Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

11 de Maio de 2017

48 horas em Calhetas & Carneiros (PE)

Por Juliana Zorzato

48 horas em Calhetas & Carneiros (PE)
Que o Nordeste é cheio de praias maravilhosas todo mundo sabe, mas a boa notícia é que existem pequenos paraísos que podem ser visitados junto aos já tradicionais destinos. Se você tem 48 horas para se divertir, Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho; e Carneiros, em Tamandaré, podem ser ótimas escolhas nos arredores de Recife. 

Sábado
Manhã
Localizada a uma hora e meia de Recife, dá para chegar e percorrer as ruas estreitinhas, com lojinhas de artesanatos e até uma casa de pau a pique (tem que deixar o carro e seguir a pé), que te levam até o famoso bar do Artur. Ele fica no topo, de frente para o mar, e ostenta como decoração das paredes, fotos dos visitantes ilustres. 

De dentro do bar se tem uma vista geral da praia e você consegue ter uma ideia do porquê Calhetas se tornou parada obrigatória para quem visita a região. É lindíssima. 

Com seus 150 metros de areia, a praia é pequena, rodeada de coqueiros e já dentro d´água você acaba se acostumando a dividir espaço com barcos e pescadores.  A água é morna, boa pro banho; e transparente, boa para quem é curioso pelo que se passa debaixo d´água fazendo mergulho. Se já pratica, o dia pode ser bem divertido. Se a sua praia for mais um céu, tem tirolesa pertinho da praia. 

Tarde
Recomendo para o almoço o bar O Guaiamum. Logo na entrada, no salão principal, há viveiro de guaiamuns pra você escolher qual vai comer. A comida é boa, bem servida e por preços razoáveis, um ótimo custo-benefício. 

Os bares ao redor também ficam cheios, principalmente de quem gosta de bater um papo e tomar uma cerveja esperando o fim da tarde. Mas fique atento ao horário que o sol se põe, porque ele chega rápido e, sem perceber, você estará no meio da escuridão. 

Noite
É tudo bem rústico. Para quem quiser passar a noite, há pousadas que ficam bem perto da praia, mas só faça essa escolha se não quiser agitação, caso contrário, uma opção é voltar para Recife e pensar no destino do outro dia.   

Domingo
Manhã
Para as próximas 24 horas, o destino é a praia dos Carneiros. O acesso de carro é meio estranho, parece que não chega nunca! A cidade é Tamandaré e existem algumas praias divididas, uma na sequência da outra. 

São pequenos trechos - entre eles, Carneiros - que você pode escolher para entrar. Vale lembrar aqui que é uma área fechada, então, é preciso pagar estacionamento para entrar. Os bares são bem grandes e os funcionários gentis, ótima estratégia para justificar os preços salgados dos cardápios. 

Da estrada não é possível ter uma visão da praia, então, quando finalmente se chega na areia, descobre-se que é merecida a fama de Carneiros como uma das belas praias do Brasil.  

Para aproveitar a manhã, basta deitar na areia de frente para o mar e curtir o visual, que eu garanto, não enjoa. Também é possível fazer uma caminhada até à igrejinha de São Benedito - quem costuma pesquisar lugares para visitar antes de viajar, certamente já viu fotos dela quando digita “Praia de Carneiros” na internet. Mas vale muito ver ao vivo, porque ela tem o charme de contrastar com o mar. 

Mas existe uma outra atividade bem interessante, que é pegar um catamarã e conhecer mais coisas no mar. Em dias de semana, não é necessário reservar com antecedência, o passeio é vendido ali mesmo, na hora. O tour inclui uma breve parada no mangue onde é possível descer e encontrar vários caranguejos correndo para se esconder no meio da vegetação. Tem também o famoso banho de argila que eu bem recomendo já que, segundo dizem, rejuvenesce. 

A embarcação também passa em frente á igrejinha e, por fim, te leva para um banco de areia onde é possível descer e mergulhar um pouco, mas somente se a maré estiver propícia. E é importante ficar atento porque ela sobe muito rápido. 

Tarde
O passeio cansa um pouco por causa do sol, por isso, assim que você volta para a areia, está liberado para relaxar, tomar uma bebida e aproveitar para almoçar. Para quem gosta de se bronzear, tem cadeiras por toda a praia e você pode ficar curtindo a paisagens até o fim da tarde, quando o sol desaparece no horizonte. 

Noite
À noite em Carneiros não tem muita coisa para fazer, mas se quiser passear, vá para Tamandaré. Lá você vai encontrar uma pizzaria, dar uma volta para ver os artesanatos na praça central e curtir esse restinho de noite já pensando em qual será o próximo destino. 

Fotos
Pedro Guilherme - Calhetas (Pôr do sol e Praia)
Juliana Zorzato - Carneiros (Mangue e Catamarã)
Fernanda Lisboa - Carneiros (Igreja de São Benedito)

Veja também: Descobrindo Tamandaré e Carneiros

Juliana Zorzato

Jornalista, mas quando viaja, pode ser o que quiser

Deixe o seu comentário: