Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

04 de Outubro de 2016

Na casa de Vinícius de Moraes

Centro de memória ocupa restaurante no antigo lar do poeta, em Salvador

Violão e fotos do casal enfeitam as paredes Violão e fotos do casal enfeitam as paredes (foto: Tatiana Azeviche)
Misto de restaurante e centro de memória, a Casa Di Vina ocupa a antiga residência do poeta Vinícius de Moraes e da ex-esposa Gessy Gesse, em Itapuã. Erguido nos anos 70, o belo projeto leva a assinatura dos arquitetos baianos Jamison Pedra e Sílvio Robatto. 

O restaurante, que abriu as portas em 2015, manteve a estrutura original da morada e ganhou ainda mais charme com os objetos pessoais cedidos por Gessy. A sala de estar do casal, por exemplo, é decorada com o violão e a máquina de escrever do compositor, onde repousa a letra original de “Tarde em Itapuã”. Na parede que dá acesso ao restaurante, fotos e objetos que revelam o interesse de Vinícius pelo candomblé

A suíte principal também guarda lembranças do poeta, como a banheira com as louças da época, estrategicamente voltada para o mar de Itapuã, e o banheiro de azulejos pintados pelo artista Udo Knoff, em 1975. Udo também é o responsável pela piscina da casa, em formato de ameba, piso de mosaico e pedra portuguesa. O nome do restaurante foi inspirado no apelido que Vinícius ganhou dos amigos “Vina” – logo, “Casa de Vina”. 

Para acompanhar a bela história da residência, a cozinha capricha nos sabores, aromas e lembranças – algumas receitas levam a assinatura da própria Gessy e faziam parte do cardápio do casal, entre eles, “Frango a Gesse e Vina” e o drink “Tarde em Itapuã”. Comandado pelo chef italiano Stefano Bof e pela chef baiana Maria das Graças dos Santos, o restaurante desenvolveu receitas próprias inspiradas na culinária mediterrânea, sempre incrementadas com os peixes e frutos do mar do litoral baiano. 

O memorial é aberto ao público diariamente, a partir das 12h. Depois da visita ou antes do almoço, fica a dica: escolha uma mesinha no bonito jardim e vá de “Tarde em Itapuã”, drink preferido do casal, à base de sorvete de coco verde e vodca. Pura poesia! 

Fotos
Tatiana Azeviche - Bahiatursa

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Salvador