eu indico JP.

Altos e baixos
Dica enviada por Bruno
Esteve lá a dois em Fevereiro/2012 e achou Muito bom

Aqui vão algumas dicas quentes de João Pessoa.

Melhor local pra se ficar é na praia de Tambau na av Cabo Verde, em frente a praia. Evite o hotel Ibis, apesar de um serviço razoável e limpo, há a cobrança de uma taxa extra na diária se essa aumentar no docorrer dos dias. Mesmo que vc já tenha efetuado o pagamento 3 meses antes. É muito afastado do centro e não há quiosques por perto. O café da manhã é caro e sem variedades. Procure um buggeiro nas mediações de Tambau.

Recomendo o sr. José Antonio, que esbanja profissionalismo e simpatia, alem de conhecer locais raros e fantásticos.  O pôr do sol na praia do Jacaré é inenarrável, mas o melhor local é , sem duvida, praia Bela.

Não deixe de comer no restaurante Mangai e no Texas Grill no shopping Mag ( praia de Tambau), tomar um sorvete no Cerrado dos Sabores ( em frente ao Hotel Tambau) e não perder em hipótese alguma o Rodizio de Camarões que é indescritível.
Uma cidade tranquila com um povo simpatico e hospitaleiro. Ponto obrigatorio para um merecido descanso.