O que ver e fazer

Biribiri (4 dicas, 11 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Cachoeira Sentinela, belo passeio em Biribiri
Enviada por JoycemaraENVIE SUAS FOTOS
Cachoeira Sentinela, belo passeio em Biribiri
  1. Cachoeira Sentinela, belo passeio em Biribiri
  2. Biribiri, restaurante do João sem braço
  3. Uma volta no tempo!
  4. Casinhas lindas
  5. Encantadora!
  6. Passeio
  7. Biribiri
  8. Pé na estrada em Diamantina-MG
  9. Igreja local. Uma bela construção.
  10. Pequena cachoeira no acesso ao paraíso
  11. Praça principal da cidade.

Biribiri

Por Editoria Férias Brasil

A bucólica vila de ruas de terra e belo casario, a 15 km de Diamantina, fica dentro do Parque Estadual do Biribiri, na Serra do Espinhaço. Ela foi erguida em fins do século 19 em função da Companhia Industrial de Estamparia, hoje desativada. O povoado é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e, atualmente, abriga 30 moradias, restaurantes simples e uma igreja colonial.

Entre as atrações da reserva, que ocupa uma área de 17 mil hectares, está a mata nativa formada por cerrado, matas de galeria e campos rupestres. As grandes estrelas, porém, são as belas cahoeiras: a da Sentinela, a 1h15 de caminhada da entrada do parque, conta com várias quedas d’água que formam piscinas naturais; já a dos Cristais (3 horas de caminhada a partir da portaria), tem duas quedas e poços deliciosos para banhos. E ainda tem o Poço da Água Limpa e o Poço do Estudante. 

O Caminho dos Escravos, calçado pelos negros no século e que 19 fazia parte da antiga Estrada Real, exige preparo: 20 km vencidos em 8 horas de caminhada. Ao longo do percurso, observa-se a mata nativa, rios, cascatas e vista panorâmica de Diamantina. 

Passeios e atividades pelo parque são oferecidas por guias e agências locais: 
Rua Direita, 68 - Centro
Tel: (38)3531-1667

Rua Direita, 120 - Centro
Tel: (38)3531-6733

Associação de Guias e Condutores Locais (Asguitur)
asguitur@yahoo.com.br

Tel: (38) 3531-7284 / 3532-6698 

Outras atrações em:

Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas sobre Biribiri (4)Enviadas por quem já esteve lá

Se Quiser Nadar, Não Vá!

Usuário sem foto
Dica enviada por marina
Esteve lá a dois em Abril/2023 e achou Ruim
Cheguei na esperança de um belo almoço, depois refrescar no rio e cachoeira da Vila Biribiri, paguei R$10,00 por pessoa para entrar no entanto fiquei 30 minutos o tempo do almoço, pois depois fui informada pelo funcionário do restaurantes que as águas do rio são inapropriada para uso.
Ou seja, paguei para sentar ... aconselho que leve lanches e fiquem pela cachoeira do Sentilena, além de ser maravilhoso pode-se refrescar.
O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Passeio imperdível a uma vila fantasma...

Débora
Dica enviada por Débora
Esteve lá a dois em Abril/2013 e achou Excelente!
Vila de Biribiri (que em tupi-guarani significa buraco). Uma estradinha de terra leva até a bucólica vila de ruas de terra, a 13 quilômetros de Diamantina. Erguido em fins do século 19, mostra um pedaço da história onde o tempo parece ter parado. Uma antiga fábrica de tecidos, surgida como alternativa de trabalho no século XIX. Naquela época sofria-se com o declínio das jazidas diamantíferas. A vila possui uma igrejinha, 32 casas, uma usina hidrelétrica, que funciona ainda e galpões. No auge a vila chegou a abrigar 600 funcionários.

Com a desativação do ramal ferroviário de Diamantina, quase cem anos depois de sua fundação, a fábrica fechou (por volta de 1972). Hoje a maioria das casinhas está vazia e apenas os vigilantes fazem a manutenção do lugar e lá residem, portanto, praticamente uma vila fantasma, mesmo assim gera motivos para uma visita ao local. Imperdível!
82 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lugar Lindo Cidade Carregada de Historias

Usuário sem foto
Dica enviada por Dayane Freire
Esteve lá com amigos em Janeiro/2012 e achou Excelente!
sem duvida um cidade fantasma e realmente da medo de dormir la ...mais nao se preocupe eu ja dormi la por diversas vezes e nunca aconteceu nada (rsrsrsrs) pois trabalhei no restaurante do Raimundo sem braco, lugar tem cheio de historia!!!e parece q parou no tempo... e isso deixa la mais interessante, sem contar o pomar o rio e as cachoeiras proximas ...vale a pena ir e alugar uma casinha p passar a noite.
30 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Visual bonito

Usuário sem foto
Dica enviada por Jcarlos
Esteve lá com a família em Outubro/2009 e achou Muito bom
Um bom local para passar o dia. Tem um pequeno restaurante/lancheria, que é bom um rio para se divertir tomando banho ou passeando. Lá eles alugam as casas para ficar temporadas. Interessante.
47 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

> Veja dicas de viajantes sobre outros locais em Diamantina

Descubra mais atrações e informações de Diamantina