Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

24 de Novembro de 2016

48 horas em Pipa (RN)

Por Meri Sandi

Show de acrobacias durante passeios de barco na Baía dos Golfinhos! Show de acrobacias durante passeios de barco na Baía dos Golfinhos! (foto: Eduardo)
Para os amantes da natureza que não abrem mão de uma badalação, Pipa é o lugar ideal.

Apesar de ser um destino muito procurado do litoral do Nordeste, Pipa ainda possui a natureza preservada, com praias para todos os gostos (águas calmas e mornas ou praias para surf), lagoa, falésias, mirantes naturais e dunas.  

A 80 km de Natal e considerada uma das 10 praias mais belas do Brasil, está localizada em um Santuário Ecológico e é um lugar de encontro de golfinhos e tartarugas marinhas.

Pipa ficou famosa depois de se tornar “point” de surfistas e é muito frequentada por pessoas de diversos os lugares do mundo. 

Como o sol reina praticamente o ano inteiro na região, tente fugir da agitação do verão para sentir toda a energia que esse paraíso tem a oferecer.

Sexta-feira
Tarde
Comece a desacelerar e a entrar no clima nordestino. Na pousada, consulte a tábua de marés, isso é um ponto muito importante em Pipa e que, ao meu ver, nos deixa ainda mais conectados com a natureza. 

A primeira praia que todos conhecem é a praia do Centro, mas na minha opinião, o passeio ideal é conhecer primeiro a praia do Amor - você consegue chegar a pé e o acesso é no final da rua principal. Chegar por cima da praia e ter um visual deslumbrante vai fazer você se encantar por Pipa. Respire fundo, aprecie a vista, tire fotos e desça para a praia pela escadaria. 

De mar muito agitado, perfeito para o surf, é a praia da galera jovem e descolada. No canto esquerdo tem barracas e espreguiçadeiras para uma boa relaxada. Para quem gosta de ler, a praia do Amor ainda possui uma biblioteca gratuita pé na areia.

Se você tiver sorte e a maré estiver baixa, vá caminhando até a praia do Centro, que durante maré baixa ganha deliciosas piscinas naturais. Para finalizar o dia, nada melhor do que um pós praia no Pipa Beach Club (ótimo astral, música boa, cerveja gelada, vários drinks e petiscos gostosos e uma bela paisagem). 

Caso a maré esteja alta, volte pelas escadarias e chegue no Pipa Beach pela rua mesmo. 

Noite
O entardecer em Pipa traz um movimento diferente para a rua principal, a Avenida Baía dos Golfinhos (durante o dia pouquíssimas lojas e restaurantes funcionam). E é no final do dia, comecinho da noite, que essa rua super charmosa, começa a acender com suas lojinhas alegres e transadas onde encontramos desde artesanato local até as mais sofisticadas marcas. 

Vendedores de pamonhas e cocadas passeiam pela rua junto com os turistas de variados lugares do mundo. É nessa rua que você vai encontrar restaurantes e bares para todos os paladares e gostos. Eu indico a Pizzaria e Batataria Curva do Vento, fica na rua principal. É tudo uma delícia e a casa é tradicional da região.

Sábado
Manhã e tarde
Consulte a tábua de marés, torça para estar baixa! Se sim, vá caminhando da praia do Centro para lado oposto à praia do Amor, em direção a Baía dos Golfinhos. Essa é a praia mais incrível, que nos conecta ainda mais com a natureza. Primeiro porque só conseguimos chegar nela se a maré estiver baixa, não há outra forma. E segundo porque recebemos a visita de golfinhos, o que a torna ainda mais encantadora. A Baía é cercada por falésias, águas calmas e poucas barracas. Curta esse momento único e depois, ainda na maré baixa, caminhe até o final da praia, para conhecer e finalizar o dia na praia do Madeiro.  

Se pela manhã a maré estiver alta, faça ao contrário. Vá de carro ou van para a Praia do Madeiro. Espere a maré baixar e vá caminhando para a Baía dos Golfinhos.

Noite
Todos os caminhos levam, novamente, para o centrinho. Para o jantar, a dica é o Árabe da Pipa, que fica na Rua de Céu, uma das transversais da rua principal. Depois, dê uma caminhada, faça comprinhas, tome um drink e divirta-se! 

Domingo
Manhã e tarde
Vá direto para a praia de Tibau do Sul e passe o dia por lá.  É uma praia com água calma onde acontece o encontro do mar com a Lagoa Guaraíras, que forma uma enorme piscina natural, ótima para passeios de caiaque. 

Dá para passar o dia e almoçar por lá mesmo, pois nas barracas de praia encontramos ótimas opção de frutos do mar e culinária regional. Só que o melhor do dia ainda está por vir: caminhe até a Lagoa para ver o mais incrível pôr do sol da região. Procure pela Creperia Marinas, fica em um deck sobre as águas da Lagoa. O acesso é pelo hotel Marinas. Música da melhor qualidade e um cardápio de crepes deliciosos e variados. Não tem como não se encantar com esse pôr do sol mágico, perfeito para fechar a viagem em grande estilo!

Fotos
Arte & Cia - Praia do Amor e Baia dos Golfinhos
Eduardo Barboza - Golfinho
Kellen Suamy  - Pôr do sol Lagoa Guaraíras

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Pipa e Tibau do Sul

Meri Sandi

Carioca e pós-graduada em Marketing. Depois de uma temporada na Praia da Pipa, decidiu sair do Rio para administrar uma pousada na Costa Verde fluminense, onde morou por quatro anos. De volta à Cidade Maravilhosa, continua adorando viajar e, sempre que pode, dá uma fugida da correria para estar mais próxima da natureza