Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

02 de Maio de 2017

48 horas em Pirenópolis (GO)

Por Jonas Caride

Cavaleiros mascarados animam os festejos Cavaleiros mascarados animam os festejos (foto: Nicolau El-Moor (Embratur))
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a cidade de Pirenópolis, ou “Piri” como é conhecida por muitos, destaca-se no cenário turístico da região central do país. A cidade, localizada a apenas duas horas de carro de Brasília, retrata em suas ruas e vielas boa parte da história e do folclore do Brasil, seja em seus casarios coloniais ou nas famosas Cavalhadas que ocorrem anualmente durante o festejo do Divino Espírito Santo.

Além da parte histórica, a cidade oferece, ainda, uma excelente gastronomia, boa infraestrutura turística e é cercada de belas cachoeiras. Em um roteiro de dois dias, vale a pena aproveitar cada segundo do que a cidade tem para oferecer e esquecer os problemas e a correria dos grandes centros urbanos.

Sexta à noite 
Grande parte dos que visitam o destino chega de Brasília, sejam moradores da Capital Federal ou turistas de outras regiões do país que aproveitam a grande oferta de voos e os preços atraentes nos finais de semana. Para melhor aproveitar a cidade é recomendável ir de carro. A estrada até Pirenópolis é asfaltada e tem boas condições.

Chegando a noite, a dica é seguir para a Rua do Rosário, a famosa Rua do Lazer. A região mais movimentada da cidade conta com restaurantes com mesas e cadeiras na calçada, iluminadas por velas e lampiões, e embalados por música ao vivo. É uma ótima oportunidade para observar o vai e vem de moradores e turistas e conhecer o trabalho de artesãos locais que expõem os seus trabalhos. 

Sábado 
Manhã
O segundo dia é reservado para conhecer as belezas naturais dos arredores. Minha sugestão é acordar cedo, tomar um café reforçado e partir para conhecer algumas das inúmeras cachoeirasda região. 

Seguindo pela estrada de terra dos Pirineus, a primeira parada é a cachoeira Santa Maria e Lázaro, há 11km do centro. A partir do estacionamento, as cachoeiras têm acesso por meio de uma trilha calçada de 1.300m. Vale a pena passar toda a manhã aproveitando o belo visual e se refrescando nas águas geladas. 

De volta ao carro e na mesma estrada, por volta de 6 km de distância, está a entrada para a cachoeira do Abade. Com uma enorme queda d’agua e ótimo local para banho, é parada obrigatória para quem curte natureza e quer relaxar em Pirenópolis. 

Tarde
O local tem boa infraestrutura, com restaurante para almoço, e oferece duas opções de acesso à cachoeira: um caminho curto e calçado ou uma trilha circular que permite ao visitante um maior contato com a vegetação do cerrado, passando por pequenos riachos e mirantes. No final do trajeto, o atrativo oferece a experiência de atravessar uma belíssima ponte suspensa, bem no estilo balança, mas não cai.

Chegado o fim de tarde, hora de pegar novamente a estrada de volta para o centro da cidade. Mas, antes recomendo dar uma esticada de 3Km até o Pico dos Pirineus, onde será possível contemplar um belíssimo pôr do sol com o visual de toda a região.

Noite
Já de volta à cidade, para o jantar recomendo ir até a Forneria Pirineus Café, localizada em frente à Praça do Coreto. A dica é degustar uma focaccia, especialidade da casa, acompanhada de um bom vinho.

Domingo
Manhã
No domingo pela manhã, aproveite para conhecer o Centro Histórico. Andar pelas suas ruas é uma verdadeira visita ao passado. O roteiro inclui a Igreja Matriz, localizada numa parte alta da cidade; a Igreja do Bonfim, que abriga o Museu de Arte Sacra; e ao Museu do Divino. Todo o trajeto é emoldurado por casas no estilo colonial que trazem um charme a mais para a tour. 

Aproveite a caminhada para escolher um restaurante para almoço e dê preferência à algum com comidas bem tradicionais da região, como o empadão goiano e o arroz de pequi, que são uma delícia.

Tarde
A 5km da cidade, a Fazenda Bonsucesso, que já foi área de garimpo e até hoje preserva parte do techo de uma estrada construída pelos escravos para o escoamento do ouro da região, é um excelente local para um último banho de cachoeira. A trilha, que se inicia pela área de pasto da fazenda e se estende mata à dentro, leva a seis belíssimas cachoeiras com águas cristalinas.

No final da tarde, antes de se despedir da cidade, minha sugestão é ir até a charmosa Rua Aurora para tomar um café no Pé di Café ou um sorvete no Valentine e caminhar até o final da rua para visitar a Igreja do Bonfim.

Após essas 48 horas em Pirenópolis, tenho certeza que a vontade de voltar será grande, devido ao clima de paz e tranquilidade, além da grande hospitalidade da região. Nesta nova oportunidade de retorno, aproveite para conhecer lugares diferentes, como a Fazenda Babilônia, a cachoeira do Rosário e a cachoeira dos Dragões, que fica dentro de um Mosteiro Budista.

Fotos
Nicolau El-Moor / Embratur (Cavalhada)
Silvio Quirino / Goiás Turismo (Parque dos Pirineus / Igreja do Rosário / Centro Histórico / Cachoeira Santa Maria e Lázaro)

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Pirenópolis

Jonas Caride

Engenheiro e um apaixonado por viagens. @jonascaride