Por Editoria Férias Brasil

Encravada no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, a chapada é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions, riachos e matas de cerrado. Para proteger tanta beleza - no caso, pelo menos uma parte - o governo criou no início dos anos 60 um parque nacional batizado de Tocantins. Hoje, renomeado como Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, abrange uma área de 65.515 hectares colorida por flores e árvores como orquídeas, ipês, aroeiras e buritis. A reserva é ainda refúgio de animais ameaçados de extinção como o veado campeiro, o cervo do Pantanal, a onça pintada e o lobo-guará, além de abrigar tamanduás, tatus, cobras e espécies variadas de aves, como araras e tucanos.

Na área do parque, que abrange parte do município de Alto Paraíso e dos distritos de São Jorge e Cavalcante, há apenas duas trilhas abertas para visitação. Elas levam a belíssimos saltos que chegam a 120 metros de altura; e também aos cânions do Rio Preto e da Carioca. Para fazer os trekkings, em especial o que leva aos saltos, é recomendável estar com a forma física em dia, levando em conta os trechos íngremes.  

A entrada principal da reserva fica na vila de São Jorge, a 38 quilômetros de Alto Paraíso. Acesso pela GO-327 (direção Colinas do Sul). Apenas 300 pessoas por dia têm acesso ao parque e é necessário o acompanhamento de guias credenciados. Para agendar visitas é recomendável fazer contato pelos telefones (62) 3455-1116  / 3446-1416.

Confira as principais atrações:

Saltos do rio Preto

#1 de 2 Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso de Goiás ( 2 fotos )

Os seis quilômetros de trilhas íngremes não são vencidos por qualquer um. Mas quem chega aos saltos do rio Preto aprecia as mais impressionantes quedas da chapada. O Salto 1, com 120 metros, abriga um belo mirante; enquanto o Salto 2 forma a maior piscina natural da região - com 300 metros de diâmetro,... leia mais

Chapada dos Veadeiros
Salto do Rio Preto - 120 m
Foto: Crispim Dias Baptista Neto

Cânions do rio Preto e da Carioca

#2 de 2 Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso de Goiás

A fácil caminhada de cerca de cinco quilômetros leva aos cânions do rio Preto, com 20 metros, e aos cânions da Carioca, duas enormes gargantas de dez metros de profundidade e que formam uma cachoeira de 20 metros de comprimento.   leia mais

Mais atrações e informações de Alto Paraíso de Goiás

Planeje sua ida