A cidade é famosa por ser a sede do engenho mais antigo em funcionamento no Brasil - o Engenho Boa Vista, inaugurado no século 18 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A cachaça produzida ali, a "Cachaça Século XVIII", segue os mesmos moldes de 300 anos atrás e é famosa pela qualidade.

Engenho Boa Vista, inaugurado no século 18, é o mais antigo em funcionamento no Brasil

A visita é obrigatória, uma vez que o alambique fica a menos de um quilômetro da praça principal. Uma degustação também deve fazer parte do programa, incluindo aguardentes envelhecidas em diversos períodos e também a branquinha que acabou de ser destilada.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Construção em pedra se destaca na paisagem -
Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Construção em pedra se destaca na paisagem - Foto: Lindaura Magalhães - Divulgação
Outro cartão-postal de Coronel Xavier Chaves é a igreja de Nossa Senhora do Rosário, toda em pedra e que chama a atenção pela originalidade e beleza rústica. 

Estique o passeio até a Trilha do Carteiro, na Serra de São José. O caminho aberto por escravos atravessa a parte mais baixa do maciço, a 1.200 metros e altitude. Ao longo do percurso, calçamentos e pontes em pedra enfeitam o cenário, assim como as diversas nascentes que garantem água fresca para os aventureiros.

Mais informações sobre Coronel Xavier Chaves

DDD 32

Distâncias
São João del Rei: 14 km - acesso pela BR-383
Tiradentes: 25 km - acesso pela BR-383
Belo Horizonte: 179 km - acesso pela BR-040 e BR-383

Engenho Boa Vista
Tel: 3357-1238
http://www.cachacaseculoxviii.com.br/

http://www.coronelxavierchaves.mg.gov.br