Um dos destinos de verão preferidos dos capixabas e mineiros, Guarapari está entre as cidades do litoral do Espírito Santo que melhor combina lazer com infraestrutura. A orla, com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes - caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta -, atrai famílias com crianças e idosos que curtem águas calmas e transparentes e areias monazíticas.

Moqueca capixaba: Delícia típica é preparada em panela de barro -
Moqueca capixaba: Delícia típica é preparada em panela de barro - Foto: Carlos Antolini
Já a turma jovem marca presença nas praias Enseada Azul e Meaípe - esta última mantém o astral de vila de pescadores e é o cenário ideal para o lançamento dos modismos de verão. Por lá ficam também os melhores restaurantes de frutos do mar da região, especializados na moqueca capixaba.

O prato preparado em panelas de barro, ao contrário da receita baiana, não leva leite de coco e azeite de dendê. Meaípe é famosa ainda pela noite agitada. Junto com a vizinha Nova Guarapari, concentra as mais concorridas boates e casas noturnas da cidade.

Praia de Meaípe é o point da turma jovem durante o dia dia e também à noite


Guarapari também reserva surpresas para os esportistas. Nas sossegadas praias do Sol, d'Ulé, Setibão e da Cerca há boas ondas o ano inteiro, assim como na movimenta praia do Morro.

Os mergulhadores, que encontram águas ainda mais cristalinas entre dezembro e maio, fazem a festa nos naufrágios, ilhas e recifes bem próximos da costa. São peixes e corais coloridos, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas espalhados por Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa.

Descobrindo Guarapari Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais