Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

28 de Março de 2017

Museu da Fotografia Fortaleza (CE)

Inaugurado em março, espaço reúne um dos maiores acervos de fotos do Brasil

Mostras temporárias e permanentes são as atrações Mostras temporárias e permanentes são as atrações (foto: Celso Oliveira)
Além das belas praias, da boa mesa, do forró e do Dragão do Mar, Fortaleza tem mais um atrativo cultural e turístico: o Museu da Fotografia, instalado no bairro Varjota. O espaço reúne mais de 400 obras que abrangem dois séculos de história da fotografia nacional e estrangeira, clicadas pelos maiores expoentes da arte no Brasil e no mundo como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry, Cindy Sherman, Sebastião Salgado e Evandro Teixeira.

As imagens pertencem a um dos mais ricos acervos fotográficos do país, a Coleção Paula e Silvio Frota, com mais de duas mil fotos.

Um dos destaques da coleção é a icônica "Menina afegã", que tem apenas 25 originais espalhados pelo mundo. A garota foi capa da revista National Geographic em 1985, após ser registrada por McCurry. Ela perdeu os pais durante a invasão soviética ao Afeganistão.

O primeiro andar do prédio é ocupado por exposições temporárias. Nos outros dois andares, o visitante encontra exposições permanentes, sendo o último piso dedicado às imagens do Norte e Nordeste brasileiros. O espaço, de 2.500 metros quadrados, conta também com auditório para palestras e oficinas, livraria temática e café.

Museu da Fotografia Fortaleza fica na Rua Frederico Borges, 545 - Varjota. Visitação: de quarta a domingo, das 12h às 17h.

Fotos
Celso Oliveira
Steve McCurry / Divulgação (Menina Afegã) 


Descubra mais e planeje aqui suas férias em Fortaleza